Crocodilos e cobras são conhecidos desde a pré história por serem animais perigosos, os quais o homem não quer como bicho de estimação. Nessa lista, você pode conferir 10 outras espécies de répteis que podem ser particularmente perigosos: lagartos e tartarugas que, com uma mordida, podem tirar uma parte do seu corpo e até matar.
10. Iguana verde
A iguana tornou-se um animal de estimação muito popular nos últimos anos, e seus defensores dirão que ter este gigante réptil pré-histórico por perto é como uma alternativa a um cão. Mas, embora herbívora, ela pode ser imprevisível, e possui dentes bastante afiados. Em ocasiões severas, iguanas mansas já acabaram agitadas e, com os dentes e garras, cortaram rosto e mãos de seus donos. O animal pode pesar até 18 quilos e atingir mais de 6 metros de comprimento. Ou seja: um ataque dele não é pra brincadeira.
9. Tartaruga-de-couro
A tartaruga-de-couro é a maior de todas as tartarugas, às vezes chegando a mais de 8 metros de comprimento. Estes onívoros são, possivelmente, os maiores animais vertebrados da Terra, mas estão se tornando raros e ameaçados de extinção devido ao desenvolvimento, poluição e pesca acidental. As tartarugas gigantes geralmente são bastante calmas, mas podem oferecer uma mordida capaz de quebrar ossos se forem perturbadas, e são extremamente fortes e poderosas. Em um caso bizarro, uma enorme tartaruga-de-couro, provavelmente pesando mais de 680 quilos, voltou sua agressividade a um pequeno barco, tudo porque tinha acabado de ser perseguida por um tubarão, considerando, em seguida, o barco como uma ameaça.
8. Tartaruga mata-mata
A América do Sul é famosa por suas criaturas incríveis e às vezes assustadoras. Compartilhando os rios com piranhas e golfinhos, está a tartaruga mata-mata, um animal bastante perigoso. Com o corpo alongado e uma boca cheia de “placas” afiadas, muito parecidas com dentes humanos, esse carnívoro aquático ataca aves, peixes e outros répteis. Só nos resta imaginar o que ela faria com uma pessoa…
7. Tartaruga cabeçuda
A tartaruga cabeçuda é uma espécie de quelônio bizarra, com uma longa cauda quase do comprimento de seu corpo. Esta tartaruga é nativa do sudeste da Ásia, onde caça uma variedade de presas nos rios. Ela possui mandíbulas extremamente poderosas e não hesitará em usar o seu bico ósseo se uma ameaça for percebida – por isso, é melhor manter a distância. Infelizmente, essa criatura incrível, que pode até subir em árvores, está em risco de extinção devido à caça furtiva.
6. Tartaruga de casco mole
Parecendo um réptil de filme de terror alienígena, a tartaruga de casco mole compensa suas deficiências com uma mordida muito forte. Entre as muitas espécies de tartarugas de casca mole em todo o mundo, a gigante do Cantor, nativa da China, é a mais aterrorizante. Ela se esconde na areia à espera de uma presa, antes de golpeá-la com seus dentes afiados. O tamanho e a força da mordida podem levar a ferimentos horríveis. No entanto, esta espécie, infelizmente, está em risco de extinção.
5. Lagarto do Nilo
O lagarto do Nilo, que pode crescer até 9 metros de comprimento, muitas vezes oprime os jovens crocodilos e possui um mordida extremamente poderosa e venenosa. Quando ameaçado por seres humanos ou outros intrusos em potencial, o lagarto do Nilo pode atacar. Os répteis gigantes são vendidos como animais de estimação, mas os proprietários devem ser cautelosos com relatos de ferimentos graves e o fato de que estes lagartos podem agarrar o pescoço de um gato em um instante e, em seguida, engoli-lo inteiro. As crianças devem permanecer fora do alcance destes lagartos, pois o ataque é uma possibilidade com tais predadores.
4. Monstro de Gila
O monstro de Gila é o maior lagarto da América do Norte, com mais de dois metros de comprimento, e é o único venenoso. Eles estão ameaçados de extinção e protegidos por lei, mas os seres humanos que interferem com a espécie podem se tornar ameaçados de extinção também. Se perturbado, um monstro de Gila pode agarrar-se a pernas ou braços do infrator, onde ele afunda seus dentes e libera uma dose extremamente potente de veneno neurotóxico. Um alto número de mortes ocorreu antes que uma maior consciência dos perigos e opções de tratamento para a mordida da espécie fossem conhecidos. O Gila também pode segurar com muita força um membro do corpo de seu “ameaçador”, e mastigar a carne deixando-o mutilado e com bastante veneno. A submersão do animal na água pode forçá-lo a desistir do ataque.
3. Lagarto de água da Malásia
O lagarto de água da Malásia é o segundo lagarto mais pesado do mundo, e se esconde nos rios e pântanos profundos do sudeste da Ásia. Este lagarto também é conhecido por se alimentar de cadáveres. Se um ser humano vivo cair na água, onde vários lagartos estão se alimentando, é muito possível que o instinto de caça do réptil seja ativado pela vulnerabilidade do humano, provocando um ataque. Lagartos de água são capazes de se alimentar de uma grande variedade de animais, e têm pouco problema com presas grandes, pesando mais de 150 quilos em alguns casos e podendo ter até 3 metros.
2. Tartaruga crocodilo
A tartaruga crocodilo é a maior tartaruga de água doce do mundo, e de longe a mais perigosa. Pesando mais de 200 quilos, o réptil tem um casco como de um dinossauro e um bico enorme capaz de amputar qualquer parte do corpo trazida para perto dele. Pode cortar um cabo de vassoura com velocidade relâmpago. Um nadador que acidentalmente pise nessa tartaruga poderia facilmente perder parte de um pé. A espécie pode chegar aos 200 anos.
1. Dragão de Komodo
O Dragão de Komodo vive nas planícies de florestas, praias e planaltos da Indonésia, o que representa uma ameaça para quase todos os seres vivos. Com quase 3 metros e 140 quilos, são os maiores lagartos do planeta, formando o microcosmo de um mundo pré-histórico onde répteis comandavam. Eles se alimentam de presas tão grandes como búfalos e podem atacar seres humanos. Sua saliva libera bactérias tóxicas e veneno que enfraquecem sua presa, que não morre imediatamente, mas fica caída para que eles possam atacá-la e se alimentar. [ListVerse]