10 Fatos que você não sabia sobre Che Guevara

Por , em 27.05.2009

Ele é amado e odiado. Ele é o comunista que fez maior sucesso comercial e um dos assassinos mais brutais na história recente. Se você sabe de mais algum fato pouco conhecido sobre Che Guevara, não deixe de comentar.

10. “Che Guevara” nasceu com o nome Ernesto Lynch. Seu apelido veio do fato de que sua família era parte irlandesa.

9. Quando criança, Che Guevara era chamado de “Chancho” (porco) pela sua falta de higiene. Ele orgulhosamente usava a mesma camiseta durante uma semana inteira. Durante a sua vida, as pessoas comentavam de seu mau cheiro.

8. Na infância, Che Guevara era um geek. Passava seu tempo jogando xadrez, participava de torneios e lia poesia. Suas matérias preferidas na escola eram matemática e engenharia.

7. Apesar de ser lembrado por suas ações em Cuba, ele é, na realidade argentino e nunca tornou-se um cidadão cubano.

6. Em junho de 1953, Che se formou em medicina. Ele se interessava, particularmente, pela lepra.

5. Em 1964, Guevara fez um discurso para as Nações Unidas em Nova Iorque, nos EUA. No discurso, ele condenou a segregação racial do país.

4. Che Guevara foi pai de cinco filhos. Com sua primeira esposa, Hilda Gadea, ele teve uma filha nascida no México em 15 de fevereiro de 1956. Os outros quatro filhos eram de sua segunda esposa, Aleida March.

3. Depois de executado, teve suas mãos amputadas por um médico do exército. Apesar de os oficiais bolivianos não revelarem se seu corpo foi enterrado ou cremado, suas mãos foram preservadas. Os membros foram então mandados a Buenos Aires para identificação e então para Cuba.

2. O conhecido ícone gráfico de alto contraste estampado com o rosto de Che Guevara é uma das imagens mais objetivadas e mercantilizadas. Ela é encontrada em camisetas, bonés, pôsteres, tatuagens, contribuindo, ironicamente, com o consumo que ele desprezava. A foto original foi tirada pelo fotógrafo Alberto Korda.

1. Para os cubanos, Che Guevara é um amado herói nacional. As crianças todas as manhãs começam o dia na escola falando “Seremos como Che”. Na Argentina, há escolas com o seu nome, inúmeros museus tentam preservar sua memória e, em 2008, foi inaugurada uma estátua de bronze em sua homenagem em Rosario, sua cidade natal. Para alguns fazendeiros na Bolívia, Ernesto foi santificado, eles o chamam de Santo Ernesto e rezam para ele.

Bônus: Che Guevara se tornou um herói apenas por ter sido um mártir. Fora isso, a visão histórica de Guevara é repleta de assassinatos e execuções sumárias. Mesmo depois da revolução cubana, o país é uma ditadura.

[Listverse]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (15 votos, média: 2,53 de 5)

68 comentários

  • Gelson Costa Lima:

    Vamos combinar uma coisa? Hay govierno? Soy contra. Nenhum governo até hoje, que bateu no peito pela moralidade, democracia, felicidade dos povos, e o escambau a quatro cumpriu com o prometido. O que existe de verdade nesta história toda é a luta pelo poder, seja capitalista ou comunista e aí todos os excessos são permitidos em nome da revolução, da proteção ao cidadão, da luta contra o comunismo, da derrubada dos ditadores e por aí vai!

  • Léo Roland:

    Ninguém é heroi ou vilão. No caso do Ernesto Guevara, ele foi uma pessoa solidária com o sofrimento de seus semelhantes, queria justiça e lutou
    até a morte por isto.
    A burguesia engomada não engole CHE, muito menos a sua busca por justiça e luta anti-imperialista.
    Che foi um homem além do normal. Sua luta pela igualdade social deve ser
    levada como exemplo, lutava por todos sem distinção, enquanto poderia
    ter levado sua vida como jovem de classe média alta.

    • Marcelo Ribeiro:

      Vá viver um tempo em Cuba para ver a utopia que eles vivem lá. Veneram o Chê cegamente também.

  • touzinho473:

    Che Guevara “é o comunista que fez maior sucesso comercial e um dos assassinos mais brutais da história recente”. É uma contradição do tamanho do mundo e desvenda o caráter de um assassino frio.

