“Pensamento mágico” afasta o estresse de situações difíceis

Por , em 19.06.2011

Você sabe o que é pensamento mágico? Ele ocorre quando um indivíduo apela para forças místicas e sobrenaturais para entender, prever, ou até mesmo influenciar os acontecimentos e superar situações estressantes.

Frequentemente encarado como ingênuo e irracional, um novo estudo canadense descobriu que o pensamento mágico na verdade pode ajudar as pessoas a lidar com situações difíceis, como tentar perder peso.

Atividades de perda de peso são estressantes por uma série de razões: desde o excesso de peso estar associado a diversas consequências negativas para a saúde, até o estigma social considerável de ter que ser magro.

Os consumidores têm que estar de acordo com ideais culturais de beleza irrealistas. Porque não apelar para um pensamento também “não real”?

Para lidar com essas pressões conflitantes e todas as expectativas, os consumidores se envolvem em várias formas de pensamento mágico. Eles descrevem a perda de peso como sendo influenciada por forças misteriosas, como um corpo que “conspira” contra a comida.

Eles também esperam que suas boas ações sejam recompensadas (como comer batata frita sem consequência nenhuma, pois já comeram sopa de repolho o dia inteiro) e recorrerem a “soluções mágicas”, como dietas da moda. Finalmente, eles tentam enganar a balança, trocando de roupa para uma mais leve ou se exercitando antes de se pesarem.

Esses “pensadores mágicos” não são pessoas mal informadas. Segundo os cientistas, ao invocar e negociar com as forças místicas, eles trabalham ativamente para criar a incerteza e a ambiguidade como uma forma de gerar esperança e possibilidade onde não haveria nenhuma.

Os pesquisadores acreditam que programas voltados para corrigir o conhecimento do consumidor e levá-lo a exercer um maior autocontrole têm valor limitado. Essas abordagens eliminam certas estratégias de enfrentamento, como o pensamento mágico, e não melhoram o estresse e a expectativa cultural de ser magro em um mundo que estimula os consumidores com alimentos pouco saudáveis, sem alternativa de estilo de vida.[PsychCentral]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

8 comentários

  • José Calasans:

    A força do pensamento e a imaginação são importantes sim,porém,não devemos achar que só isso resolve,devemos ter cuidado com a alimentaçao,pois hoje em dia comemos muita coisa industrializada cheias de conservante e outros venenos.Muita gente fica horas e horas na frente da tv ou computador sem fazer esforço físico algum,isso ao longo de anos.Depois quer perder peso só com o pensamento,é difícil.

  • EuláliaReis:

    Para qualquer coisa que se queira a força do pensamento funciona!Funciona e funciona mesmo!Até um coração pode ser regenerado com a força do pensamento … Eu que o diga!Estou com 61 anos e ainda não entrei na menopausa… força do pensamento, pois digo ao meu cérebro que sou jovem todos os dias me olhando no espelho, fiz exames de sangue e constatou que meu organimo é de 36 anos ….e emagrecer é a coisa mais fácil! A coisa mais difícil é parar de fumar, não sei porque? Se bem que eu não fume!Agora moçada … força no pensamento, força na peruca! E vença seus medos e conquiste seus objetivos com esta estratégia!! Fala sério!

  • Lucyano Valdez:

    Quando é que se entenderá que o Sobrenatural é parte do Homem? Que o Sobrenatural, o Místico é da nossa Natureza e, portanto, Natural? Podemos manipular a realidade, distorcer, modificar aquilo que chamam de Destino… As grandes verdades do Passado, hoje se chamam Ocultismo, etc. E isso, num passado remoto, melhor do que esse nosso Presente, era a mais pura e cotidiana realidade. O Homem é mais do que ele aparenta ser.

  • Kaue Campos:

    então o negócio é só pensar??
    lógico que não, tem que correr atrás mesmo, se quiser emagrecer ou qualuquer outra coisa, tem que colocar isso como objetivo e ir atrás… parar e ficar “pensando” não resolve…
    o psicológico ajuda um pouco mas a partir do momento que você vai atrás do que deseja!

  • Natália Cristina:

    Prefiro o exercício, do que imaginar que eu estou comendo.

  • Ju:

    A força do pensamento é “mágica”.

  • Andrew:

    Rezar = Pensamento Mágico

    O que importa é que rezar funciona algumas vezes, como efeito placebo, mesmo não sendo algo real.

    • Raphael:

      Não é que funcione. É tudo questão de probabilidade, se acontecer, deus fez sua vontade, se não acontecer, é que faz parte dos planos misteriosos de deus e blá blá blá… ;/

Deixe seu comentário!