12 missões espaciais para acompanhar

Por , em 9.01.2012

O programa do ônibus espacial da Nasa acabou no ano passado, mas isso não significa que não haverão outros lançamentos fantásticos em 2012.

Pelo contrário: de viagens espaciais turísticas e naves privadas que irão visitar a Estação Espacial Internacional até um pouso em Marte e um laboratório espacial chinês tripulado, grandes viagens é o que não vão faltar neste ano.

Dê uma olhada nesta lista e confira 12 missões espaciais que você não pode deixar de acompanhar em 2012.

1. Seres humanos vão continuar no espaço

Como já acontece há mais de uma década, pessoas serão enviadas para a Estação Espacial Internacional para manter a presença humana no espaço que tem sido constante desde o ano 2000.

Doze pessoas devem viajar a Estação Espacial Internacional em quatro lançamentos diferentes neste ano. Esses homens e mulheres vão passar cerca de seis meses no espaço, podendo fazer experiências em um laboratório único já feito por humanos.

2. Sondas pelo sistema solar (e fora dele)

Muitas das sondas robóticas que estão explorando o sistema solar irão atingir suas metas neste ano.

A sonda Cassini, que está orbitando Saturno desde 2004, vai fazer vôos rasantes múltiplos nas luas Titã e Encélado e vôos mais distantes em vários outros satélites do planeta, incluindo Helene, Mimas, Jano, Polideuces, Telesto, Palene e Dione.

A missão Messenger, da Nasa, irá continuar os estudos no planeta mais próximo do sol, Mercúrio. E a missão New Horizons, lançada em 2006, vai se aproximar de Plutão como nenhuma nave já conseguiu fazer. A New Horizons deve atingir sua meta em 2015.

Nesse meio tempo a sonda Opportunity, da Nasa, continuará sua missão, enquanto a distante sonda Voyagern continua seu caminho para fora do sistema solar.

3. Novas adições na Estação Espacial Internacional

A Estação Espacial Internacional tem o tamanho de um campo de futebol e custou aproximadamente 185 bilhões de reais. Ela foi construída pelos Estados Unidos, Rússia, Agência Espacial Europeia, Japão e Canadá.

Em maio de 2012, a Rússia vai lançar o Módulo do Laboratório Multifuncional, que será adicionado à estação espacial, substituindo compartimentos mais antigos. O novo módulo irá abrigar experimentos científicos e também irá servir para área de descanso da tripulação.

4. Aterrissagem do avião espacial de espionagem dos EUA

A Força Aérea dos EUA tem uma sonda de espionagem secreta chamada X-37B em órbita. O veículo espacial não tripulado foi lançado no topo do foguete Atlas 5 na Flórida, em 5 de março de 2011.

Apenas o segundo de seu tipo, o X-37B foi programado para uma missão de nove meses, mas já superou esse objetivo. O veículo deve voltar para a Terra em 2012 e é possível que outra nave do tipo seja lançada ainda este ano.

5. Testes do Dream Chaser iniciam este ano

O Dream Chaser é uma nave espacial privada construída nos Estados Unidos. A nave é uma tentativa de servir de transporte para astronautas da Nasa rumo a Estação Espacial Internacional.

Em 2012, será feito um teste para quedas de grandes altitudes para avaliar as capacidades de pouso da nave. Se a Dream Chaser mostrar que pode ser perdida na volta para o chão ou apresentar falhas ela será descartada.

6. Nave da Nasa irá pousar em Marte

O veículo explorador Curiosity, da Nasa, peça central da missão Mars Science Laboratory (MSL), deve chegar ao planeta vermelho em 6 de agosto de 2012 e é uma das missões mais esperadas do ano.

7. Rumo ao asteróide Ceres

A sonda Dawn, que tem orbitado o enorme asteróide Vesta, vai em direção de outra gigantesca rocha espacial em julho deste ano: Ceres.

A Nasa lançou a Dawn em 2007 em uma missão para visitar os maiores asteróides do cinturão de asteróides entre Marte e Júpiter. Dawn só deve chegar em Ceres em 2015. Até lá, ela continua dando voltas e nos mandando incríveis vistas de Vesta durante grande parte deste ano.

8. LightSail-1, uma nova vela solar

LightSail-1 é uma nave vela solar não tripulada que está sendo desenvolvida pela Planetary Society, uma organização sem fins lucrativos que defende a exploração espacial.