  • Renan Cavalieri:

    Comunistas idiotas postando merda através de seus smartphones e pcs ultra caros que por sua vez são fabricados por corporações imperialistas que visam o lucro por meio de mão de obra barata em 3,2,1…

    • Renan Albuquerque:

      Quero ver quando um ladrão colocar uma 9mm na tua cara. E tentar estourar sua cabeça.
      O capitalismo mata pessoas xará!

    • Jonathan Jackson:

      Nunca vi nenhum sistema político matar ninguém, Mas vejo lideres, sejam eles Comunistas, Capitalistas, ou qualquer outro, assassinarem seus opositores… A culpa não é do sistema, mas sim do homem!

  • Clovis Fialho:

    Gostaria de me desculpar pela ultima frase que respondi,pois nao foi educado da minha parte,respeito as opinioes mesmo que sejam diferentes das minhas.

  • Clovis Fialho:

    E as pessoas que foram assassinadas pela CIA, quem foi o assassino brutal que ordenou ? Não deixe de comentar. Ha falar mal do John Kennedy não pode ! Faça o favor seu Editor, ele era poder constituido tanto quanto os seus herois o foram…porque voce nao se refere aos presidentes americanos da epoca como assassinos ?

    • Fernando Araujo Araujo:

      Clóvis, assassinato não se justifica de forma alguma quer tenha sido cometido pela CIA ou pelo CHE, mas eu nunca vi alguém ostentando uma camiseta com alusões à CIA, você já ?.

      Um abraço

  • Clovis Fialho:

    Esse “Bonus”, no final do texto dizendo que o Che so foi heroi porque foi martir,porque morreu , o senhor editor precisa se interar mais e realizar uma leitura menos tendenciosa da historia,as pessoas o admiram pelas ações de coragem e altruistas, quando o sr.fala de execuções e assassinatos,e o John kennedy,o sr. por acaso sabe quantas execuções e assasinatos foram autorizados e assinados por ele atraves da CIA ? Voce teria coragem de se oferecer a ser o primeiro em uma linha de combate, voce seria um ministro despojado de mordomias e trabalhar na colheita de cana nos finais de semana, ha, deve ser propaganda mesmo,falar mal e melhor do que aceitar,ele pode nao ter sido o melhor dos seres humanos e Cuba ,nao e o melhor dos paises, mas sinceramente ,pelo menos alguem bateu de frente e lutou contra esse lixo de pensamento que perdurava na epoca, e ele nao estava sozinho, o Vietna,Africa,etc., ele nao estava sozinho, se o mundo hoje goza deste estado de coisas, que ao meu ver esta longe de resolvido,foi gracas a luta destas pessoas, senhores ,nao reduzam a luta dessas pessoas que se levantaram contra a situacao na epoca, a sua maneira pode nao ter sido a ideal,mas eles o fizeram e mudaram o mundo,a vida e assim,remexer o lodo para mudar,voce goza de uma situacao que outros lutaram por voce.

  • Carlos Mesquita:

    Aos defensores do sistema cubano, porque não vão morar la???

    • vinicius sem acento:

      Argumento rídiculo o seu. Ir morar em Cuba para que? Deixa minha familia, amigos e tudo que eu tenho aqui? Tente arranjar um argumento melhor, da próxima vez, meu caro. Abs

    • Fernando Araujo Araujo:

      Carlos, os defensores do sistema Castrista não se mudam para Cuba porque estão gozando das benesses do sistema capitalista : Comunismo funciona, quando é para dividir o que é teu, mas dividir o que é meu, jamais !

    • Igor.R:

      Caro “Vinicius sem acento”, é totalmente ilógico defender cuba e não morar lá. Muito simples, muito imediato isso. Simplicidade e lógica andam bem juntas, por mais breve que seja um ponto de vista, e mais completo que seja. Além disso qualquer ser são entenderia “morar em Cuba” como uma situação hipotética, claro rsrs.

      Um outro exemplo simplório como esse, não tão distante, é justificar o ato de um crime pela pobreza, sendo que não há correlação nenhuma entre ser pobre e ser criminoso, o qual também não se justifica.

