15 Fascinantes fatos sobre as Olimpíadas da antiguidade

Por , em 5.08.2008

Existe uma boa dose de mistério por trás do surgimento das Olimpíadas antigas, mas a história pôde registrar coisas muito curiosas e divertidas também.

Como estamos próximos da cerimônia de abertura da 29a Olimpíada de Pequim é uma grande oportunidade apresentar uma lista com fascinantes fatos sobre as antigas Olimpíadas que eram praticadas em Olímpia, cidade da Grécia.

15

No seu auge, os jogos olímpicos antigos duravam cinco dias. No primeiro dia cem bois eram sacrificados a Zeus. Durante os primeiros três dias ocorriam os eventos esportivos e os dois últimos eram para rituais e comemorações. No último dia todos os participantes atendiam a um banquete onde os cem bois eram servidos.

14

Apesar dos jogos permitirem a participação de gregos de todas as nações, podiam participar apenas homens que falavam grego. Depois membros de colônias gregas também puderam participar.

13

O nome Olimpíada se refere, em realidade, ao intervalo de quarto anos entre os jogos e era usado pelos gregos antigos como medida de tempo de maneira similar que nós usamos a. C. e d. C. Esta idéia foi criada por Ephorus, pois antes disso cada Estado grego usada um método diferente medição de tempo, o que gerava muita confusão.

12

Uma das sete maravilhas do mundo antigo era a estátua de Zeus, o pai dos deuses do gregos. A estátua ficava em um templo na cidade de Olímpia, onde as olimpíadas eram celebradas.

corrida stadion olimpíadas antigas
11

O único evento que precedia as primeiras Olimpíadas era a corrida de Stadion, uma corrida da mesma distância do comprimento dos pés de Zeus (190 metros). A corrida recebeu o nome do lugar onde a corrida ocorria, o que deu origem à palavra “estádio”. A imagem acima é de uma ânfora de terracota antiga que retrata a corrida.

10

Ninguém sabe exatamente quais são as origens dos primeiros jogos. Um mito sugere que Hércules (o filho do Deus grego Zeus com uma mortal) competiu em uma corrida em Olímpia e decretou que ela deveria ser repetida a cada quatro anos.

9

Os jogos olímpicos confirmam um de dois rituais medulares da Grécia antiga. O outro eram os Mistérios de Elêusis; cerimônia iniciáticas para pessoas que adentravam no culto de Deméter e Perséfone.

hoplitodromos corrida
8

Em 520 a. C. foi introduzida uma corrida chamada “hoplitodromos” que consistia em corridas de 366 ou 731 metros em que os competidores tinham que vestir armadura completa, capacete, escudo ou armadura para as pernas (abaixo do joelho). Era comum os competidores caírem uns sobre os outros ou tropeçarem em escudos derrubados pelos demais. A imagem acima mostra atletas competindo na hoplitodromos, de forma muito mais ordenada do que possivelmente ocorria na realidade.

7

Diferente das posições que os corredores utilizam hoje na largada, as corridas com 20 competidores se iniciavam com os competidores de pé, totalmente eretos, e com os braços esticados em sua frente. Se houvesse um empate a corrida deveria ser repetida.

6

Coroebus de Elis foi o primeiro medalhista de ouro registrado pela história. Coroebus era um padeiro de Eleia, a região onde Olímpia foi descoberta. Ele correu em 776 a. C. Ao invés de receber uma medalha de ouro como hoje ele recebeu um ramo de oliveira. A cidade ainda existe até hoje, com cerca de 150 moradores.

5

Acredita-se que a tradição do nu atlético começou nos jogos de 720 A. C. pelo espartano Megarian Orsippus. “Gymnos” em grego significa “nu” e desta prática derivou a palavra ginásio. Competir nu passou a significar um tributo aos deuses, encorajamento da estética e apreço pelo corpo masculino.

kynodesme
4

Alguns competidores nus usavam o kynodesme (que em grego significa literalmente “coleira de cachorro”) para conter o movimento do pênis. Tratava-se de uma tira de couro amarrada firmemente no prepúcio, para prevenir a exposição da glande. Então era amarrado ao redor da cintura para expor o escroto ou na base do pênis, curvando-o para cima. A imagem acima de um atleta usando um kynodesme é atribuída a Tripolemos (480 a. C.).

3

Durante os jogos toda a Grécia entreva em trégua ou ekecheiria. Não era permitido o uso de pena capital, guerras ou batalhas. Isso ocorria para garantir a segurança dos competidores e espectadores viajando para Olímpia. Houve ao menos uma violação ekecheiria pelo exército espartano, o que resultou em uma volumosa multa e no banimento de Esparta dos jogos daquele ano.

jogos píticos
2

As Olimpíadas eram, em realidade, parte de quatro diferentes jogos. Cada um era celebrado em um ano diferente, todos os anos. Havia também os jogos píticos (realizados em Delfos, para homenagear o deus Apollo), os nemeanos e os istmianos. Mas os jogos olímpicos eram os mais importantes. Acima uma foto atual de onde custumavam ser realizados os jogos píticos muitos séculos atrás.

1

Os jogos olímpicos foram proibidos pelo imperador Teodósio I ou pelo seu neto, Teodósio II, entre 435 e 393 d. C., como um dos movimentos para tornar o cristianismo a religião oficial. Eles não retornaram até 1896 quando foram celebrados em Atenas, na Grécia.

Bônus

A chama olímpica é um símbolo que comemora o roubo do fogo de Zeus por Prometeu, que deu o poder do fogo aos humanos. Uma tocha queimava permanentemente no altar da deusa Hestia em Olímpia em homenagem a Zeus e Hera, sua esposa. Atualmente o fogo olímpico é retirado do mesmo local em que o templo de Hera costumava ficar.

O fogo foi reintroduzido em 1928. Mas a tocha, sem precedente na antiguidade, foi criada em 1936 na controversa Olimpíada Berlim com o objetivo de promover a ideologia nazista.

[MET Museum, Flickr, Listverse, Wikipedia]

11 comentários

  • juliana:

    eu também gostei muito apesar de ser meio estranho as pessoas fizerem as provas pelados!!!mais deve ser divertido!!!!!

  • leydianne:

    gostei muito da bicicleta das olimpiadas

  • Laura:

    Legal a materia , seria muito lokoo se as pessoas saisem por aii peladonas !!! kkk rsrsr \ ou será q ñ ? /

  • mayra:

    gostei muito do conteudo, e ele mim ajudoumuito pois vou fazer uma prova sobre as olipiadas e ja seisobre muita coisa!

    parabens pelo site!!!

    bjoss

  • Os Jogos Olímpicos na Antiguidade (Parte 2):

    […] hypescience Tags: Jogos Olímpicos, […]

  • clismamm:

    Eu ando pelado po aí e daí ninguem tem nada a ver com minha vida

  • heloiza de oliveira:

    nossa ainda bein que atualment não corremus porai pelados

  • lucas ferreira da silva:

    nossa devia ser loko em tudo undo correndo peladoes em td balançado

  • bruna:

    quais herois principais das olimpiadas na grECIA ANTIGA /
    ?

  • Camila:

    É impressão minha ou povo antigo competiam todos peladões??

  • Nailê:

    Muito legal, a história deve ser valorizada cada vez mais!

Deixe seu comentário!