A Planetary Society tem tentado repetidamente lançar uma vela solar em órbita, e o LightSail-1 é um dos três veículos planejados pelo grupo.

A espaçonave é composta por três naves espaciais em forma de cubo e deve ser lançada ainda este ano.

9. Sondas Grail chegam à lua

A Nasa começou o ano com a chegada de duas novas sondas não tripuladas à lua. As duas sondas gêmeas Grail chegaram ao satélite no dia 31 de dezembro em uma missão que custou mais de 912 milhões de reais. As sondas irão mapear a lua por pelo menos três meses.

10. Primeiro laboratório espacial chinês tripulado

Em 2011, a China lançou seu primeiro laboratório espacial com êxito. Astronautas chineses devem viajar para o laboratório este ano durante as próximas missões.

11. Turismo espacial cada vez mais próximo

O turismo espacial suborbital da empresa Virgin Galactic, criada pelo bilionário britânico Richard Branson, dará um grande salto em 2012. Especialistas antecipam que a nave da Virgin Galactic irá realizar seu primeiro teste de vôo neste ano.

A nave da Virgin Galactic irá voar com passageiros que desembolsarem cerca de 370 mil reais para passeios no espaço.

12. Dragon e Cygnus irão visitar a Estação Espacial Internacional

Em 2012, a primeira nave privada deve fazer sua viagem inaugural para a para a Estação Espacial Internacional. A cápsula SpaceX Dragon deve ser lançada no topo de um foguete no dia 7 de fevereiro.

Outra nave espacial privada, a cápsula Cygnus, também deve fazer sua estreia em 2012. Ela deverá ir para o espaço em maio. [Space]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 3,00 de 5)

51 comentários

  • amanda:

    os homens estão sertos de gastar 2 bilhões e meio com os robos assim eles acabam conquistando espaço

  • Ester Maria da Rosa Santurion:

    Bem que eu gostaria, mas se ainda houvesse espaço para meus irmão macacos e demais espécies selvagens, o que faço é viver da maneira mais natural possivel, trabalhando volutáriamente com moradores e animais de rua, catadores e nação indígena, E você pode morar no espaço como lixo humano radioativo pois é só este que circula por lá. Quanto a sair do berço você oferece uma capsula metálica radioativa, e eu digo que não desejo isso para as próximas gerações.

    • Jonatas:

      Não fala do que não entendes. A radiação no espaço vem muito mais do Sol do que do lixo espacial.

  • Ester Maria da Rosa Santurion:

    Bem que eu gostaria mas não existe mais ambiente (devido a devastação humana) para animais silvestre e para meus irmão macacos, mas vivo de maneira mais natural possivel cooperando com o bicho homem, trabalho com catadores, moradores e animais de rua, e nação indígena.
    E você pode ir morar no esaço, como lixo radiativo, pois é só isso que circula por lá. Desculpe mas você ofendeu meus irmãos macacos, que já andaram por lá onde você almeja, mesmo sem ter tido livre arbitrio. Mais respeito com os animais e biodiversidade. BELO MONTE NÃO. Quanto ao berço da criança você trocaria por uma capsula metálica radiativa. Não desejo isso para as próxiams gerações com certeza.

    • Jonatas:

      Onde ofendi os macacos? só disse pra ir viver com eles. Você que me o-fen-deu me chamando de “ba ba ca” que quer viajar no espaço.

    • silvia:

      jonatas quem é vc?parece tao tao super entendido em tudo o q adorooooooo.tecnologia,espacial,descobertas,tudo

    • Jonatas:

      Eu gosto dos macacos, não disse nada contra eles. Só disse que devia viver com eles, é o que todos os anti-tecnologia deviam fazer, e não usar sites e internet, porque isso é tecnologia.

  • Falcond:

    PRECISO AVISAR.

    A nave da Virgin Galactic não vai suportar a pressão,vai explodir no lançamento como a Challenger!

    17/01/2012

  • Carter hall:

    A tecnologia espacial esta evoluindo bastante mais falta uma coisa:NAVE INTERESTELAR!!!!!!!!!!!!!!!!