      Abç

  • Guilherme Prado:

    Acho engraçado esse povo que usa camisa com o rosto de Che, discute comunismo e fala mal do capitalismo comendo um Mc Lanche Feliz. Quem ainda não leu, procure ler “O Guia politicamente incorreto da América Latina”, e não só ele, procure ler os livros que estão listados na bibliografia deste livro onde pode-se encontrar várias obras sobre a vida de Che, recortes de jornal, etc. Esse assassino transformado em herói durante os anos virou “comunista” por pura conveniência. Ele e Fidel eram de “direita” e apoiavam os EUA. Há muitos registros na história, e contra fatos não há argumentos, meus caros.

  • Emerson de Oliveira:

    utilizar Gandhi como exemplo é muito cômodo não acham? Saibam que a figura tão temida, e desprezado por vcs segredadores da discórdia no mundo o Ernesto Guevara de La Serna** CHE, durante toda sua adolescência e início de juventude admirava profundamente os ideais de Gandhi e assim o fez até cair… o que o “companheiro” esqueceu de registrar foi que o Che conheceu toda a América Latina, teve o desprazer de ver a Guatemala sofrer um golpe militar e somado a isto toda a injustiça da nossa tão sofrida América Latina assistida pessoalmente, vivida de perto… Logo, Che conseguiu entender o significado real de uma revolução: Pátria ou Morte.

    http://www.youtube.com/watch?v=rtTGAg5gUyw

    São vermes como estes ou até piores que foram fuzilados no paredão!! Para os que não sabem, os guerrilheiros em sua grande maioria apenas queriam expulsar a corja suja da ilha e foi o Povo(pessoas humilhadas, enganadas, violentadas, que perderam seus entes queridos..) que se impôs e disse não aceitar a guerrilha a frente da ilha se os porcos imundos continuassem vivos impunemente!!!

    O kara não sabe nem o nome do correto do CHE.. vão dar ouvidos a ele? rsrsrsrs

    • Junior:

      “Eu não preciso de provas para executar um homem”, gritou Che para um funcionário do judiciário cubano em 1959. “Eu só preciso saber que é necessário executá-lo!”
      Você já ouviu falar em campo de concentração em Cuba? Pois existiu, diante disso você confirma o que disse? Que foram vermes que foram assassinados? Uma pessoa que fala que não precisa de provas pra executar alguém, merece toda essa idolatria?
      Che era assassino, egocêntrico, falso herói, covarde. Nada mais.

  • Nogueira:

    Caros leitores, críticos e de diferentes correntes ideológicas, a melhor referência para avaliar Che é comparar Cuba da era Batista com Cuba da era Fidel. Os que criticam Che devem fazer uma análise sociológica, aprofundar mais nos estudos sobre o capitalismo para ver se não estão sendo vítimas da propaganda, da midia. Durante a ditadura militar no Brasil (1964-1985)a propaganda militar incutiu na mente da população que comunistas comiam crianças. E esta colocação atravessou décadas e até hoje tem gente que acredita nesta idiotisse. É brincadeira, é falta de se informar, de ler mais, é reflexo da realidade, da quantidade de pessoas que ainda são massa de manobra em nosso país. Che herói? Sim, por que? Ele lutou por um mundo mais justo. Matou? As circunstâncias exigiam, era guerrilha, ou será que teria que pedir licença para a CIA e EUA a liberdade de um povo? Analise bem os Estados Unidos na história recente da America Latina. Os EUA patrocinaram as ditaduras no Chile, Argentina, Bolívia, Paraguai, Uruguai e no Brasil. “A história tarda mais não falta” (Nogueira). E olha que sou contra tietagem, mas, o que Che fez e o que queria fazer (libertar a América Central e do Sul) do neo-colonialismo norte-americano ele tentou. E se tem um pais que tem soberania na América é Cuba, ANALISE. A mídia norte-americana e hipocrita diz que Cuba é uma ditadura, mas, é preciso analisar que os EUA sempre desejou a América para eles. (Nogueira de Goiânia).

    • Júnior:

      “Che herói? Sim, por que? Ele lutou por um mundo mais justo. Matou? As circunstâncias exigiam, era guerrilha, ou será que teria que pedir licença para a CIA e EUA a liberdade de um povo?” Bom, não lembro de Gandhi ter matado ninguém… os fins nunca justificam os meios. Para mim, qualquer coisa que se conquiste através da morte de outros, é uma conquista fútil.

      “comparar Cuba da era Batista com Cuba da era Fidel”. Não vi tanta evolução assim.

