Você consegue enxergar todos os 12 pontos pretos ao mesmo tempo?

Publicado em 12.09.2016

12-pontos-pretos

Esta ilustração se chama “ilusão de extinção de Ninio”. Nela, há 12 pontos pretos distribuídos igualmente em um fundo com padrão em cinza, mas nosso cérebro não consegue visualizar todos eles simultaneamente, “extinguindo” alguns dos pontos.

A ilustração é uma variante da “ilusão da grelha cintilante” (1994), uma ilusão de ótica que, por sua vez, foi inspirada na “ilusão da grelha de Hermann” (1870). Todas elas funcionam com a inibição lateral da retina, quando os receptores de luz do nosso olho interferem nos receptores vizinhos, fazendo com que vejamos coisas que não estão lá ou que não vejamos coisas que estão lá.

“Quando os discos brancos na grelha cintilante são reduzidos em tamanho e contornados em preto, eles tendem a desaparecer. Uma pessoa vê apenas alguns deles de cada vez, em conjuntos que se movem erraticamente pela página. Onde não são vistos, as linhas em cinza parecem contínuas, gerando cruzamentos cinza que não estão presentes de verdade. Alguns pontos pretos podem ser vistos nesses cruzamentos onde não há o disco branco. Essa ilusão também funciona em contraste reverso”, explica o criador da ilustração, o francês Jacques Ninio.

Enquanto a maioria das pessoas só consegue visualizar quatro pontos de cada vez, algumas pessoas dizem ser capazes de ver os 12 simultaneamente. Quantos você consegue ver? [Gizmodo]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (4 votos, média: 5,00 de 5)

Juliana Blume

É jornalista porque quer saber de tudo um pouco e adora dividir o que descobriu com os outros. É boa em contar histórias mirabolantes para os amigos, mas não consegue contar piadas porque cai no riso antes de terminar.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

3 Comentários

  1. Que susto!!! Eu não estava vendo nenhum!!! Então me lembrei que estava sem os óculos, Coloquei-os e tcham vi mesmo só 4 pontos de cada vez.

  2. Consegui ver 8, sem alteração de zoom. E me pareceu que quanto menor (“Ctrl” + “-“) mais difícil fica (achei que a tela menor atrapalhava).

Envie um comentário