  • Victória:

    Tenho certeza que o homem já foi ao espaço,porem a lua parece que provas de verdade e o menos tem.
    Primeiro:o vídeo da chegar é falso todo mundo saber da bandeira flamulada,porem não a vento na lua(pelo que nos contam).
    Segundo:o fundo do vídeo não tem nem um brilho de estrela só a imagem da terra e mais nada.
    Terceiro:Se o foguete se desmontar ao longo do caminho como aquela pequena maquina que sobrou no pouso poder ter dentro todo os mantimentos,equipamentos de emergência e espaços para os astronautas e seus lugares.
    Ou o homem foi a lua e escode de todos nos o que o governo americano esconde do próprio pais ou não foi lá nunca.
    Estou feliz em saber sobre verdadeiras viagens ao espaço com provas como as desta materia.

    • wilsonr:

      Perdão, mas acho que voce não tinham nascido naquela época, ou se lembraria da guerra fria. Estavam os EUA e a URSS
      voces acham que a Russia, a China, coreia, e o escambau, iriam engolir uma mentira deste tamanho. A qual interesse?
      A corrida espacial, trouxe, tremenda evolução científica.
      Respondendo à sta.
      O foguete saturno, era a mais poderosa, até hoje, máquina capaz de levar objetos ao espaço.
      No foguete foi o Módolo de comando, o modulo de descida e outra maquina que tudo ia dentro.
      não vou me estender.
      mas voce não conhece comida liofilizada, ou desidratada.
      reaproveitamento de urina, etc.
      a missão, tambem, não foi tão longa.
      eu ia acampar, ficava 5 dias e tudo o que ia comer, cabia na mminha mochila. o módulo não era tão pequeno assim.

      teoria da conspiração, é piada, é dizer que o ser humano é incapaz de uma missão tão importante.
      Quando os americanos, pousaram na lua, fizeram em nome da humanidade, por gentileza deixem de ser taõ descrentes!

  • robertosarau:

    370 mil? Parece que vai demorar um pouco mais para a passagem que a passagem seja barata a ponto de poder ser parcelado no meu cartão de crédito, dentro do limite. Já estou ansioso por esse momento. Será que aceitam crediário?

  • Dino Lozinsky:

    370 mil?? Nossa, ahsaHsaHsaHsuaHS, mas os Avanços voltados a exploração Espacial vão ser maravilhosos 😀

    http://www.docshd.net – Documentários online

  • Vera:

    Mais um ano de blablabla pra enganar trouxa. Porque ao menos num cogitam a “volta á lua”? Em pleno 2012 ainda tem gente pseudo-intelectual metida e marionete dos EUA (NASA) que acredita que fomos na lua em 1969 kkkkkkk A única estrutura que vai para a lua supostamente este ano não é tripulada, rá!

    Eles inventam mil coisas pra fazer no espaço, com objetivo de desviar a atenção das pessoas das duras críticas sobre a suposta ida a lua, que cada vez mais perde seu véu de mentiras. Até os mais cegos e alienados já estão abrindo o olho.

  • Raimundo C Santos:

    Parece controverso gastar cifras bilionárias na exploração do espaço, mas, não é. A humanidade está no caminho certo. Estudos, pesquisas e viagens espaciais tem um propósito muito maior do pensam alguns que acham que tudo seja pura exploração comercial ou militar. Quem sabe estudando a vida lá fora, nos tornamos melhores aqui dentro?

  • Sérgio:

    Parabéns para HypeScience, pelas informações, mostrando o grande movimento de transito e as atividades Espaciais programadas para este ano.

  • Ray:

    Quais países pretendem estar enviando pessoas à ISS?

  • marcos:

    pode ser, se o mundo não acabar em 12/2012…

  • jonas:

    caros cientistas e amigos o futuro da area de voo espacial concerteza vai ser muito caro mais conserteza nos iremos da uma andadinha pois os brasileiros podem ser desenformados mais quando tentams conseguimos vc vai ver como nosso país vai entrar neste investimentos pois todos sabemos que o futuro do nosso planetas já esta escrito e cmo todos os planetas que abrigaram vide o nosso destino é consumir e isso acaba destruindo o planeta por isso concertaza em menos de 4 anos eu garanto que um planeta abrigavel sera descuberto pelo telescopio hubble que vem nos trazeno imensa felicidade
    boa noite!!!

  • WILSON:

    A maior inveja que sinto é das pessoas que estão nascendo agora pois tenho certeza que elas irão desfrutar de toda tecnologia para ir ao espaço ! Espero que estas viagens espaciais sejam de caráter pacífico e de muita paz para a futura geração !