    • jodeja:

      Não viu evolução? Cuba tem no mundo um dos menores índices de mortalidade infantil, menor que dos Estados Unidos; todavia, Cuba não é um paraíso, há muita pobreza, mas a educação é prioridade bem superior à nossa; segurança nem se fala. Agora, é um país pequeno, sofre constante bloqueio do imperialismo,ai…

    • Junior:

      Ah tá beleza, educação, e o resto? Educação é base pra desenvolvimento, mas sem ajuda nos outros setores não existe desenvolvimento. Falar de bloqueio americano é fácil, o difícil é aceitar que o próprio Che, enquanto ministro da Indústria, queria se isolar dos EUA. Leia um pouco sobre a economia de Cuba no período Che, suas ações, e A CRISE ECONÔMICA DE CUBA PROVOCADA POR CHE GUEVARA. Sim, ele mesmo, leia sobre o que ele fez com as exportações da cana de açúcar, que anteriormente era vendida com ágio para os EUA. Leia o que ele achava do gozo de férias dos trabalhadores, leia seus diários, vai conhecer esse FALSO herói.

    • Rejane Paiva:

      Perfeito!

    • Valber:

      O COMUNISMO É O MELHOR SISTEMA POLITICO POSSIVEL…EM UM FORMIGUEIRO OU NUMA COLMEIA …PARA AQUELES QUE NAO GOSTAM DO CAPITAL…ENVIO-LHES MINHA CCORRENTE PARA QUE TRANSFIRAM SEU DIN DIN PRA MIM.VIVAM SEM A MEDICINA CAPITALISTA…NAO SE SUBMETAM A EXAMES DE TOMOGRAFIA ,QUIMIOTERAPIA E OUTROS METODOS DA MEDICINA OCIDENTAL CAPITALISTA QUE SAO DESENVOLVIMENTO PRINCIPALMENTE DE INGLESES E AMERICANOS…SEJAM COERENTES…NAO ANDEM DE CARRO TBEM ,MAIOR SIMBOLO CAPITALISTA.

    • jodeja:

      A medicina capitalista é ótima, para aqueles que têm dinheiro, porém, os pobres, em quase toda parte do mundo sofrem por falta de recursos.

    • Douglas Rodrigues:

      Ao colega acima que falou sobre usarmos tecnologias desenvolvidas por países capitalistas: você usa comunicações via satélite? São Gagarin tá de olho ein!

  • Núcia:

    Para os que ficam indignados quando se fala da brutalidade que é lutar por uma causa, basta dar uma olhadinha na história da burguesia e logo, logo irá perceber que a burguesia teve que cortar a cabeça dos reis. Amigos, só se faz revolução com armas, se se queres revolucionar tem que se derrotar os inimigos. A diferença é que a revolução cubana foi por uma causa que beneficiou e beneficia a maioria da população. Pensar que se pode mudar uma sociedade com os valores individuais como a nossa apenas na diplomacia é história da carochinha. O passo mais difícil é este que estamos travando aqui: o campo das idéias. Você que condena os horrores de um revolucionário, sem ao menos conhecê-lo, passa todos os dias por um mendigo e não vê, ou melhor, finge que não vê. É muito mais fácil afirmar que isto é por “merecimento”. O que está em jogo é o ideal de sociedade que queremos e não a desconstrução de quem teve coragem de agir. Che Guevara foi sim um grande homem!

    • Onésimo Vega:

      Não consegui ver nenhum engajamento ideologico em toda a biografia dele.Tanta violencia, muitas vezes desnecessária , demonstra se tratar mesmo um rebelde sem causa, que foi banido por todos, inclusive os seus companheiros de luta.
      A sua arrogância o impedia de produzir resultados práticos, daí a sua fama de notório incopetente.

    • Professora Nina:

      Onésimo, faltou nas aulas de história, hein? kkkkkkkkkkkkkk

      Me parece que precisa se informar melhor.

