10 animais que fazem sexo por motivos que vão além da reprodução

Por , em 26.12.2014

Os seres humanos não inventaram a ideia de trocar sexo por favores ou dinheiro. Existe uma abundância de animais que estão dispostos a acasalar, mas apenas se o preço for justo. Confira 10 bichos que oferecem sexo em troca de algo mais do que o simples dever de preservar a espécie.

10. Pinguins fofinhos e inocentes? Só nos filmes

animais sexo 10
Isso é algo que você não vê em filmes como Happy Feet. Alguns pinguins coletam rochas para fazer ninhos a fim de atrair um parceiro ou uma parceira. Quando o casal feliz finalmente se reúne, eles constroem seus ninhos juntos. Tanto a fêmea quanto o macho saem para descobrir ou roubar rochas. Mas a mulher pinguim tem um truque para o caso do seu companheiro não estar prestando atenção. Se ela vê outro macho com uma rocha particularmente boa em seu bico, ela tem relações sexuais com ele em troca da pedra e depois volta feliz e sorridente para o ninho. Seu companheiro oficial nem desconfia.

9. Macacas são interesseiras

animais sexo 9
Macacos do gênero Macaca, também conhecidos como macacos do velho mundo, não podem pagar diretamente por sexo, mas podem oferecer uma vida de luxo, que lhes permite ter mais relações sexuais com uma parceira mais fiel. A catação (ato de afagar a pele ou os pêlos e retirar ectoparasitas) é fundamental para a saúde e o bem-estar dos macacos. Macacas fêmeas acasalam muito mais com machos que oferecem uma quantidade grande de catação. Além do mais, quando elas são devidamente “catadas”, enquanto seus parceiros as mantêm limpas e saudáveis, elas ficam (relativamente) fiéis a ele.

8. Beija-flores fêmeas têm fome demais para serem castas

animais sexo 8
Beija-flores têm que comer regularmente para manter seu metabolismo ultra-rápido e não morrer de fome. Eles comem o néctar de certos tipos de flores, e as flores são agrupadas em arbustos. Os beija-flores machos dominam as melhores zonas de arbustos, enquanto as aves do sexo feminino são deixadas com meras migalhas. Ou elas mantém uma relação duradoura com um macho, ou então elas podem trocar sexo por acesso temporário ao tesouro de flores do pássaro macho da vez.

7. Grilos devem trazer um presente bem grande caso queiram reproduzir

animais sexo 7
O grilo macho oferece um presente para a fêmea para tentar inseminá-la. O processo de acasalamento envolve anexar um saco de esperma no corpo dela. Se ela come esse presente antes de ele terminar, ela vai pegar o saco e comê-lo também – lá se vai a chance do grilo espalhar seus genes. Então, ele não só tem que trazer-lhe um presente, qualquer que seja, mas o presente também tem que ser grande o suficiente para que ela se sinta cheia enquanto estiver pronta para se reproduzir.

6. Chimpanzés não diferenciam muito bem sexo, trabalho e casamento

animais sexo 6
Um chimpanzé macho, muitas vezes, compartilha sua carne com uma fêmea. Originalmente, os cientistas pensavam que se tratava de pagamento para conseguir sexo. Quando os pesquisadores observaram o comportamento acontecendo quando nem ele e nem ela estavam no cio, eles acharam que isso era mais como manter um casamento chimpanzé. Mas os chimpanzés compartilham com uma fêmea por um tempo, e depois com outra por outro período de tempo. Então qual é o objetivo? É uma relação estável, casamentos em série, ou sexo mercenário?

5. Macacos-prego são interessados tanto em sexo quanto em pornô

animais sexo 5
Quando os pesquisadores deram a macacos-prego fichas que podiam ser trocadas por lanches, uma forma de economia surgiu. Esses macacos não só passaram a trocar sexo pelas fichas, como também trocavam as fichas pelo direito de olhar por bastante tempo fotos de outras (presumivelmente atraentes) macacas. Parece que macacos-prego gostam de fantasiar.

4. Golfinhos são meio psicopatas

animais sexo 4
Provavelmente você já sabe que os golfinhos são maus. Eles se envolvem em infanticídio e assassinatos recreativos. Quando uma fêmea está fazendo par com um macho, outro macho pode se juntar a eles – com o consentimento do primeiro macho. Os dois então separam a fêmea do grupo e protegem-a de outros machos. Ambos irão fazer sexo com ela, dividindo as suas chances de ter descendência, mas aumentando muito suas chances de ter sexo em comparação com a competição feroz que iria acontecer se a fêmea estivesse com o resto do grupo.

3. O picanço cinzento e seu presentinho macabro

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
O picanço cinzento, um pássaro natural do hemisfério norte, oferece um presente horrível para sua futura parceira. Ele empala insetos e pequenos mamíferos em espinhos de um arbusto, deixa-os lá até que eles morram e, em seguida, apresenta a oferenda para sua eventual companheira. Mas e se, uma vez que ela aceita, uma picança mais bonita aparece? O primeiro presente estabelece uma espécie de “preço de acasalamento”. A segunda picança fêmea sabe qual é a taxa – e só vai concordar se ela conseguir uma oferenda ainda maior.

2. Besouros fêmeas têm uma vida triste

animais sexo 2
O caruncho-do-feijão é um besouro que vive no deserto. Há alguns momentos em que a vida é exuberante no deserto, e depois há anos de vacas magras, mesmo para os padrões de regiões áridas. Quando a seca é demais, besouros fêmeas têm relações sexuais com os machos puramente para a hidratação. Esta não é uma escolha fácil para o sexo masculino. Os machos, uma vez que perdem água no ato, muitas vezes morrem pela pequena chance de passar seus genes adiante.

1. A triste vida sexual do louva-a-deus

animais sexo 1
Talvez o mais famoso exemplo de um macho que paga caro demais por sexo é o louva-a-deus. Durante a cópula, a fêmea, por vezes, arranca fora e come a cabeça do macho. Isso é um pagamento brutal, com certeza, mas não tão é tão macabro quanto parece. O louva-a-deus macho é controlado pelos nervos em seu abdômen, e não pela cabeça. Então, a fêmea não está realmente finalizando a vida do pobre macho. Ele pode durar após a remoção de sua cabeça, embora provavelmente morra sem os olhos ou a boca para ajudá-lo a apanhar e comer alimentos. [Io9]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (6 votos, média: 3,33 de 5)

Deixe seu comentário!