Você acha que tem o “Gene do Guerreiro”?

Por , em 23.01.2009

Parece que um “Gene do Guerreiro” pode gerar respostas agressivas contra provocações. É o que afirma o estudo co-liderado por Rose McDermott, professora de ciência política da Universidade de Brown, no Reuni Unido.

No experimento, o primeiro a examinar a medida de um comportamento de vingança perante a uma provocação, pessoas tiveram a oportunidade de causar dor física em outras que foram acusadas de roubarem dinheiro das primeiras. A dor física seria causada por meio de oferecimento de molhos picantes muito fortes.

A ‘monoamina oxidase A’ é uma enzima que decompõe importantes neurotransmissores no cérebro, como dopamina, noraepinefrina e serotomina. A enzima é regulada pelo gene da monoamina oxidase A (MAOA). Os humanos têm diferentes tipos de genes que resultam em diferentes níveis de enzima. As pessoas que possuem altos níveis do gene MAOA (MAOA-H), produzem mais enzimas, já aqueles que possuem menores níveis do gene (MAOA-L), produzem menos enzimas.

A maioria dos estudos até agora têm mostrado uma correlação entre baixos níveis do gene e a agressividade. Apenas um terço das populações ocidentais possui baixos níveis do MAOA. E dois terços das populações que mais guerrearam, historicamente, possuem níveis mais baixos do gene. Isso constitui uma controvérsia para o apelido dado ao gene de “gene do guerreiro”.

O objetivo do estudo foi determinar porque, exatamente, pessoas com baixos níveis de MAOA apresentam comportamento mais agressivo. Os estudos demonstraram que o ambiente influencia muito mais o comportamento do que o gene. O baixo nível de MAOA pode ter evitado que certas pessoas respondessem de forma agressiva a pequenas provocações, mas quando se trata de provocações de “grande porte”, quase todas as pessoas reagem da mesma maneira.

Mesmo parecendo que o papai e a mamãe tenham feito mais estrago que o gene em nossa forma de reagir, responda aqui se você acha que possui o Gene do Guerreiro? [Science Saily]

• Pedro Ferreira:

talvez eu tenha, talvez não. Só sei que sou do tipo que quebra tudo que achar pela frente quanto enraivecido o suficiente. quando eu fico com raiva não sinto medo, não sinto dor, não penso só destruo.

• Rildo Monteiro Da Silva:

Quebre o controverso analisando o gene que torna as pessoas influenciáveis à problemas que não são seus.

• David Soares:

Sob stress ou ameaça ao contrário que muito falastrão diz, só existem duas ações: LUTAR ou FUGIR. Portadores de MAOA 2R nunca fogem SÓ ISSO!

Quem tem menos deste gene é que é mais agressivo. E acho que não é bem assim, “nunca fogem”.

• Matheus Frauches Vital Couzzi:

quando eu perco a paciencia parece que não vejo mais nada e minha vontade e de matar a pessoa e se nao faço fico fantasiando aquilo…

• Matheus Frauches Vital Couzzi:

sempre sou calmo e tranquilo , mas , parece que carrego um leão dentro de min . quando perco a paciencia parece que perco a consciencia

• Thiago Estevam de Oliveira:

Muito bacana, espero que alguns advogados não utilizem essa tese para justificar aligumas mentes doentias por ae.

• Washington Estela:

Sim eu possuo o gene guerreiro, confirmado cientificamente.

