10 coisas estranhas que você provavelmente não sabe sobre seu corpo e mente

Você vê e sente seu corpo todo dia, 24 horas por dia, desde o momento em que nasceu. Mesmo assim, as pessoas têm visões distorcidas sobre ele, e se surpreendem ao descobrir algumas coisas que estavam literalmente debaixo do nariz o tempo todo. Confira 10 fatos que você não sabia sobre seu corpo:

10. Seu corpo provavelmente não é do formato que você pensa


Seres humanos vêm em diversos formatos e tamanhos: forma de pera, oval, ampulheta, triângulo, triângulo invertido e retângulo. Você sabe qual é o seu? Pense novamente.

Uma pesquisa da Universidade Manchester Metropolitan (Reino Unido) constatou que apenas 10% das mulheres britânicas conseguem identificar corretamente o formato do seu corpo.

A maioria das 3 mil participantes se classificou como formato ampulheta, mas o resultado foi um tanto diferente. Entre as mulheres com idades de 18 a 35 anos, apenas 30% delas estavam nessa categoria. Para aquelas com mais de 35, essa proporção caiu para 4%. Misturando os dois grupos, apenas 13% delas eram formato ampulheta, sendo que 26% delas havia afirmado ter este tipo de corpo.

O formato de corpo mais comum entre esses cinco listados é o retângulo, com 63% de frequência entre todas as mulheres. Já entre as mulheres com mais de 56 anos, essa frequência sobe para 80%.

9. Seu pênis é provavelmente maior que você pensa


Se você é homem, é possível que tenha passado um longo tempo da sua adolescência pensando sobre o seu pênis. Perguntas sobre tamanhos e formatos são comuns entre meninos dessa idade, ao ponto do termo “ansiedade de pênis” ter sido criado para definir este problema.

Meninos adolescentes do mundo, vocês podem parar de se preocupar com isso. O Instituto de Psiquiatria, Psicologia e Neurociência (Reino Unido) publicou em 2015 o resultado de um estudo global sobre o tamanho de pênis. Eles concluíram que ter um pênis com 13 cm significa que ele é maior que 50% dos pênis no mundo.

E no final das contas a maioria dos homens têm pênis com tamanhos semelhantes. Cerca de 94% da população tem o tamanho entre 9,2 e 16,4 cm quando ereto.

8. Mama de homem é a mesma coisa que mama de mulher


A ginecomastia, ou aumento do volume das mamas nos homens, normalmente está relacionado ao uso de medicamentos ou desequilíbrio hormonal.

Apesar de ser mais comum em homens com excesso de peso, também pode acontecer em adolescentes magrinhos que estão com a produção hormonal descompensada.

Apesar de nenhum homem com ginecomastia ser obrigado a usar biquíni em piscinas e praias públicas, essa parte do corpo é exatamente igual à das mulheres em sua composição: gordura, glândulas mamárias, auréola e mamilo.

7. Sua altura pode indicar uma vida mais longa ou curta


Uma pesquisa linkou a altura de 1,3 milhões de espanhóis com a longevidade deles. A conclusão é que cada centímetro adicional na altura significou uma diminuição na vida de 8 meses.

Outro estudo na ilha de Sardenha observou que as pessoas mais altas também morrem mais cedo por lá. O lugar é conhecido por ter a maior proporção de centenários na Europa e também por concentrar uma população bastante baixinha, com altura média da geração mais velha de apenas 1,6 m. Quando alguém mais alto nasce em Villagrande Strisaili, ele tende a morrer até dois anos antes que seus colegas de menor estatura.

6. Seu comportamento bêbado se encaixa em uma dessas quatro categorias


De acordo com um estudo conduzido em 2015, todas as pessoas alcoolizadas do mundo têm um comportamento que se encaixa em apenas quatro categorias.

Alguém que age da mesma forma tanto sóbrio quanto bêbado é chamado de Ernest Hemingway. A pessoa feliz que se torna ainda mais feliz quando alcoolizada é chamada Mary Poppins. Aquele introvertido que fica extrovertido depois de algumas doses é chamado de Professor Aloprado, enquanto aquela que se transforma em uma criatura demonizada é chamada de Mr. Hyde.

O grupo Mr. Hyde é mais comum entre mulheres e está associado a problemas de alcoolismo. O tipo Hemingway também sofre com problemas de excesso de consumo de álcool. Já os outros dois tipos são mais frequentes em quem bebe esporadicamente e controladamente.

O objetivo dos pesquisadores era ajudar médicos e terapeutas e identificar a causa do problema da bebida.

5. Dar à luz é como correr uma maratona


Todo mundo sabe que o trabalho de parto envolve muita dor e cansaço, mas quanto, exatamente? É muito pior do que muita gente pensa. Pesquisadores da Universidade de Michigan (EUA) fizeram ressonância magnética em mulheres que acabaram de dar à luz para avaliar as lesões, e elas são semelhantes a ferimentos sérios de atletas.