      Tem um americano que é um grande crítico da ideologia do Che mas no entanto, o maior conhecedor da biologia do mítico Che Guevara. Acho que consegue achar no Google. Você pode conhecer atraves deste pesquisados, que não é um admirador do Che, muito pelo contrário, e aprender um pouco para não sair pela net dizendo abobrinhas. Um abç

    • Júnior:

      Núcia, tudo bem? Não se faz revolução só com armas, a partir do momento que se consegue algo por meio de mortes, essa ideologia já perde o merecimento. Para mim, Che Guevara é louvável quando falava que queria a liberdade dos povos da América Latina, quando dizia que queria livrar o povo das opressões, quando criticava a segregação racial, quando queria que os povos vivessem em igualdade. Mas não visto nem idolátro assassinos, não vestiria, nunca, uma camisa com o rosto de Che, ou nunca colocaria um quadro na minha parede com sua face. Idolatrá-lo, é concordar com assassinatos.
      Pra quem acha que revolução só se faz com armas, leiam a biografia de Ghandi. Nunca usou de arma e conseguiu a independência da Índia do domínio inglês. Violência só gera violência, assassinatos diminui seu status de ser humano, infelizmente, ainda penso que podemos mudar uma sociedade com valores individuais, para isso as pessoas devem se lembrar que somos seres humanos, somos da mesma raça, toda desigualdade, todo sofrimento, tem como causa primordial a soberba, a ganância, a não preocupação com o ser humano como um todo. Como disse John Lennon certa vez
      “Imagine there’s no countries
      It isn’t hard to do
      Nothing to kill or die for
      And no religion too
      (…)
      You may say
      I’m a dreamer
      But I’m not the only one
      I hope some day
      You’ll join us
      And the world will be as one.
      Imagine no possessions
      I wonder if you can
      No need for greed or hunger
      A brotherhood of man
      Imagine all the people
      Sharing all the world.

    • Júnior:

      Esqueci de completar: os fins NÃO justificam os meios.

    • Carlos Mesquita:

      Se Cuba é tão bom, porque será que se tentam fugas em massa de lá hem???

  • leonardo ferigato da costa:

    Companheiros…
    Confesso q é até ironico ouvir tantos comentarios q na verdade tem por unico objetivo de maneira grosseira e arrogante apenas tentar destroir a imagem de um ser humano q teve coragem de pregar e lutar por uma causa. Não sou eu quem digo, é a historia q fala por si, Che foi sim um lider de uma luta pelo bem do ser humano, temos que entender q a luta armada era naquela epoca a unica solução para esses grupos demostrarem sua revolta e lutar pelos seus anseios. Hoje quando vestimos sua camisa não ´significa q a juventude deva pegar uma arma e sair por aí, mas queremos q essa juventude seja sempre questionadora e lute contra os verdadeiros assassinos dos nossos irmãos criminalizados e fora dos padrões capitalistas onde vivemos carimbados. Cada época da nossa historia nos mostrará caminhos para continuarmos a agir e é importante que não nos entreguemos nunca. Che foi sim um herói pois lutou pelo que acreditou, devemos assim como tantos outros lembrar e te-los como exemplos, se ele matou, e matou, a luta pediu q fosse necessário, mas não se esqueçam q mais covardes são aqueles OMISSOS que preferem o silencio diante da ruina de uma humanidade reprimida e destruida pelos verdadeiros assassinos.
    Fica aqui apenas o meu desejo de que as pessoas sejam mais pensantes e atuantes, talvez são virtudes que não faltaram para Che, por isso esse desejo incontrolavel da sociedade controlada de ve-lo apenas como um assassino e rebelde sem causa. Vc acredita nisso? Eu NÃO…
    Leonardo

  • Sérgio:

    Com o devido respeito, o texto acima está eivado de inverdades históricas a começar pelo nome do personagem, é lamentável que um site que se diz “científico” publique um escrito de tão baixa qualidade.

    Não se trata de uma critica de matiz ideológico, discordo frontalmente dos métodos e do sistema político propagado pelo líder comunista.

    Mas quem conhece um pouco de história, sabe quão inverídicas são as assertivas contidas no referido texto, de modo que sugiro aos responsáveis por esse espaço, maior discernimento na escolha dos artigos sob pena de perderem de vez a credibilidade.

    • Clovis Fialho:

      Desculpe Dr., pode baixar a madeira, aqui nao precisa de muito alisamento com essa galera nao, essa galera e igual vira lata de rua ja ta acostumada a apanhar e bater, quando nao tem uma briguinha eles sentem falta,eu estava procurando um comentario para sentar a madeira e me deparei com seu texto educado e aveludado,eu fiquei surpreso, pois eu estava me sentindo sozinho no meio de um bando de hienas e abutres,sabe Dr., eu estudei tambem ,curso superior e especializacoes,mas eu aprendi a usar metodos e linguagem adequados no ambiente em questao,mas tambem se o sr.,discordar eu tambem vou entender, agora,vou voltar pro campo de batalha tem muita madeira pra quebrar….

