10 plantas venenosas que podem matar você

Por , em 4.07.2011

As plantas venenosas dessa lista são mortais, assassinas impiedosas: elas contêm algumas toxinas que não podemos nem pensar em chegar perto. Até sementes de maçã contêm vestígios de cianeto, mas, nesta lista, vamos conhecer algumas plantas que contêm tais doses elevadas de toxinas que podem matar humanos em questão de horas. Em alguns casos, animais têm uma tolerância muito maior ao veneno. É chocante reconhecer algumas das plantas que você cresceu por perto, sem saber que apenas uma mordida poderia ter lhe matado.

Muitas das vítimas dessas plantas são crianças, pois elas muitas vezes têm aparência de frutas um pouco apetitosas, e os pequenos são curiosos, além de terem uma tolerância ainda menor para o veneno. Se for pai ou mãe, preste atenção nos itens abaixo:

1 – Abundância (Ageratina adenophora)

Essa planta nativa da América do Norte é altamente venenosa. Suas flores são brancas e, após a floração, pequenas sementes sopram com o vento. Elas têm uma alta porcentagem da toxina tremetol, que não é conhecida por matar seres humanos diretamente, mas indiretamente. Quando a planta é comida pelo gado, a toxina é absorvida em seu leite e carne. Quando os seres humanos, então, comem essa carne ou bebem esse leite, a toxina entra no corpo e se torna a chamada “doença do leite”, altamente fatal. Milhares de colonos europeus morreram da doença na América no início do século 19.

2 – Erva-de-São-Cristóvão (Actaea pachypoda)

Essa planta com flores nativa do leste e norte da América do Norte tem veneno no seu fruto marcante, de um 1 centímetro de diâmetro, que lembra muito um olho. Apesar de toda a planta ser declarada tóxica para consumo humano, a parte mais venenosa é a toxina concentrada no fruto que, infelizmente, foi responsável por tirar uma série de vidas de crianças, já que também têm um gosto doce. As bagas contêm uma toxina cancerígena, que tem um efeito sedativo quase imediato em músculos cardíacos humanos e pode facilmente causar uma morte rápida.

3 – Trompeta de anjo (gênero Datura)

As plantas desse gênero são às vezes chamadas de lírio, pela semelhança. Também são chamadas de trompeta de anjo, nativas das regiões tropicais da América do Sul, por causa das flores pendentes em forma de trompete, cobertas de pelos finos, que pendem da árvore. As flores vêm em uma variedade de tamanhos (14 a 50 centímetros) e em uma variedade de cores, incluindo branco, amarelo, laranja e rosa. Todas as partes da planta contêm toxinas. A planta é, por vezes, transformada em chá e ingerida como uma droga alucinógena. Como os níveis de toxicidade variam de planta para planta, e de parte para parte, é quase impossível saber a quantidade de toxinas que você ingeriu. Como resultado disso, muitos usuários têm overdose e morrem.

4 – Nuz-vômica (Strychnos nux-vomica)

A árvore Estricnina é nativa da Índia e sudeste asiático. As pequenas sementes dentro do fruto verde para laranja são altamente tóxicas, com alcalóides venenosos. 30 miligramas dessas toxinas são o suficiente para serem fatais a um adulto, e levará a uma morte dolorosa de convulsões violentas devido à estimulação simultânea de gânglios sensoriais da coluna vertebral.

5 – Teixo (Taxus baccata)

Essa árvore é nativa da Europa, norte da África e sudoeste asiático. Ela tem sementes dentro de sua baga vermelha. Essa é a única parte do fruto que não é venenosa e permite que as aves a comam e espalhem as sementes. É preciso uma dose de cerca de 50 gramas para ser fatal para um ser humano. Os sintomas incluem dificuldade respiratória, tremores musculares, convulsões, colapso e, finalmente, parada cardíaca. Em casos de intoxicação grave, a morte pode ser tão rápida que os outros sintomas não são sentidos.

