O universo em um clique

Você acha que é bom para perceber mudanças visuais?

ACOMPANHE NOSSOS ARTIGOS

Por em 24.06.2010 as 22:23

Share

Para começar: existe um conceito, chamado “cegueira de mudança”, que basicamente é o fenômeno onde aparentes ou evidentes mudanças em uma comparação de dois campos visuais não são notadas por quem observa. Para entender melhor, veja o vídeo: há duas imagens de uma estrada com carros passando, e uma sucede à outra no vídeo. Elas ficam aparecendo em revezamento como flashes; sua missão é descobrir a diferença entre as duas figuras.

Conseguiu? Bem, esse mesmo teste foi aplicado pela Universidade Queen Mary, em Londres, para fazer um estudo sobre a “cegueira de mudança”. No experimento, os voluntários tiveram que fazer exatamente o mesmo que você: observar a versão pré-mudança e a versão pós-mudança de cena, e simplesmente pressionar o botão e dizendo exatamente quando vislumbram a mudança.

Um dos pesquisadores se submeteu ao teste. Na primeira imagem, ele acertou facilmente: mostrava uma borboleta com duas faixas na asa e na outra com apenas uma. Identificando essa diferença rapidamente, ele passou para a próxima. Dessa vez, mostrava um iceberg com cinco pinguins em cima, e na outra, faltava um grande pedaço do iceberg. Ele tentou, tentou, e não achou a diferença sozinho! Só conseguiu quando recebeu a dica para onde olhar.

É claro que as mudanças na figura são feitas por humanos, que julgam o que é significativo de observação do ponto de vista deles, o que não quer dizer que todas as pessoas tenham a mesma percepção. E justamente isso torna mais interessante o estudo da Universidade Queen Mary: saber como funciona o cérebro de quem escolhe o que mudar na imagem e daquele que tenta identificar.

Por isso, eles desenvolveram um algoritmo, programado para computador, que dá à máquina o direito de escolher o que mudar na imagem. É o que se chama Inteligência Artificial. O algoritmo basicamente funciona para confundir que vê a imagem, ao explorar a falta de contraste; o ser humano enxerga mais facilmente a mudança do muito escuro para o muito claro. Apesar disso, temos mais facilidade para detectar quando um objeto é removido do que quando sua cor muda.

As imagens devem evitar oferecer algo que atraia o olhar humano logo no primeiro momento, mas que pareça óbvio quando o espectador desista de descobrir e veja a solução. E cada cérebro tem sua particularidade para descobrir algumas mudanças com facilidade e outras menos. Por isso, se você às vezes não nota um corte de cabelo ou uma roupa nova de um colega, não se desespere; seu cérebro não estava apto para perceber a mudança.

Por fim, vamos colocar em prática essas aptidões da nossa mente. Temos mais dois testes para você. Tente identificar o que muda nessas duas imagens das ruas de Londres, e nessas duas neste mercado, em seguida. Descobriu? [BBC News]

19 comentários

  1. mary lane /

    nao entendi o video

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 0
  2. Diego Maradona /

    o que a vaidade de um ser humano nos levar a ver.

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 0
  3. Jess /

    http://news.bbc.co.uk/2/hi/science_and_environment/10284925.stm

    aqui está o vídeo minha gente, nem sou um gênio e encontrei hein?!

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 1
  4. Malhador /

    Essa foto é uma montagem com uma foto do Silvio Santos. Já foi discutido isso em foruns de fisioculturismo. E pra provar colocaram fotos atuais dele.
    http://forum.portaldovt.com.br/forum/lofiversion/index.php/t57329.html

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 0
  5. Cauê /

    aparentemente essa foto é uma montagem.

    mesmo que a BBC News tenha usado ela, existe muita gente que diz que isso é fotoshop (não sei se é verdade)

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 0
  6. naara /

    Bom, concordo com a Vania não há nada demais na foto, além da realidade de que um dia envelheceremos e isso é fato.

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 0
  7. Achei só no ultimo ^^”

    Cliquem na fonte.. BBC News

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 0
  8. Bruno Juncklaus (bruno_tankian@hotmail.com) /

    aah achei!! :)
    é que foi ctrl + c/ctrl + v da fonte :)

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 0
  9. Bruno Juncklaus (bruno_tankian@hotmail.com) /

    que vídeo?

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 0
  10. vielmond /

    No que me diz respeito, noto, em particular, pequenas mudanças de comportamento…………….o que me foi bastante útil até agora.

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 0
  11. PJ /

    Acho que sofro dessa “Cegueira de Mudança”… ainda não achei o video!!!

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 0
  12. JUMENTO /

    Eita…!!!

    Cadê o video…???

    Tive de entrar na fonte da noticia (BBC News) para poder ve-lo.

    Ainda bem que pelo menos as fontes são citadas.

    Ufa.

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 0
  13. Flávio Cunha /

    Que vídeo?

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 1
  14. Fernando Sávio /

    Aeee webmaster…
    Edita o post e coloca o vídeo !!

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 0
  15. Douglas Miranda /

    Os últimos dois comentários leram meus pensamentos.

    CADÊ AS IMAGENS E O VÍDEO?!!

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 0
  16. Roni /

    Não vi imagem nenhuma, nem vídeo nenhum, será que podiam colocar os exemplos citados? Tá meio fustrante esse artigo.

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 0
  17. Vraptor /

    “Voce acha que e bom para perceber mudancas visuais?”

    Nosso amigo Rafael Alves foi muito infeliz com suas fotos.
    Vem cá, utilizar 2 fotos com uma diferença de pelo melos 40 anos.
    Precisa ser bom ou ruim para ver essa diferença ?
    Fico com o comentário da Vania.
    Abraços.

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 0
  18. Z3hr0_c00l /

    do mercado foi facil, agora a outra eu nem me toquei e olhei muito naquela direção.

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 0
  19. vania /

    Naõ vejo nada ai além do meu idolo maravilhoso que sempre foi e é perfeito em tudo que faz, velho ou novo sempre será meu grande idolo

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 0

Comente

Para evitar que seu comentário seja excluído pela moderação veja aqui as regras na íntegra para comentários antes de escrever (este link abre nova janela). Segue abaixo uma síntese:

  1. Respeito é o principal: aos outros comentaristas, ao site e redator.
  2. Comente sobre o tema do artigo, não fuja do assunto a não ser que esteja replicando outro comentário.
  3. Caso queira replicar um comentário utilize o botão "Responder".
  4. Para mostrar que gostou do artigo, ao invés de comentar apenas "Gostei", "Legal", etc. divulgue o artigo na sua rede social favorita :D
  5. Comentários que serão certamente removidos: Ataques pessoais, linguagem chula, todas as letras em maiúsculas, redação ilegível, cópias de textos de outras fontes e apologias a crime.
  6. O uso de bom-humor é sempre bem-vindo.
  7. Comentários de natureza criacionista que neguem a Teoria da Evolução das Espécies, a real idade da Terra ou do Universo e afins serão sumariamente removidos (juntamente com suas réplicas) por criarem discussões cíclicas inúteis.
  8. Para denunciar abusos nos comentários entre em contato. Não adianta reclamar aqui sobre abusos, pois nem sempre estamos moderando estas mensagens.

Dica: Para colocar sua foto nos seus comentários visite Gravatar.com.