Voar te dá dor de cabeça?

Publicado em 7.05.2012

Ter dores de cabeça em aeroportos, principalmente nos brasileiros, já é de praxe. São as mudanças de portões nos obrigando a correr por todos os lados, filas quilométricas que nos impedem de andar, voos perdidos, entre outros incômodos.

Dentro do avião, a dor de cabeça já não é tão comum, e existe uma, em especial, que chamou a atenção de neurologistas italianos. Eles a nomearam de “dor de cabeça peculiar”, cuja peculiaridade é que tende a ocorrer principalmente nas aterrisagens, por não mais que 30 minutos.

Essa dor ocorre em apenas um lado da cabeça e afeta a região da testa, logo acima dos olhos. Depois de alguns minutos em terra firma, a dor se dissipa e some.

Mas cientistas ainda não sabem explicar exatamente porque isso acontece. Acredita-se que seja um desequilíbrio nas pressões da cabine e da cavidade óssea frontal, segundo Federico Mainardi, coordenador do estudo. “E vários fatores podem estar envolvidos, como o formato da cavidade, a velocidade da aeronave, a pressão interior da cabine e a altitude”, explica Mainardi.

Outros problemas dentro do avião

Viajar de avião pode parecer coisa pouca, mas envolve muitos riscos. A umidade do ar dentro da aeronave é de até 20%, quando o ideal indicado é de 40%, o que pode causar ressecamento das vias aéreas, desencadeando crises de doenças respiratórias.

Mais: a saturação de oxigênio nas hemoglobinas cai para 90% durante o voo. Portanto, a quantidade de oxigênio distribuída para o corpo se torna insuficiente e, não raro, fumantes, idosos e pessoas doentes podem não se sentir bem.

Outro problema é a baixa pressão atmosférica. Ela provoca uma expansão dos gases em até 30%. Assim, todas as cavidades ocas do corpo se expandem. Por isso, se tiver qualquer problema de saúde, procure um bom médico e averigue a possibilidade de viajar de avião. Aliás, aí reside o porquê de ter aquela sensação de ouvido entupido. Essa expansão pode causar até rompimento dos tímpanos. [MSNBC/MDSaúde/Foto]

Autor: Luan Galani

é jornalista. Entusiasta da Teoria-M, é um rato de biblioteca apaixonado pelo que a ciência pode nos proporcionar. Nas horas vagas, é um amante inveterado de música erudita, que pede perdão aos russos por ainda considerar Mozart a grande lenda.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

7 Comentários

  1. Boa tarde, 15/04/2014.

    Eu já tinha viajado antes e não tive nada. Viajei no começo desta semana de Presidente Prudente-SP até São Paulo-SP, mas quando o avião começou a perder altitude para pousar tive uma dor de cabeça insuportável bem acima da sobrancelha esquerda, pensei também que ia ter um AVC. Fiquei apavorado achando que não ia dar tempo do avião pousar. No aeroporto passei pelo posto de atendimento médico, e a pressão estava alta. Tive novamente no vôo seguinte.

    Thumb up 0
  2. Bom dia a todos.
    Viajo a 10 anos com frequência, e nunca senti essa dor, fiquei tão assustado que como diz o Frederico, pensei que ia ter um AVC, a única anormalidade do vôo, que ele foi muito rápido, do Santos Dumont para Vitória, fez em 44 min. Segundo o piloto. Espere não sentir essa dor novamente, porque não e nada normal..

    Thumb up 0
  3. Eu já tinha viajado de avião várias vezes e nunca havia tido problema nenhum. No começo deste ano viajei de SP pro Recife com conexão em Salvador. Até a aterrissagem em Salvador, tudo correu muito bem, mas qdo o avião começou a perder altitude para pousar no Recife tive uma dor de cabeça que beirava o insuportável. Bem acima da sobrancelha esquerda. Uma dor excruciante! Achei que fosse um AVC! O estranho é que só aconteceu dessa vez.

    Thumb up 5
  4. Sinto essa mesma dor quando o avião aterrisa. É uma dor muito grande, quase insuportável. Tinha ouvido falar que acometia pessoas com sinusite (O que é o meu caso).

    Thumb up 5
    • Eu tbm tenho!!

      Thumb up 1
  5. Acho que vai ter gente que depois dessa noticia não vai mais querer andar de avião com medo da sua cabeça explodir rsrs

    Thumb up 3
  6. Interessante! Eu tenho essa dor, e sempre tive medo.
    É um pouco acima da sobrancelha esquerda q ela afeta. Dói tanto q meu olho quase fecha de dor!
    Ela sempre começa qnd o avião perde altitude.

    Thumb up 9

Envie um comentário

Leia o post anterior:
sam
Samsung revela o novo smartphone Galaxy S3

O Galaxy S3, apresen...

Fechar