• Deb:

Eu acho que eu tenho esse gene. Isso ou eu sou só muito reativa.
    Às vezes, pra descontar a raiva eu dou uma de compactador de lixo. Costumo amassar, quebrar ou rasgar as coisas quando vou jogar fora. Ou simplesmente destruo alguma coisa que está me atrapalhando. Se ela for inútil, claro. Agredir objetos inanimados é a melhor terapia pra raiva que eu conheço.
    Tem muita coisa que as pessoas fazem que eu olho e penso “Só matando um/a idiota desses/as!” ou (a gauchíssima) “Isso é falta de laço!”.
    O que quer que eu esteja fazendo que dá errado, eu xingo as coisas e a mim mesma como se tivesse sido ofendida.
    Com certeza a família influencia e contribui muito com o comportamento agressivo. Na minha família é todo mundo muito irônico e sarcástico. Deboche na ponta da língua. Era difícil ter uma conversa séria sem uma piadinha pra quebrar a tensão do momento. Aliás, se tem uma coisa que me “põe nas tintas” (como dizem nossos patrícios) é deboche. Não raro eu respondo a isso com agressão física, sem dizer uma palavra. E quando respondo verbalmente… era melhor ter dado só um tapa. Mas, na maioria das vezes só mando “o olhar” (vide o filme: Querem Acabar Comigo). Essa coisa do tapa eu fazia mais na infância e exclusivamente os guris é que apanhavam de mim. Até o meu pai já levou uns tapas de mim, mas porque a nossa relação era assim “paizão e filhão” de brincar de lutinha e tal (sei que meu nick não deixa bem claro, mas eu sou mulher). Eu nunca soube como responder às provocações das gurias e das mulheres. Meu pai me ensinou uma verdadeira cartilha da auto-defesa “Se te derem um tapa, tu dá dois. Se te derem dois tapas, tu fecha a mão e dá no meio.” e me aconselhou isso quando eu entrei pra 5ª série, porque (palvras dele) quietinha e estudiosa como sempre fui, os guris com certeza iam se prevalecer disso pra me incomodar. Desde muito pequena que meu pai me aconselhava a me defender sozinha. Dos guris, não das gurias. Não por isso eu odeio os homens, pelo contrário: eu odeio as mulheres. Quando criança, eu achava que era melhor ser homem. Ao menos na minha família e no meio social em que cresci, as mulheres são em sua maioria insatisfatórias como bons exemplos pra mim.

• Drika Freitas:

Creio q tenho este gene, pq qualquer coisa me irrita e nao consigo controlar minha raiva, principalmente quando sou alvo de brincadeiras pateticas e sem graça. Mais eu nao desconto toda a minha raiva nas pessoas pq sei q poderia machuca-la pq quando estou com muita raiva fico com uma força fora do normal que nem eu mesmo consigo explicar e com isso ou eu gurdo pra mim mesma ou desconto tudo em um objeto, qualquer objeto pra mim serve pq quando estou com essa raiva eu acabo nao sentindo muita dor, mais mesmo assim me preocupo caso eu me machuque gravimente, minhas almofadas sofrem muito com isso, mais de vez em quando acaba sobrando para as pessoas.

• Biana Dantas:

Guerreiros todos que vivem aqui como professores são!!!

• Mika Farias:

Aquele que tem o gene guerreiro realmente, nao sabe que tem, mas imagino que como guerreiros, a base eh objetivo planejamento, estrategia e execução, para tudo, inclusive e principalmente em momentos de reflexos, saber agir da forma mais sensata de acordo com a situação. Aí me pergunto: – Será que eu tenho o gene guerreiro? sinceramente, não sei!!

• Jean Marinuchi:

KKKK acho mt engraçada as pessoas dizendo que tem o gene guerreiro kkkk basicamente todo mundo diz que tem esse gene mais nem metade das pessoas que falaram tem realmente recomendo que assistao o estudo da NatGeo sobre gene guerreiro bando de boçais FDP.

• Rafael Gomes:

É engraçado como todos os comentários versam sobre pessoas que acham que tem o gene, porque respondem muito mal a certas provocações… Como se isto os desculpasse por não saberem controlar sua raiva perante as frustrações da vida. O próprio estudo realizado concluiu que o ambiente é muito mais influente no modo como controlamos nossas emoções do que o gene maoa, mas as pessoas insistem em se esconderem atrás da famosa frase: “a carne é fraca”. Pessoal, a carne não é fraca nem forte, somos nós, como seres humanos civilizados e conscientes que determinamos como iremos reagir perante os desafios da vida, e essa capacidade maior de autocontrole só pode ser conquistada através de um conselho secular difundido por Sócrates: “conhece-te a ti mesmo.

