Vírus podem ser as baterias do futuro

Por , em 4.04.2009

Um vírus de computador não irá fazer com que seu computador funcione – no entanto, um vírus biológico pode ser usado como bateria. Com pequenas mudanças genéticas, eles seriam capazes de substituir o lítio, que forma a bateria de seu laptop e de seu celular.

Em estudos anteriores, os mesmos cientistas usaram vírus para construir o eletrodo negativo de uma bateria (o ânodo). No novo trabalho, eles conseguiram fazer um cátodo, o eletrodo positivo da bateria, com a mesma base. Quando forem unidos, os dois eletrodos devem, de acordo com as previsões, funcionar de forma mais eficiente do que as tradicionais baterias de lítio. Além disso, ao contrário das atuais, essas baterias não prejudicariam o meio-ambiente.

Apenas com manipulação genética, para tirar a informação ‘natural’ do vírus e inserir as funções desejadas, os cientistas foram capazes de criar esse protótipo de bateria.

“Como os vírus são organismos vivos, o único solvente que usamos foi a água. Não precisamos de alta temperatura e nem de alta pressão para construir as partes da bateria” explica a co-autora do estudo, Ângela Belcher, da Universidade de Massachussets.

“Além de ser um sistema biológico, já estamos fabricando as baterias em nanoescala, ou seja, a bateria seria realmente pequena” declara Belcher. “Sei que o conceito funciona. Mas agora preciso colocá-lo em prática”.

Resta saber se há chances de pegarmos gripe ao usar o computador. [Science News]

• nathalya e bella:

sera q no futuro os computadores vao ser mais legais ?
    ex:o teclado virtual e o de silicone eu quero um rsrsrs

Equipamento eletrônico com código genético me cheira a… Skynet!!!