6 – Cicuta (Cicuta maculata)

Cicuta é um grupo de plantas altamente venenosas nativas às regiões temperadas do hemisfério norte. As plantas têm pequenas flores brancas ou verdes, dispostas em forma de guarda-chuva. É considerada a planta mais venenosa da América do Norte: contém uma toxina que provoca convulsões. O veneno é encontrado em todas as partes da planta, mas é mais concentrado nas raízes, que por sua vez são mais potentes na primavera. Além das convulsões quase imediatas, outros sintomas incluem náuseas, vômitos, dores abdominais, tremores e confusão. A morte geralmente é causada por insuficiência respiratória ou fibrilação ventricular e pode ocorrer poucas horas após a ingestão.

7 – Erva de lobo (Aconitum lycoctonum)

O nome lycoctonum se refere ao uso desta planta para matar lobos (luco = lobo e ctonos = matar). Curiosamente, também é mencionada na mitologia e folclore de lobisomem como tanto sendo capaz de repelir lobisomens/licantropos, quanto induzir o estado de lobo, independentemente da fase da lua. Essas plantas perenes são nativas de regiões montanhosas do hemisfério norte. Contêm grandes quantidades de um veneno que costumava ser usado pelo povo Ainu do Japão como veneno para a caça nas pontas de suas flechas. Em casos de ingestão, os sintomas incluem queimação nos membros e abdômen. Com grandes doses, a morte pode ocorrer dentro de 2 a 6 horas. 20 mililitros são suficientes para matar um humano adulto.

8 – Ervilha do rosário ou jiquiriti (Abrus precatorius)

A planta é nativa da Indonésia, mas cresce em muitas partes do mundo. É mais conhecida por suas sementes, que são usadas como miçangas, pelo seu vermelho brilhante com um único ponto preto (não muito diferente de uma viúva negra). O veneno contido na planta (abrina) é muito semelhante ao veneno ricina, encontrado em algumas outras plantas venenosas. Há uma diferença principal, entretanto: a abrina é cerca de 75 vezes mais forte que a ricina. Ou seja, a dose letal é muito menor e, em alguns casos, tão pouco como 3 microgramas pode matar um humano adulto. O uso de sementes como enfeite ainda representa uma enorme ameaça; pessoas já morreram só de furar os dedos na broca usada para perfurar os orifícios minúsculos nas sementes.

9 – Beladona (Atropa belladonna)

Beladona é nativa da Europa, norte da África e Ásia ocidental. É também uma das plantas mais venenosas do mundo, pois contém toxinas que causam delírios e alucinações. Outros sintomas de envenenamento incluem perda da voz, boca seca, dores de cabeça, dificuldade respiratória e convulsões. Toda a planta é venenosa, mas as bagas costumam ser mais, além de serem doces e atraírem crianças. 10 a 20 bagas podem matar um adulto, mas só uma folha em que os venenos estão muito mais concentrados pode matar um homem adulto. Estranhamente, nossos ancestrais “muito inteligentes” da era elizabetana (1500) usavam beladona como parte de sua rotina diária de cosméticos. Eles usavam gotas feitas a partir da planta como colírio, para dilatar as pupilas, considerado atraente porque dava ao usuário um olhar sonhador. As mulheres também bebiam cianeto, ou “sangravam” a si mesmas para obter uma cor pálida e uma pele translúcida.

10 – Mamoma (Ricinus communis)

As mamonas são realmente assassinas; de fato, é a planta mais venenosa do mundo, segundo o livro dos recordes Guiness. A planta é nativa da bacia do Mediterrâneo, África oriental e Índia, mas é amplamente cultivada como planta ornamental. A toxina chamada ricina é encontrada em toda a planta, mas está concentrada nas sementes/grãos (da qual o óleo de mamona é feito). Uma semente é suficiente para matar um humano em dois dias, em uma morte agonizante e longa. Os primeiros sintomas vêm dentro de algumas horas e incluem sensação de queimação na garganta e na boca, dor abdominal e diarréia com sangue e vômito. O processo é imparável e a causa final da morte é desidratação. Estranhamente, os humanos são os mais sensíveis a essas sementes: leva 1 a 4 para matar um ser humano plenamente desenvolvido, 11 para matar um cão e 80 sementes para matar um pato. [Listverse]