  • michelle:

    viva che para sempreeee!!!!
    che sempre foi e sempre seá o maior revolucionário…de todos os tpos…

  • true soldier:

    Che Guevara foi um tremendo dum covarde, existem relatos de que ele “dedurou” todos os seus companheiros para se ver livre de um cativeiro. Belo líder…

  • leandro:

    Mira… a liberdade de expressão é garantida, mas é feio falar sem saber o que está falando. Assista o filme “hechos, no palabras – la verdad sobre derechos humanos en cuba” e dobre a lingua para falar de Cuba. Cuba, dentre nós, é um paraíso. Se tu for suficientemente inteligente vai perceber olhando este documentário científico. Quanto ao Che, o mundo perdeu um grande idealizador rebelde. Tu, provavelmente só sabe reclamar dos problemas do país, do seu Estado ou cidade. Ainda bota a culpa no povo “ignorante” que elege os respresentantes de governo. Pois aqui no Brasil ninguém é corajoso suficiente para liderar o povo, como na revolução francesa, onde virou-se a “pirâmide”. É do proletariado que emana o poder, porque sem eles o país não anda. Mas o comodismo é mias facil para um país que não é politizado. Che lutou pelos oprimidos e pelos fracos usou arma porque Cuba vivia numa ditadura militar de Fugencio Batista, ancorado pelos EUA, que exploravam os recursos naturais do país. Não havia chance alguma de diplomacia com um governo liderado por chefe das forças armadas e tampouco com o supremo interesse dos EUA. Mesmo se assim não fosse, a diplomacia, frente a mudança radical de forma de governo, cairia por terra. Infelizmente o dinheiro contagia nossa mente, o capitalismo destrói a humanidade e só os cegos e os céticos não vêem isso. Somente uma luta armada, de forma revolucionária, para se implantar o regime comunista. Agora, amigo autor deste post, insisto, dobre a língua para falar de Cuba e não diga que é ditadura, eles vivem em plena democracia. Se duvida disso, pesquise.

  • Tony:

    falsas virtudes?
    o capitalismo é a virtude…verdade…exploraçao do homem…rs
    lutar por um ideario igualitario mesmo nao passa pela cabeça de quem tem dinheiro de sobra…grande ironia…estudem mais!
    um dia o capitalismo cairá! e burgueses serao iguais aos trabalhadores…pois nao serao explorados como sao os operarios neste sistema de “virtudes verdadeiras”…sociedade igual!
    falando de che…grosseiramente…ele foi burro…ele e fidel…o certo seria um Estado para os operarios nao para os militares…por isso falhou!

    • Tarcísio Mansur:

      Concordo com vc… porém o homem não sabe introduzir o socialismo, tanto é q isso não aconteceu do jeito q er apra ser em nenhum país até hoje, então eu por enquanto eu prefiro o capitalismo do q um socialismo de mercado de merda q temos hoje, concorda ?

  • Nicolau da Romênia:

    Che Guevara, filho de burgueses, de aristocratas e militares argentinos foi um maluco e degenerado Play-Boy como o seu colega Fidel Castro filho de Latifundiário! Marx, Engels, Lenin, Trotsky, Mao Tse Dung, Ho Chi Minh etc todos os bandidos comunistas são filhotes de burgueses que na maior cara de pão se declaram de “revolucionarios pobres”!

    • Professora Nina:

      O Che não era filho de aristocratas. Sua familia era de classe média. Não fale bobagens.

  • Zé:

    Não entendo. Porque falar do mau cheiro de Che?
    Suponhamos que você tenha o tico pequeno. Em sua biografia, então, será quase obrigatório colocar: “Possuía tico pequeno”…
    Isso é relevante?

  • Fernando R.:

    pensei q fosse encontrar algo interessante aqui…
    mas as curiosidades eu conheço todas, e errar
    até o nome??? como é que alguém pode dar crédito
    a um texto sobre Che em que nem seu nome está
    correto??? q palhaçada!!! como todos nós ele teve defeitos,
    cometeu erros em alguns momentos forçado pelas
    circunstâncias, mas como disse o Gilmar, não fugiu de
    seus atos e foi homem até o último minuto.