Para algumas mulheres, os danos musculares foram semelhantes aos de quem acabou de correr uma maratona inteira. Fraturas de estresse foram identificadas em 25% delas e 41% tinham rompimento no músculo pélvico.

Com essas informações, o parto parece menos um milagre e mais um treino físico terrível que acaba em lesões musculares e ósseas.

4. Você pode morrer de coração partido


Você já perdeu alguém ou passou por um fim de relacionamento devastador? A maioria das pessoas sabe bem como a dor é tão grande que parece ser pior que a dor física. Ela chega a ser tão ruim que algumas pessoas acham que vão morrer. Em alguns casos raros, isso realmente acontece.

Um caso famoso aconteceu em 1986, com uma mulher de 44 anos de Massachusetts (EUA). Ela chegou ao hospital com os clássicos sinais de ataque cardíaco, mas os médicos não encontravam evidências de doença coronária. Mais tarde, foi determinado que o que motivou este ataque foi a notícia do suicídio do filho de 17 anos da paciente.

“A síndrome do coração partido – que é, de fato, uma coisa real – é quando alguém fica sabendo de uma notícia muito forte, geralmente negativa, e há uma enorme liberação de hormônio de estresse na corrente sanguínea, e o coração é bombardeado com esses hormônios”, explica o psiquiatra Matthew Lober, do hospital Lenox Hill de Nova York.

A síndrome geralmente acomete mulheres, com 90% dos casos. Além disso, pessoas com histórico de problemas neurológicos, como convulsões, e pessoas com histórico de doenças mentais também costumam sofrer com o problema.
A síndrome foi descrita pela primeira vez em 1990 por pesquisadores japoneses, e também é conhecida como Síndrome Takotsubo. Se o coração de uma pessoa que sofre com a síndrome for observado em um exame de raio-x, ele tem o formato semelhante ao takotsubo, uma armadilha japonesa para polvos.

3. Seu rosto pode refletir sua personalidade


A maioria de nós é ensinado desde pequeno a não julgar baseado na aparência. Mesmo assim, muitos adultos parecem se esquecer disso. Em 2011, tabloides britânicos acusaram o professor aposentado Christopher Jefferies de um assassinato com o argumento que ele tinha uma aparência suspeita. A justiça, porém, o inocentou e outra pessoa confessou o crime.

Então não leve ao pé da letra a afirmação de que a personalidade de reflete no rosto. Ela vem de um estudo que concluiu que conforme as pessoas envelhecem, as características faciais revelam segredos sobre ela. Isso se chama Efeito Dorian Gray.

Tudo começou em um estudo em que pesquisadores notaram que as feições das pessoas tendem a bater com a personalidade exibida no início da vida. Aqueles com personalidades sociáveis e atrativas eram percebidos como atraentes conforme envelheciam. Ao redor dos 50 anos de vida, mulheres que não eram consideradas belas na juventude passaram a ser classificadas como mais bonitas do que aquelas que nasceram com um rosto que chama atenção positivamente mas que têm personalidades mais difíceis.

Este efeito nos homens também é estranho. Os pesquisadores concluíram que ao invés de ficarem mais bonitos, homens naturalmente atraentes ficam mais sociáveis conforme envelhecem.

2. Você pode descobrir se tem personalidade obscura em um teste simples


Todo mundo tem uma parcela de coisas negativas dentro de si, seja uma pitada de habilidade de manipulação ou uma psicopatia escancarada. A pior combinação possível é narcisismo, maquiavelismo e psicopatia.

Apesar de a maioria dos leitores não terem esse trio de malevolência, muitos gostariam de saber em que nível estão na escala de personalidade. Para sanar esta curiosidade, basta fazer o teste da BBC para descobrir “quão escura é sua personalidade”.

A BBC não afirma que o questionário é científico, mas ele é inspirado em pesquisas científicas e usa perguntas utilizadas pelos pesquisadores. O teste é em inglês e pede que você classifique as afirmativas apresentadas como “discordo completamente”, “nem concordo nem discordo” e “concordo plenamente”. Algumas das frases são: “não é uma ação sábia me contar segredos” e “gosto de usar manipulação inteligente para conseguir o que quero”.

1. Você pode ser a pessoa mais bonita do mundo


É provável que tenha uma noção da própria beleza. A boa notícia é que não importa o quão lindo ou feio você pensa que é, você tende a ser mais atraente do que imagina.

O mais interessante é que como os conceitos de beleza se alteram com as décadas, é possível que o seu tipo de beleza tenha sido considerado o melhor de todos em algum momento, seja no presente ou no passado, ou até em outra região do mundo.

Enquanto os padrões de beleza atuais masculinos das grandes cidades ditam que o bonito é traços bem definidos e fortes que indicam masculinidade, algumas regiões do planeta valorizam homens com traços mais femininos, como populações rurais da Ásia e Rússia. [Listverse]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (15 votos, média: 4,93 de 5)
Curta no Facebook:

Deixe uma resposta