• Marcos Vinícius de Oliveira:

Quanto à “inteligência” de nossos “antepassados Elizabetanos”, bom, há sim um risco no uso de alcalóides tropânicos, mas a atropina é um midriático utilizado até hoje nos colírios que nos são ministrados ao chegar em oftalmologistas. Outros compostos relativos à família das solanaceaes (família que recebe esse nome devido a palavra latina “solare”, ou “consolar”) têm amplo uso na medicina moderna: os alcalóides hiosciamina e escopolamina estão presentes em plantas como as (continua)

• Marcos Vinícius de Oliveira:

… em plantas como as Daturas ou Brugmansias, no meimendro (Hyoscyamus niger) e na iconográfica planta medicinal, narcótica e mágica popularizada por obras de fantasia: a Mandrágora. Digo que devemos muito ao nosso passado experimentador; Não fosse ele a medicina ainda engatinharia. É engraçado ainda pensar que durante a idade média, qualquer aquele que fosse apanhado em posse de tais plantas (conhecidas na Inglaterra antiga como nightshades/sombras da noite) poderia ser indiciado a morte.

• Inalva Santos:

Não há dúvidas de que determinadas espécies exigem cuidados, por serem altamente tóxicas. Nunca comi uma semente de mamona, no entanto o seu óleo é precioso para tratamento e queda de cabelos, inflamações, e tantos outros benefícios. A diferença entre o remédio e o veneno é a dose, fica a dica.

• Fátima Revolter:

Todas as plantas citadas por essa matéria , são amplamente utilizadas pela ciência para o tratamento e cura de inúmeros tipos de doenças. Acho leviano colocar em uma matéria que tais plantas apenas matam, pois muitas coisas podem matar, até mesmo um simples copo de leite se a pessoa tiver intolerância a lactose.

• Monica Andrade:

Dizem que a planta “comigo ninguem pode”é venenosa mas quando criança coloquei. na boca e ñ aconteceu nada.È mesmo venenosa ou é lenda?

• Eva Cristina:

Já comi um bocado dessas frutas 😛 E não morri u.u

brincava com Mamona de comidinha quando era pequena, comia beladona, colhia erva de lobo e fazia um buquê pra minha mãe junto com uns “cotonetes” de mato 😛

também já cheirei muuuuuuuuuito trompeta de anjo (tem cheiro de carambola ou similar) e também pegava a cicuta e tirava as florzinhas e sugava tipo um melzinho que ela tem.. rs

E tô viva, serelepe da vida 😛

Também já comi chumbinho sem querer, mas isso é outra história 😛

• Gera:

Bom é como diz a música…

Venenosa heeeee é Eva venenosa heeeee…

Brincadeirinha!!!!!!!!!!!

Abração!!!

• Marcelo Araujo Rocha:

Moça “Erva Cristina” rsrsrsr Vc deveria procurar o Dr Xavier com suas qualidades especiais #X-man rsrsrsssr

• Thamiris Medeiros:

Essas flores trombeta de anjo tem aqui em casa,mas nunca toquei ou cheirei elas,agora que eu sei que elas sao venenosas nao vou abusar a mexer com elas nao.

• Luiz fernando Maurina:

A última não parece mamona e sim coloral!

Kkkkkk

• Yolanda Campbell:

É mamona sim, esta é vermelha. A maioria das pessoas só conhecem a verde. Pode observr pela folha enorme. Urucum tem frutos marrons espinhosos, e fica vermelho quando suas bagas se abrem ao amadurecer, momento esse, em que rompe a casca e mostra as sementes vermelhas. Sua folhagem é bem pequena, bem diferente dessa foto.

• eugenio xavier:

Faltou a espirradeira. Planta venenosa muito cultivada como ornamental em praças e ruas. É uma planta que toda ela é venenosa , da raiz até as flores.