  • alice:

    esses turismos espacias so vai dar politicos brasileiros usando nossa verbas!!!

  • manoel:

    este site e muito importante para manter-mos informado sobre o nosso espaço cideral ta de parabens toda sua comitiva hype science

    • Big Bang:

      É mesmo, ainda mais pq esse espaço cideral é desconhecido, só pesquisamos o espaço sideral.

  • Curioso:

    Alguém sabe qual é a sonda mais distante da Terra? Atualmente?

    • Nelson:

      Voyager 1

    • Curioso:

      E onde ele está? Já saiu do SS?

    • Jonatas:

      Da última vez que tivemos notícias ela estava passando por uma zona interessante, onde o vento solar fraqueja e já se sente o vento de outras estrelas. Acredita-se que até 2020 ela deve se libertar da gravidade do Sol, tornando-se um objeto interestelar, perdendo de vez o contato com a Terra.

    • Hollow:

      Ainda não mas falta pouco, pelo menos já alcançou a borda do nosso Sistema Solar

  • Ronaldo:

    Com tanto dinheiro envolvido em armas e naves espaciais daria para diminuir ou extinguir a miséria no planetinha azul. Sim porque não tenham dúvidas de que um dos objetivos não confessados da ida ao espaço é criar novas e mais poderosas armas para as nações dominantes da tecnologia espacial.

    Não é atoa que antes tínhamos URSS e EUA em disputa pelo pela Terra e pelo espaço. E hoje temos EUA e China, principalmente, na mesma disputa.

    Não damos contas de conhecer e dominar o fundo do mar do planetinha azul que está muito mais próximo, mas partimos para o espaço com gastos astrônômicos envolvidos.

  • eu mesmo:

    eu já dei uma volta na grande BENI, mais não me levaram fora da atemosfera.

  • christ:

    Primeiramente meus Parabéns para HypeScince, pelo artigo, nos tranquilizando sobre maneira, sobre as atividades Espaciais programadas para este ano místico. Eu que andava desconfiado que as viagens espaciais estavam em decadência, estava enganado!!!
    Em segundo lugar de novo parabenizo a HypeScinece por ter tirado do Ar, os números de comentários “contra” a opinião dos leitores, aquilo não acrescentava em nada, muito pelo contrário inibia as pessoas de fazerem comentários muitas vezes pouco fundamentados em virtude do grau de conhecimento astronômico.Isso em nada desmerece a opinião de cada um.”Todos tem e devem emitir suas opiniões sobre os mais variados assuntos, é uma forma de aprendermos e ensinarmos.

    • christ:

      Ops Correção é HYPE SCIENCE!!!

  • Eloyr:

    Desde Ícaro, o homem sempre teve VOCAÇÃO para voar! A liberdade é outra forte vocação humana e por isto; jamais devemos nos conformar com o confinamento dentro do nosso “mundinho”.
    Instintivamente sabemos que a sobrevivência da nossa espécie depende destas vocações. Pena que não estamos desenvolvendo com o mesmo empenho e recursos; outras percepções como: a preservação do meio ambiente, a paz e a cooperação entre os povos.

    • Jonatas:

      Um bebê não pode ficar para sempre em seu berço.

  • Rone:

    Arrebentaram no post, ótimo. Eu vou acompanhar a descida do curiosity em marte ( se a nasa liberar, vai haver uma filmagem na hora do pouso, é claro veremos algo com 20 minutos de atraso, devido à distância, se eles liberarem na “hora ” ).

  • Edson Lopes:

    E espetacular o que este site nos oferece de informação, muito bacana mesmo estâo de parabéns!!!

  • Lucyano Valdez:

    Será que diante dos cataclismos que assolarão o nosso Planeta, ainda sobrará dinheiro, tecnologia, otimismo e gente para dar continuidade a esse empreendimento de manter a presença humana no Espaço próximo?

    • Jonatas:

      Sim, quando for visto o valor de uma nova geração, de pessoas que se focalizam nas soluções e não nos problemas, pessoas que não se contentem em assistir as coisas acontecerem, que dão o melhor de si. Pessoas que não têm simplesmente sonhos, mas sim visões.

  • ECIMO:

    Bem que eu gostária de viaja pra marte conhecer outro planeta, lá iria recomeçar uma vida nova, até posso imaginar o quanto seria interessante e muito legal.