  • Gilmar:

    Entrei nesse site, pensando que ia ler alguma coisa de útil. Nunca li tanta asneira. As pessoas que aqui escrevem não conhecem nada do Che, leram as porcarias que a Veja escreve, ou então têm um conhecimento abstrato sobre o assunto. Aqui há erros desde o nome correto, até a forma como ele foi morto. Querem realmente conhecer o Che? Leiam o que ele mesmo escreveu. Tem muita literatura boa escrita por ele mesmo. E le não nega que já matou. Ele não esconde os seus defeitos.
    Ele foi homem até o seu último minuto.
    Homem com um carater difícil de se encontrar hoje em dia.

    • Júnior:

      Blz, te peço uma coisa tbém, leia Mein Kampf de Hitler e veja como ele faz seu auto retrato, depois me diga se você pode definir a personalidade de uma pessoa somente com suas prórpias palavras.

  • Alcir Gonçalves da Silva:

    Che Guevara,nasceu em Côrdoba Argentina, e não em Rosário.

    • Professora Nina:

      Nasceu em Rosário. Tem um museu lá, na casa onde ele passou sua infancia.

  • Curlândia:

    José……….vc está muito enganado, minha família é da República da Letônia, e meu pai sofreu na pele a implantação forçada do socialismo pelos russos na véspera da segunda guerra, todos os que ousaram ir contra foram expurgados de uma maneira ou outra, perderam bens e as vezes a vida. Outra atitude que se tornou padrão foi o deslocamento forçado de grupos inteiros de pessoas de um local a outro com a intenção de acabar com sentimentos nacionalistas, micigenação forçada. Tanto isto é fato que quando os nazistas invadiram os países bálticos, foram aclamados como libertadores, isto é para vc ter uma vaga idéia da realidade.

  • Robson:

    Xe Quervara é o maior Engodo da História, uma farsa total e completa! Quem estudar um pouco mais com profundidade não tem como negar!

  • Stingray:

    Mais uma correção o nome do pai era: Ernesto Guevara Lynch. Che Guevara que foi um idealista extremado usado por Fidel e descartado quando se tornou incômodo. Foi um fracasso como ministro e por incrível que pareça como guerilheiro, foi derrotado no Congo Belga e depois na Bolívia, seu grande e único sucesso foi a tomada de Cuba, onde era subordinado a Fidel. Seu maior trunfo pessoal, foi ser usado como ícone romântico do socialismo.

  • Carlos Lima:

    Pode ser educador e abrir mais os horizontes! Vejam…
    http://video.google.com/videoplay?docid=-8478265773449174245&hl=pt-BR

  • ortodata:

    Foi morto numa emboscada e levou tanto chumbo que foi necessário um guincho pra levar o corpo – mesmo sem as mãos. As mãos foram cortadas porque ele gostava de andar de moto e não poderia fazê-lo sem elas – tanto no céu como no inferno – fato pelo qual ele muitas vezes é retratado andando de monociclo.

  • J. R.:

    O cara matou um bocado de gente sim. Mas é engraçado como rotulam os chamados “socialistas” dessa forma. A diferença entre esses socialistas que matam e os capitalistas, é que os capitalistas mandam matar pra não sujar suas roupas caras.
    E Cuba, apesar da restrição na liberdade civil (um dos muitos erros na chamada “revolucion”), antes disso era o prostíbulos dos EUA… praticamente toda a sociedade vivia na linha da pobreza absoluta e os “Fulgêncios Batistas” de plantão recebiam o apoio dos EUA para manter esse quadro negro. Os EUA odeiam o regime principalmente pq acham que tem direito sobre Cuba, só por terem ajudado a libertar o país em uma guerra contra a Espanha.

  • Fabrício:

    Isso de Che ser um assassino é relativo. Ele fez o que foi preciso para manter o poder em cuba, tudo isso com a chancela do barbudo mor, tio Fidel.