• José Pires Neto:

A número 03 tem cheiro agradável. Lá em casa tinha um pé e ninguém sabia que era um veneno…

• Jonas Anselmo:

Eu comia beladona quando era pequeno, tinha uma cerca viva de beladona, deixava a língua roxa e dava coceira mas não tinha alucinação.

• Yuri Caetano:

Não era de se surpreender.Surpreendente é quando acharem algo que NÃO possa matar uma pessoa.

• Cláudio Bartz:

A planta da foto nº 10 não é mamona, e sim do urucum (Bicha orellana). Favor corrigir, obrigado.

• brittol:

Na verdade essa planta é uma variedade de mamona vermelha, e nao urucum, o nome dela é Ricinus sanguneus.

• Clovis Fialho:

Mamona vermelha já vi muitas nas minhas caminhadas pelo mato ,lá pelas bordas da Mata Atlântica , na verdade se via mais em campos abertos, com outra mamona verde a gente usava o ramo seco para fazer cigarro , nas aventuras de criança , ainda bem que estamos todos vivos,rsrsrsrs

• Zelia Hora:

Não pode confundir mamona vermelha com urucum Urucum é comestível, moído se coloca nos alimentos para colorir e compra-se no mercado com o nome de COLORAL!

• George Lima:

Só pelas folhas já dá pra perceber que isso não é urucum, os frutos até que se parecem.

• Doer Doa a quem:

Bem instrutivo. Depois do desenvolvimento da agricultura, o homem esqueceu sobre quase tudo que não é cultivado, serio, sociedades coletoras sabem mais sobre plantas venenosas do que muitos com pós doutorado no assunto, sem querer desmerece-los.

• Lourdes Fiuza:

FIQUEI INTRIGADA COM A ESTUPIDEZ PARA SE ALCANÇAR O TIPO
    DE BELEZA DA ÉPOCA. ENTÃO ,CONCLUI, CADA ERA TEM A SUA.
    VEJA HOJE OS PROBLEMAS DA MAGREZA EXTREMA!!!!
    QUANDO CRIANÇA JÁ SABIA DA MAMONA, POIS BRINCAVA COM ELAS….
    E TAMBÉM AS MARIA PRETINHAS COMO A CONHECÍAMOS.
    PARABÉNS A VOCES…

• Renato Almeida:

Quem deu sorte foi o PATO

• Maicon Lima:

adorei essa site agora as pessoas podem ter maais sabedoria antes andar por ai botado frutinhas desconhecidas na boca isso pode levar a morte.

• Chico Zé:

é bom saber-s isto das plantas venenosas,mas é pena q esta sabedoria ñ saia do livro computador,é q assim a sabedoria só está com akeles q tem acesso ao computador.

• Chico Zé:

é mto educativo este site, pode poupar mtas vidas com estes ensinamentos

• Camille Vazquez:

pode poupar ou não, vai saber que alguém estava procurando aqui uma forma de morte sem ter que fazê-la com as próprias mãos, nunca se sabe.

• Chico Zé:

é mto educativo este site, pode poupar mtas vidas com estes ensinamentos mas falta a espirradeira e algumas outras

Wolfsbane, acônito, matalobo do Vampire Diaries

• roberta:

duvido agr alguem toma leite ou comer carne kkk obvio que vc6 vão comer só por causa daquela planta vc6 vão parar é

• roberta:

ai que medo tem uma que parece até uma joaninha e as mamonas jente aquela ali num quero chegar ne perto pra mim morrer com umas platas dessas elas dão até pra inganar quem ver por que elas são bonitas mais que meu seus do ceu da muito medo tava vendo com a minha prima tinha umas que agente nem sabia que existia nossa tou assustada…

que tal os defensores da maconha fazer um chasinho com estas ervinhas e tomar pela manhã, nunca mais vcs iriam defender ervas.

• cicero:

VENENOOOOOOOOOOOOOOSSA E-E-E-EE ERVA VENENOOOOOSA E-E-E-EE É PIOR DO QUE COBRA CASCAVEL-EL-EL…

po, imagine minha irmã que tem mania de ficar pegando mato e morder kk date poko ta caida ae no chão.
    e quanto à mamona? jesus cristo, por que diabos não me falaram antes que era venenosa?( a verdinha eu n sei né)
    usava elas pra fazer guerra kkk

• Inna:

Da mamona, só é venenosa a semente, e só se triturar ela, porisso, pode continuar fazendo guerrinha, q na minha opinião é muito divertido!