  • Jonatas:

    Em algum momento deste mesmo século, a presença humana no espaço se tornará comum. E para esse propósito, a instalação de bases permanentes na superfície em três mundos serão essenciais:

    na Lua – Uma base lunar é um sonho antigo. Eu prevejo a Lua como um grande Hangar e também fábrica de espaçonaves, porque é rica em combustíveis potenciais (como Hélio 3) e grande diversidade de minérios, e agora até água já se pode achar lá;

    Em Fobos – A pequena lua interna de Marte é praticamente uma estação espacial em órbita pronta pra ser ocupada. É muito mais seguro bases espeleológicas nas cavernas de Fobos para viajens rápidas à Marte do que bases no Planeta, com suas tempestade, radiação e aridez.

    Em Ceres – O Planeta Anão do cinurão de Asteróides é ideal como base. Ele tem oxigênio e água em suas rochas, uma superfície arenosa e de fácil escavação, e fica a meio caminho do Sistema Solar exterior. É ideal como base de abastecimento às neves vindas da Terra e da base lunar para a exploração do cinturão de asteróides e principalmente vizitas às luas interessantes dos planetas gigantes.

    Mas porque bases em luas e planetoides e não estações espaciais? Porque embora fraca, esses mundos têm alguma gravidade e ela é muito importante, e também fornessem muitos dos recursos que os astronautas precisarão.

    • Bovidino:

      Jonatas,
      Seus sonhos são interessantes, mas parece que os Estados Unidos não estão apostando nisso.
      Se é que eles já foram à lua, poderiam ter retornado para estabelecer uma base mais sólida, no entanto, estão investindo muito mais em estações espaciais.

    • Jonatas:

      Os americanos não são os únicos exploradores do espaço, russos são veteranos e chineses estão com bala na agulha. Não há tecnologia e base pra estabelecer-se na Lua atualmente, mas todas as grandes potências espaciais já almejam isso. Russos se interessam por Fobos a muito tempo, apesar do azar que tiveram. Já Ceres é uma previsão minha.

    • Jonatas:

      Depois da primeira base, as outras serão consequentes e mais rápidas, é o processo natural do avanço tecnológico.

  • Fernando:

    370 mil reais para ir para o espaço????
    com meu salario de $800 reais por mes e conta de luz $70 reais, conta de agua $ 40 reias, comida $150 reais, outros gastos $250 reais sobra =$$$290 reais por mes por 100 anos ajuntarei $348 mil reais e terei 135 anos de idade faltando somente $22 mil reais para pagar a sonhada passagem. Eu topo!

    • Marcelo Ribeiro:

      O turismo espacial vai baratear a medida que ficar mais popular. Talvez daqui a alguns anos custe apenas uns R$ 10 mil.

    • wilsonr:

      tem gente que alega que “vive apenas da luz do sol”, olha que beleza.
      instale aquecedor a gaz, ou melhor, o solar(no site da http://www.sociedadedosol.com.br ou http://www.sociedadedosol .org.br vc tem o esquema gratis) eu instalei o à gas e minha conta caiu de 180 para 90, verdade.
      2. tem gente deixando torneira aberta ai, feche a torneira ao escovar os dentes, desligue o chuveiro ao se ensaboar, pode crer, voce estara ajudando o planeta e economizando na conta de água.
      depois de tudo isto, estude muito, trabalhe muito, e um dia, quando voce estiver rico, 370mil não será dinheiro para vc.

  • André Luis:

    Muito interessante a aerodinamica aplicada a esta nave da Virgin Galactic!

  • Capitão Caverna:

    Acredito qe a missão do veículo explorador Curiosity seja a mais esperada. Ela é a grande esperança de confirmar se existe vida(microscópica) em Marte.

    • Jonatas:

      2015 também será um grande ano por duas chegadas a mundos conhecidos e misteriosos até hoje: Ceres e Plutão.

    • Ester Maria da Rosa Santurion:

      Grande coisa desses babacas que querem viajar no espaço, enquanto a Patagônia Chilena queima por um motivo torpe, criminoso, e como as demais queimadas o bicho homem é incapaz de impedir um incendio de tal proporção ou de menores proporções como tem ocorrido. Vão se cata no inferno pois só querem é ganhar dinheiro e a Mãe Natureza que se exploda pra eles. O bicho homem jamais veverá no espaço e ponto final.

    • Jonatas:

      Sugiro que vá viver com macacos então.

Deixe seu comentário!