Vírus podem tornar-se facilmente mortais

Publicado em 30.01.2012

Pesquisadores da Universidade Estadual de Michigan demonstraram como um novo vírus evolui, mostrando o quão fácil pode ser para doenças ganhar mutações perigosas.

Os cientistas mostraram pela primeira vez como o vírus “lambda” evoluiu, encontrando novas maneiras de atacar células do hospedeiro – uma inovação que levou o vírus a fazer quatro mutações. Esse vírus infecta bactérias, em particular a comum E. coli.

O vírus lambda não é perigoso para os seres humanos, mas a pesquisa demonstrou como os vírus evoluem, criando novas características complexas e potencialmente mortais.

Este estudo segue as recentes notícias de que cientistas nos Estados Unidos e na Holanda teriam produzido uma versão letal da gripe aviária. Mesmo que a gripe aviária tenha apenas cinco mutações e esteja longe de se tornar transmissível entre humanos, é altamente improvável que o vírus possa obter todas as mutações benéficas de uma vez. No entanto, ele pode evoluir sequencialmente, obtendo cada benefício isoladamente, se as condições forem favoráveis para isso.

Essa pesquisa também revelou que a adaptação na seleção natural tem um papel importante na evolução dos vírus. [ScienceDaily]

Autor: Stephanie D’Ornelas

É estudante de jornalismo, adora um café e um bom livro. Curte ciência, arte, culturas e escrever, mesmo que sejam poesias para guardar na gaveta.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

9 Comentários

  1. Eu li isso em um livro do Stefan Cunha, um médico infectologista de um hospital de SP, livro cuja publicação foi em 2011, e fala do mesmo fato, então… nada de novo, né? :/

    Thumb up 0
  2. Já pensou um The Walking Dead da vida real?
    Eu já fico pilhado por ser ficção!!!

    Thumb up 0
    • O mais fácil de acontece seria com príons parecidos com o da “vaca louca”, mas é MUITO improvável.

      Thumb up 0
  3. “… mostrando o quão fácil pode ser para doenças ganhar mutações perigosas.”

    Gente, corrige essa parte aí. ;)

    Thumb up 0
  4. Olá Jonathan,

    Esta é a minha opinião:

    Uma mutação não ocorre para favorecer ou não uma espécie. Ocorre involuntariamente, e pode acabar por desaparecer, com a morte do individuo ou pode permanecer. Se a mutação fizer com que o ser torne-se mais apto ao meio, ou seja, se o vírus criar uma nova proteína capaz de penetrar melhor por exemplo na E.coli, como o vírus vive à custa da bactéria então, estes indivíduos vão sobreviver. Agora, se a mutação for má para o vírus, como uma doença para ele, acaba por morrer. Por isso, pode sim ocorrer uma mutação boa para nós ou para a bactéria. Desde que o vírus ganhe com isso. A mutação prevalece no sentido de melhorar a vida do ser. No entanto, não é tão frequente, já que é difícil ocorrer uma mutação que crie uma simbiose com o “alimento” do vírus.
    Espero ter sido coerente e ter respondido à tua questão.

    Thumb up 2
    • Sim, obrigado.
      Também penso dessa forma, por isso deixei essa questão em aberto e perguntei, para ver se mais alguém pensava assim como eu.A primeira coisa que me veio, justamente foi a simbiose.Pensei no caso (sei que é ficção mas há 100 anos quem imaginava que o homem iria a Lua?) do filme Homem-Aranha e em alguns jogos de RPG, onde um vírus ou bactéria se alimentava do hospedeiro e em troca lhe dava super-força ou algum outro tipo de poder…como disse sei que isso pode ser muita ficção, mas quem disse que não podemos, imaginar, sonhar? Rs
      Abrass e obrigado

      Thumb up 0
  5. Alguém, saberia disser se pode ocorrer uma mutação em virus que seja benefica para o hospedeiro?Sempre vejo que os virus fazem mal e tals, agora poderia ter como ocorrer uma mutação ‘boa’ ?

    Thumb up 3
    • Aliás,
      Eu estou a estudar Biotecnologia Molecular, e posso te dizer que tocaste num assunto na vanguarda da ciência. Actualmente, já se estão a “fabricar”, bacteriófagos (vírus que atacam bactérias) que funcionem como fármacos. Recordo por exemplo que as vacinas utilizam vírus inactivos para estimular os mecanismos de defesa imunitária do organismo.
      É assustador o caminho que levámos, e sinceramente vai haver grandes problemas éticos.

      Thumb up 1
    • Nuss que interessante isso.Vi algum tempo atrás uma reportagem sobre isso.De fazerem vacinas mais eficazes a partir de virus ‘acordados’ ou simplesmente modificados…

      Thumb up 0

Envie um comentário

Leia o post anterior:
rice-bowl
O que aconteceria se você comesse apenas um tipo de alimento a vida inteira?

Uma jovem inglesa te...

Fechar