• José Elias:

Tem uma planta bem pequena, nasce nos potreiros, aqui no sul chamam de capim timbó, se o gado comer, morre intoxicado. Perdi uma vaquinha amojada por conta desta planta. Não foi mencionada.

as plantas tem um poder letal muito forte não resta duvida

capitão óbvio.

• JRA:

Quando eu era pequeno tinha uma cerca viva de Beladona na frente da minha casa e toda criança que ia lá comia ou colocava na boca, ninguém nunca morreu ou sentiu nada além de ter a língua tingida com a cor da baga e sentir ela comichando.

• Danny:

Credo!!! Meu remédio pra cólica tem belladona… eu me sinto beeeem molinha huahau

• Carla Sevene:

nao sabia que ervilha do rosario era perigoso. brinquei tanto com as bolinhas vermelhas e olhospretos.

• Carla Sevene:

bom dia.
    quando crianca brinquei muito com aERVILHA DO ROSARIO cem saber que corria risco de vida, ate faziamos colares enfeites na cabeca e usavamos tambem para fazer olhos das bonecas, se a memoria nao me falha ate metiamos na boca.

Como o velho ditado: O que não mata engorda!
    Será por isso que tem aumentado os números de obesos no mundo?
    A diferença entre o antídoto e o veneno é a quantidade dada.

• José Luis:

Quando eu era criança tinha umas mudas de Beladona no quintal de minha avó, todo mundo comia os frutos dela e ninguem morreu por causa disso.

Estranhei ao ver essa planta nesta lista.

• cacau_net:

A beladona faz parte da composição do Atroveram

E ainda tem gente que acredita em Adão e Eva….
    Então Deus nos criou e criou todas essas plantas venenosas para que pudéssemos na ignorância provar e acabar numa morte lenta e dolorosa… Faça-me um favor, né!?
    Por isso que acho que se deus existe ele é um sacana, me perdoem mas é minha opinião.

• Marianna:

Se voce esta pedindo perdão pela sua opinião, é porque tem duvidas dela.
      Leia mais um pouco… os ensinamentos e porque Deus fez a natureza assim.

• Prego Mestre:

quem deixa armadilhas em casa pra matar seus filhos incapazes é um sádico.

• San:

A forma como foi escrito o nome científico das plantas está errado!

• kiddo:

Tanta gente falou tanto que sugiro pesquisar mais a fundo as que estão perto “perto de casa”, não ?
    Em tempo: nunca vi mamonas roxas, como as da foto, mas fiz muita guerra com as verdes, quando moleque.

• Chinfor:

se a mamona é a planta mais venenosa do mundo com diz a materia, como que a substancia venenosa abrina contida na ervilha do rosario pode ser 75 vezes mais forte que a ricina contida na mamona????? Matéria cheia de furos

• Availton:

Faltou a Comigo ninguém pode (Dieffenbachia seguine), esta planta apresenta células especiais chamadas de idioblatos que contem um citoplasma mucilaginoso e cristais de oxalato, esses cristais que perfuram permitindo o contado da pele que esse material mucilaginoso que têm perfil toxicológico semelhante a histamina, tá aí o edema de glote que pode levar a morte.

• Lesado:

Cannabis???

• Andrômeda:

Corrigindo: Não citaram a “Comigo Ninguém Pode”. É uma planta muito venenosa.

• buenos:

Gosto das matérias da Natasha ela é muito crânio….apavora..

• Sonia Mara:

Por acaso a beladona mostrada na reportagem é a vulgarmente conhecida como “Maria Pretinha”????

Se for, dia desses eu experimentei umas 2 ou 3, pq eram docinhas, mas como achei o gosto meio bobo, acabei cuspindo.

