A ilusão acima é a vencedora deste ano do concurso de Melhor Ilusão, realizado em Naples, Flórida, EUA. Ela foi criada por Jordan Suchow e George Alvarez, da Universidade de Harvard, EUA, e sua proposta é afetar o modo como percebemos as mudanças de cor.
Enquanto você vê a animação acima, fixe os olhos no ponto branco do centro. Quando os círculos ao redor estão parados, você notará que os pontos coloridos mudam de cor. Mas, conforme a roda gira, os pontos parecem mudar de cor com menos frequência ou parecem não mudar de cor. Só que, na realidade, as cores estão mudando no mesmo ritmo.
Seus criadores acreditam que o fenômeno, denominado “cegueira de mudança”, ocorre porque áreas cerebrais específicas monitoram locais diferentes de nosso campo visual. Quando um objeto se move rápido demais, os detectores locais não têm muito tempo para registrar as mudanças de cor que podem passar despercebidas.
Tal truque não funciona só com cores. Uma outra versão da ilusão mostra como as variações de movimento podem mascarar em forma e tom também.[NewScientist]