Ícone do site HypeScience

10 mitos detonados sobre o corpo humano

Todo mundo já ouviu a vovó falar que “chá de louro faz bem para o estômago” e que se sairmos no frio vamos ficar resfriados. No entanto, apesar de muito útil em algumas ocasiões, a sabedoria popular nem sempre está correta. Confira 10 mitos que foram detonados pela ciência e que você pode desconsiderar:

1. Sonâmbulos não devem ser acordados

Ok, sonâmbulos normalmente ficam muito confusos quando acordam no meio da cozinha em vez de suas camas, mas acordá-los é muito melhor do que deixá-los se machucar ou tropeçar. Se, algum dia você topar com uma pessoa que está andando e dormindo a acorde e tente, gentilmente, levá-la de volta para a cama.

2. Se você sair no frio ou na chuva vai pegar um resfriado

Não há evidência nenhuma que prove essa frase favorita de mamães e vovós. O único fato é que, no inverno, as pessoas ficam em ambientes mais fechados e os vírus se espalham com maior facilidade. Há uma possibilidade de que sair no frio diminua a resistência a uma infecção que você já tem, mas como o resfriado é causado por vírus não há como a chuva ou o tempo frio transmiti-los.

3. O cabelo e as unhas continuam a crescer depois da morte

Nem um nem outro continuam a crescer. O que acontece é que a pele, por perder líquido, encolhe, logo as unhas parecem maiores porque a parte que ficava sob a pele fica à mostra. O mesmo ocorre com os cabelos.

4. O pêlo cresce mais escuro e mais grosso depois da depilação

O que acontece é que o pêlo recém-cortado tem as pontas “chatas” e não finas como o pêlo natural, logo eles parecem mais grossos. O pêlo recém-cortado também não é exposto ao sol nem é desgastado pelas roupas como o pêlo antigo, então pode parecer mais escuro. Mas a depilação não aumenta o pigmento e nem a espessura dos seus pêlos.

5. Shampoos e condicionadores podem acabar com as pontas duplas

Não, não há uma substância milagrosa que “junte” novamente as pontas duplas do seu cabelo. O único jeito é cortá-las. Bons shampoos e condicionadores podem ajudar a preveni-las, mas depois que elas já estão formadas a tesoura é a única solução.

6. Homens pensam em sexo a cada sete segundos

Se isso fosse verdade, homens não poderiam trabalhar, dirigir ou fazer qualquer coisa que exige concentração. Apesar de não haver maneira (ainda) de medir a freqüência de pensamentos que alguém tem sobre sexo, estudos já mostraram que a média de sete segundos é um enorme exagero.

7. Áreas diferentes da língua sentem sabores diferentes

Por décadas acreditamos que há áreas da língua que sentem gostos específicos como “doce”, “salgado”, “amargo” e “azedo”. Todas as áreas da língua podem sentir todos os tipos de sabor. A idéia veio de uma tradução errada feita por um professor inglês de um artigo alemão.

8. Usamos apenas 10% da capacidade do nosso cérebro

Esse é um mito que todo escritor de livros de auto-ajuda adora mas, sentimos desapontá-los, é falso. Tudo isso porque William James, um psicólogo dos anos 1800, levantou essa hipótese. A verdade é que alguns neurônios ficam mais ativos em determinados momentos, mas todos eles são importantes e indispensáveis – nenhum é inútil e não usamos só 10% da capacidade cerebral.

9. Açúcar deixa as crianças hiperativas

Falso – uma dúzia de testes mostrou que não há conexão entre a quantidade de doces consumidos por crianças e seu comportamento.

10. Verrugas podem ser transmitidas por sapos

Verrugas transmissíveis que aparecem em humanos podem ser transmitidas apenas por outros humanos – são causadas pelo vírus do papiloma humano, ou HPV. Os sapos levam a culpa por serem “verruguentos” por natureza, mas a verdade é que eles não tem verrugas. Os calombos dos anfíbios são glândulas. [EnvironmentalGraffiti]

Sair da versão mobile