Mania que eu tenho de pegar matinhos e experimentar !
    Qqer dia vou me dar mal…

Tb gosto de pegar folhas de arvores frutíferas e fazer chá, tipo pitanga, canela, laranja, limão, tangerina, ou folhas de figo e capim-cidreira.
    As vezes até misturo várias delas pra obter um chazinho com gosto diferenciado, que costumo beber à noite, em épocas muito frias .
    Algumas dessas folhas podem fazer algum mal, sozinhas ou misturadas ???

• kiddo:

Melhor ficar nas suas conhecidas e não sair experimentando
      qualquer coisa… viu, Soninha ?

Na boa

• Sonia Mara:

Ahahahahahah… pois é, Kiddo! É que eu moro em chácara e as vezes, por distração, acabo colocando na boca algumas folhas ou frutinhos do mato que encontro, só pra sentir o gosto. Mas é justamente aí que mora o perigo: Na inocência, ingenuidade, por falta de conhecimento ou mera curiosidade, a gente acaba colocando a vida em risco e nem percebe!
      Depois dessa reportagem, parei com essa mania! rssssss

• junior:

Cuidado com o que põe na boca soninha, cuidado…tem umas coisas venenosas por ai…quer dizer: “umas plantas”…kkk

• José Lucas Primo.:

Notas comentadas de plantas, me foi muito interessante e folgo em dizer que alem de instrutivos, fazem lembrar de muitos casos de intoxicação por plantas ornamentais e de jardins sem que haja nenhum controle e até por falta de orientação a respeito, a lista é extenssa.Parabeniso a todos que, mesmo jocosamente se manifestaram.

O lírio branco do brejo ou dama da noite q tem um perfume q dá dor de cabeça é o mais devastador de todos!Conta-se na literatura de Euclides da Cunha q uma mulher enciumada de seu amante com a esposa deu ao amante um chá contendo uma pequenina raspa da raiz do lírio, o amante ñ morreu mas ficou maluco p\ sempre, a toxicina da raiz destruiu parte de seus neurônios.Ele vagava pelas estradas virou zumbi, nas ilhas da Indonésia tbm se usa essa raiz para o mesmo fim(criar zumbis!

• Sonia Mara:

Poxa! eu não sabia dessa! Moro em chácara e tenho uma dama-da-noite quase na porta de entrada de minha casa – qdo ela floresce, eu arranco quase todas as flores pq fico com ânsia e dor de cabeça pelo cheiro exageradamente forte. Tb, né… plantei no lugar errado – muito proximo da casa!
      Sinto que o perfume ataca o meu fígado, sei lá como!
      De toda a floração deixo apenas 3 ou 4 galhos com poucas flores, pq numa quantidade mínima, o perfume dela se torna bem suave e agradável.

Não recomendo essa planta muito proxima da casa, nem para pessoas que têm problemas com o fígado, como eu.

• Sonia Mara:

E tb eu tenho o lírio do brejo – acho o perfume dele muito bom! Estou sempre colhendo essa flor e levando pra dentro de casa. Não sabia que essa planta era venenosa.

• pff:

sair na rua mata mais do que esse matagal ae

viva o brasil e suas plantas venenosas

• Ícaro:

de todas as plantas só uma é nativa da américa do sul

• Eduardo Amaral:

A mandioca brava é conhecida também como maniva e suas folhas venenosas moídas e cozidas, misturadas a partes de porco dão origem à famosa maniçoba nortista. O tucupi é utilizado amplamente na cozinha paraense e amazonense: pato no tucupi, porco no tucupi, peixe no tucupi, tacacá, etc.
    Saudade daquelas comidas deliciosas elaboradas pelos meus irmãos nortistas.

• Eduardo Amaral:

No norte do Brasil a farinha de mandioca é feita com mandioca brava, muito rica em ácido cianídrico, que mata se ingerida. Porém após a moagem a massa é lavada e escorrida, de onde tira-se o famoso tucupi. Para transformar o ácido cianídrico em substância inócua, o tucupi, o líquido é fervido durante algumas horas. A massa é torrada em grandes “frigideiras” de metal e também torna-se inofensiva, a deliciosa farinha amarela.