    Che não foi essa porcaria de herói que a esquerda acha. Como foi muito bem colocado no texto, ele foi um herói porque foi mártir. Mas também não foi esse porco assassino que a direita pinta. Ele foi um homem como muitos outros que envolvidos por uma causa e detendo o poder tiveram a colhões para manter sua situação a qualquer custo. Qualquer um de nós morrendo do jeito certo ou com o poder nas mãos, poderia alcançar o mesmo status místico.

  • Marcos:

    Em Viamão no Rio Grande do Sul , existe uma unidade de saúde que se chama Dr Ernesto Che Guevara!

  • GEORGE GRANGEIRO:

    ESTAMOS ESQUECENDO QUE CHE FOI UM MÉDICO ACIMA DE TUDO, SE PREUCUPAVA COM A HUMANIDADE, TEVE CORAGEM DE FALAR AS NAÇÕES UNIDAS EM SOLO AMERICANO SOBRE A SEGREGAÇÃO RACIAL QUE O PAÍS VIVIA, HOMEM, HERÓI, PAI, MARIDO, FILHO E ACIMA DE TUDO UM HERÓI

    • Júnior:

      “A forma mais positiva e mais forte que há, à parte de toda ideologia, é um tiro em quem se deve dar em seu momento”.Che Guevara.
      Engraçado, como o ser humano escolhe seus ídolos, seus heróis. Sou muito mais, Ghandi, M. L. King. Os fins não justificam os meios. Se falar em igualdade e liberdade é uma coisa, assassinar para firmar uma ideologia é um erro gigantesco.

  • Klaus:

    Che obteve maior carisma politico do que Fidel Castro, por isso foi mandado em uma missão, da qual somente sairia morto. Onde estava planejado para ser o local do início da revolução na Bolívia acabou sendo seu local de execução. Antes disso foi enviado para a África, onde por rádio ficou sabendo que não era mais ministro no Governo Fidel Castro, fato que lhe causou grande indignação e tristeza.

  • Wanderson Gomes Borges:

    tsc tsc tsc tsc…

    Eis aqui o mito che guevara:

    http://www.cleofas.com.br/virtual/texto.php?doc=NOTICIA&id=nbm0423

    publicado pela revista VEJA: http://veja.abril.com.br/idade/exclusivo/031007/p_082.shtml

    Após lerem, tirem suas próprias conclusões.

    • Clovis Fialho:

      Veja o jornal oficial do PSDB, e da classe media paulista,e de intelectuais de direita. Senhores, vamos estudar a composicao politica da sociedade brasileira, antes de recomendar ver algo e tirar conclusoes,tirar conclusao apos ver cleofas, e Veja, e um exercicio muito pobre de raciocinio, nao vou ficar contra nem a favor totalmente, mas apenas fazer uma analise critica da epoca,pois as ideias mudam conforme o ser homano se desenvolve.

  • José:

    Todo mundo aqui que ta criticando o socialismo nunca esteve participando desse regime. Os conhecimentos que nós temos sobre governos socialistas são apenas aqueles que a mídia (que sempre foi e sempre vai ser anti socialista por que no socialismo não tem mídia) nos passa.

  • Igor:

    ‘Che’ equivale ao nosso ‘cara’ pra falar com alguém. Ou até mesmo ‘véi’.
    Che Guevara falava muito ‘Che’ tanto que o apelidaram de Ernesto ‘Che’ Guevara.
    A 10ª não tem nada a ver.

  • Felipe:

    Na realidade, seu apelido “Che”, deve-se ao fato do seu sotaque argentino. Como as dos gaúchos, que terminam uma frase dizendo che. E Guevara era seu sobrenome. Daí, “Che Guevara”.

  • Mozart Guariglia de Oliveira:

    A esquerda é sempre assim mesmo – enaltece virtudes inexistentes…

  • Fink:

    CHE GUEVARA além de comunista pilantra e assassino também foi feito de trouxa pelo seu patrón FIDEL. Típico líder socialista

  • Nikolas:

    Nosa, eu mesmo não tinha conhecimento de que o Che era um assassino, sabia que ele tinha executado algumas pessoas, mas não que era nessa quantia!

    E pelo menos um dia da semana eu vejo alguém com aquela camiseta com o seu rosto estampado! E vai perdurar ainda por anos e anos!

  • laercio:

    Só uma correção:
    Ernesto Lynch foi o pai do “Che”.
    Che Guevara se chamava: Ernesto Guevara de la Serna.

Comentários fechados

Os comentários deste post foram encerrados.