• Deb:

A civilização é uma convenção. O ser humano é só mais um animal sobre a face da terra. Reflete mais um pouco sobre essa frase do Sócrates. Tem mais coisa aí do que supõe tua limitada visão do ser humano.

• George:

Eu acredito que possuo tao ” gene guerreiro”, pois analisando minha vida da infância até a fase adulta, é nítido (para quem me conhece)ver que tenho uma extrema propensão à violência. Hoje controlo mais meu “ataques de violência”, usando métodos de controle emocional e pelo treinamento em artes-marciais. A paternidade também me ajudou muito com isso, tendo que respirar fundo antes de explodir em agressividade diante de certas situações que tiram o centro de controle emocional de qualquer um. Alem é claro de ter uma enorme satisfação em expressar essa agressividade. Por esses e outro acredito ter tao gene. Há família de descendência europeia, mais especificamente espanhola.

• Bruna:

Eu acredito que sim, pois eu nasci agressiva, minha mãe mesma disse que a qualquer incomodo eu ficava muito irada, ela disse que quando recem nascida eu não chorava eu berrava até cansar e por horas, ela disse que muitas vezes ficou desesperada comigo rsrsrs, aprendi a andar rápido mas a falar demorou até os 7 anos, eu batia, mordia e gritava, era desafiadora, desobediente, irritadiça, mal-humorada, briguenta ( ainda sou, mas hoje já tenho muito mais controle do meu temperamento ).

• António Francisco Da Franca Ribeiro:

O meu haplogrupo é o I1A;esta varonia é a de um povo guerreiro: os viquingues. A minha família é muito consanguínea, de tal modo que descendo por 15 linhas da família RIBEIRO. Sofri maltratos na infância. Tenho pouca resistência a um melindre ou ofensa, a que posso responder com muita agressividade, inclusivé mordendo.Tenho acessos de raiva que controlo com dificuldade. Faço psicoterapia há décadas.Suponho que é por isso que ainda não conheci uma cadeia.

• evandro:

De vez em quando surge aquela vontade de bater em alguem até a pessoa ficar em estado grave, mas acaba ficando só na vontade. Bom, se a pessoa me provocar é briga na certa! Mas sempre vem alguem e separa. Acredito que se eu comprar um saco de pancadas, vou poder me controlar muito mais.

• rosana schiff:

creio que possuo este gene

• Jahared:

Eu acho que posso ter o Gene MOA-A, eu gostaria de me testar como posso fazer isso sem que ninguém dza minha família ou parentes saibam?

• zana:

eu sou descedente de turcos, meu avo era turco, o pai do meu filho menor, e bem violento, em contra partida eu possuo este gene, estou certa disso,temo pelo meu filho pequeno, não sei a quem procurar pra me dar orientação, ele se torna violento quando confrontado, diz coisas como vou te matar,e luta como guerreiro, me da medo as vezes, existe uma forma de estudar isso?.grata

• zana:

acho que sim e meu filho tambem e acho que o pai tambem,preciso de ajuda, para onde devo me dirigir.

• » Blog Archive » Samsara?:

[…] um carma que geraria um psicopata na próxima existência, escolheria um feto portador do “gene-guerreiro” e que desenvolveria inatividade do córtex órbito-frontal e cujos pais seriam propensos à […]

• JEFFERSON:

Creio que sim, pois suporto grande parte de ofensas, mas as vezes conforme o que é dito ou o gênero da agressão me torno instantaneamente violento e com força descomunal, sem explicações até mesmo para mim.

• gustavao:

agressividade e violencia so assustam aos frescos tipo esses caras aí q nao honram as calcas e deviam usar saia.