Quando eu era criaça pequena lá em diamantina brincava com mamona o tempo todo , tiro de mamona , cumê mamona , fuma folha de mamona , usar o talo oco da mamona como canudo para beber agua . tô aqui vivinho , apesar de muita gente me querer morto. kakaka !!!

• Ivana Ribeiro:

Eu também usava o talo da mamona como canudinho para fazer “bolinhas de sabão”!!!!

• Heroi:

Não, baby. As bolinhas de sabão são feitas com os canudinhos do mamoeiro, o que dá a fruta mamão, não da mamona!

O talo da folha de algumas mamonas tabém dá canudinho.

• Maria Emilia:

HEROI, EU TAMBÉM FAZIA BOLINHAS DE SABÃO COM CANUDINHO DE MAMONA.

Mamona da canudinho sim.

• REGINALDO:

Muito bom,toda a informação auxilia na compreenção dos fatos, ta de parabéns…Com essas informações muitos animais ainda permanecerão vivos…rsrsrs
    P.S.: Apenas se souberem ler e interpretar o conteúdo que tenta passar o blogueiro…
    A vida continua…

• Maria Emilia:

REGINALDO, OS ANIMAIS POR INCRÍVEL QUE PAREÇA, CONSEGUEM IDENTIFICAR PLANTAS VENENOSAS.

• Aurgon:

Roberto, você não correu nenhum risco…Uma ou duas sementes, causaria a morte de um ser humano… no seu caso específico, seriam necessárias onze sementes.

boa materia… Não aconselho testes para saber se as pesquisas sobre essa materia realmente faz algum sentido kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!

• Raimundo Nonato Miraes:

Quero receber novos comentarios

• Danorton Tadeu:

Gostei das informações e conheço algumas dessas planta, inclusive a comigo-ninguem-pode, muito comum na amazonia brasileira. Parabens Natasha. Continue nos informando.

• Rui Pedro:

essa ervilha do rosario eu jogo dominó e marco o pontos com ela a vida toda e ja botei na boca mas nunca mordi mas pela toxidade deveria. ja fiquei até com mendo aki nos chamamos essa semente de tento

• Junior:

Agora vou ficar esperto se minha sogra vir me dar aqueles chás pra tomar.

• renata:

aqui no interior de s.p.chamamos de olho-de- boi

• jack l v:

Apartir de agora tomem cuidado!!! Muitas mulheres vão achar fácil matar um homem com essas plantas!!!

• Gil Cleber:

Quanto à mamona, a informação não deve estar correta, a menos que dependa de algum outro fator. Onde moro há grande quantidade da planta, que cresce naturalmente no campo, e nunca houve morte seja de adulto, seja de criança, por ingestão, e as oportunidades de ingeri-la são grandes. Uma senhora que conheci quando garoto colhia a planta para fabricar o óleo, e tinha filhos pequenos. Nunca houve qualquer acidente com a planta em sua família.

Q LERDESA VC FALOU SE DUVIDA ENTAO COMA PRA TER CERTEZA.KKKKKKKKKKKKKK

• Availton:

Muito bom, estou lendo Plantas Tóxicas, isso me enriqueceu ainda mais.

• lesado:

Porque? Tá vendendo maconha?

Sócio do Biodiesel.

• Daniel Iserhard:

Sério, cuidem as traduções.

• jorge de melo:

Avisem ao Marcelo D2: estas ervas naturais podem te prejudicar.

Para quem gosta de morrer de morte natureba bem rápida, taí um prato cheio. Se quiser morrer mais lenta e indignamente, então use maconha, fumo, coca, papoula, cogumelo, mescalina, álcool, coma demais, faça caminhadas pelas favelas do Rio, tudo vai acontecer de forma bem natural. Também há a opção de viver com um salário mínimo. Aí você escolhe. Há, vote na Dilma, no Lula, no PT e dê dinheiro para a CBF e para o Ministério dos Esportes para 2014. Nturalmente o arrependimento vai te matar. Boa morte!

• Renato Rodrigues:

Com certeza, Robertão. Bom mesmo é votar no Fernando Collor ou no Cardoso e nos amiguinhos dele. Ou em você, que é tão esperto quanto eles. 😉
      abraço, brother…

• cristina:

Kkkkkkkkkkkkkkkkkk…
      o pior é q é verdade !!

No tempo do FHC, Collor e todas as cambadas que estiveram no Poder ninguém conseguia viver com o salário mínimo se fosse comprar pelo menos alguma roupa. Tem assalariado que está compprando moto, carro e etc. Acha que isto nincomoda um pouco alguns abestalahdos que não conhece a história… ou é ignorante por natureza genética….

• Roberto Requião – PR:

Eu comi uma mamona e não morri!

• Lara:

Devia ter ido para o inferno seu filho do capeta….

• pedro:

Era pra estar morto, você é um desperdício de oxigênio.

• Thyago Hills:

Acontece que a ricina veneno letal encontrado na mamona precisa antes ser sintetizado com amônia, para assim exercer sua função de veneno.

Agora, esmague algumas ervilhas-do-rosário e faça um chá, acredito que não dará a mesma sorte. 😉

• Ivana Ribeiro:

Disperdício de oxigênio…kkkkk…

Que pena!!!

• N.Souza:

devia ter dado mamona para o rasera

• Nivaldo Junior:

Esqueceram a Mary Jane, Marijuana, T.H.C (tetrahidrocanabinol) ou Cannabis como queira chamar, essa planta é o caminho pra outras plantas mais pesadas como a papoula que também destrói o ser humano e muitas famílias…usa quem quer.

• Juares:

As informações publicadas nesse site não são confiáveis, servem, quando muito, apenas para distrair.

• Sem noção:

Então você gosta de ser enganado, aconselho procurar um site que te distraia com a verdade.

• Gabi:

Cale a boca!!!! Não tem o que falar?

• Erto13:

Me perdoem, pois posso estar equivocado.
    Na minha infância brinquei muito com mamonas e com as ervilhas do rosário (mas que eu conhecia quando criança como olho de gato, nada a ver eu sei). Em frente a escola do meu filho, inclusive, tem uma árvore dessas. As sementes são frequentemente utilizadas para brincar. Duvido, mas duvido mesmo, se uma criança com menos de 5 anos não já ingeriu tais sementes.
    Quantas vezes, por curiosidade na infância, eu mordia essas sementes. Claro, não a ingeria. Mas dado a toxidade mencionada nesse artigo, era para eu ter sofrido alguma coisa, com certeza.

A mamona tem um gosto horrível por isso as crianças acabam não comendo. Também já masquei mas cuspi porque é muito ruim.

ENTAO EU ACHO Q VC MORREU QUANDO TINHA 5 ANOS PQ TEM A MENTE DESSA IDADE

• ju:

é verdade

• BARRIGUDO:

‘Mamonas assassinas’

Ora, o óleo de rícino não é toxico, pq a ricina não é solúvel no óleo

• WILSON QUEIROGA:

Existe uma planta chamada de vulgarmente de “Comigo ninguém pode ” que também é muito venenosa e creio deveria estar nesta lista ! Quanto a mamona, o óleo de rícino não é retirado da semente dela ? O ser humano utiliza este óleo em ampla escala !

• Apocalyptica:

A mamoma perde o efeito venenoso ao ser cozida.

• HUGO SM:

Concordo,acho que seja a primeira em numero de vitimas,sobretudo porque é considerada como protetora contra o “mau olhado” e plantada na maioria das residencias.
      Alem das “saponinas”(estricnina)que mata por parada cardíaca(em altas doses),contem minúsculos cristais de oxalato de cálcio,que ao serem ingeridos produzem um edema(inchaço)da glótis(garganta)o que pode matar por asfixia.
      Eu pessoalmente já perdi 2 cães vitimados por esta planta.

• SR. KHAZAMA:

VAI UM “copo de leite aí” aposto q ninguem ta com fomekkkkkk pra quem ñ sabe isso eh venenoso

Comentários fechados

Os comentários deste post foram encerrados.