• Bruno (curitiba):

Tenho, pricipalmente por ser descendente de Árabes.
    Mas, com o tempo e com muita dedicação e reflexão consegui controlar, lhes digo que hoje graças a esse controle, minha vida é mais feliz. É bom saber sobre isso, pois tenho um espirito justiceiro, e me dará ainda mais força caso e somente se muito necessário!

• Alexandre Alencar:

Acho que isso é um “atestado de desculpas prévio”…. qualquer um que seja diagnosticado como tendo baixo niveis ou o gene do guerreiro, pode utilizar isso até em um tribunal: ” Não tive culpa de enfiar a faca 43 vezes nele!!! é que sou doente”….

A sociedade em sí e, como disseram, o papai e a mamãe, com certeza contribuem muito mais para um desequilíbrio agressivo.

Eu costumo dizer que as pessoas muito agressivas tem síndrome da “falta de surra”… pode ver, muitos ao serem ofendidos, xingados ou até sofrerem uma brincadeira, sempre dizem: “nem meu pai faz isso comigo”, e logo partem para a agressão, reação que pode ser violência ou até arquitetar um calma vingança … ou seja, se o pai tivesse dado umas boas palmadas, seus filhos pensariam duas vezes antes de “perder as estribeiras”…..

• Deb:

Faz sentido cara. Permissividade é o maior erro que muitos pais cometem.

• wilson:

públicos grosseiros e arrogantes,policial corrupto,político ladrão(neste caso não tem conserto),traficantes de drogas…Aí estes genes se liberam e sai de baixo.

• anselmo:

eu tenhoooooooooooooooooooooooooooooo

• anselmo:

sim tenho ás vezes eu até me estranho muitas pessoas ja me irritaram rasuavelmente e eu quase amassei a cara dela só nao pois meus amigos sempre me seguram

• Antonio Cassiano:

O meu é muito forte, pois quando provocado, sinto vontade até de matar!

• alvaro:

Acredito muito em genética mais creio que agressividade estaria mais ligada ao ambiente e preparo individual,seria uma característica de autopreservação,característica maxima do gene,há sempre situações a considerar por mais desconfortáveis que sejam,o famoso “engolir sapo”muitas vezes se torna mais eficiente à autopreservação do que uma reação explosiva(experimente mandar seu chefe se f..mesmo achando que merece).Essa reação estaria talvez mais ligada a criação, insegurança e falta de eloquencia verbal essas sim poderiam liberar nosso lado mais primitivo que desconhece as regras de convívio social e tenta no braço ou no grito resolver tudo e se preservar(manter nossa auto estima,isso se vc acha que para ser respeitado tem que ser bravo).Quanto aos genes guerreiros todos temos esse gene pois nossos ancestrais conseguiram,apesar das adversidades reproduzirem-se até chegar a nós seus legados.E olha que não deve ter sido fácil pois antes a agressividade era bem mais corriqueira,até verem que com diálogo fundamentado se resolve praticamente tudo.

• Antônio Rebelo:

Acho que todas as pessoas sentem raiva ou a tal fúria. Existem pessoas que até se orgulham de ser estouradas, de responder agressivamente como se fosse “garra”. Um engano lastimável. Isso não é garra, é falta de controle e muita falta de educação. Realmente é difícil manter o controle em certas ocasiões, mas é necessário.

GRRRR!!!! MORRAM TODOS, INIMIGOS!!! HAHAHAHAHA!!!!

• Lenardo Aguiar:

Parece até uma fúria interna, que pulsa a cada provocação. Mas acredito que isso depende muito do seu meio de conviviência.

• vinicius aguiar:

bah “dah um preto na vista” isso não deve ser caso do genes do guerreiro e deve ser resolvido com um oculos…rsrsrsrsrs….desculpe Alex estou brincando..
    Mas falando serio sera que esses genes não seria responsavel tambem pela chamada “garra” que existe em certas pessoas .
    valeu