15 incríveis imagens microscópicas do interior do corpo humano

Por , em 7.01.2014

Fique íntimo com suas entranhas a partir dessas 15 belas imagens 3D de nosso corpo. A jornada de autodescoberta começa na cabeça, desce pelo tórax e termina no abdômen. Ao longo do caminho, você verá o que acontece quando as células são infectadas por câncer, ou quando um óvulo conhece um esperma pela primeira vez. Você nunca mais olhará para si mesmo da mesma forma.

Quase todas as imagens foram capturadas por um microscópio eletrônico de varredura (MEV), um tipo de microscópio que utiliza um feixe de elétrons de alta energia capaz de interagir com átomos perto ou na superfície da amostra a ser visualizada, resultando em uma maior resolução. Confira:

1. Hemácias

imagens microscópicas hemácias

Elas se parecem com pequenos doces, mas são na verdade o tipo mais comum de células do sangue no corpo humano – os glóbulos vermelhos (hemácias). Estas células têm a tarefa de transportar oxigênio para todo o nosso corpo. Em mulheres, há cerca de 4 a 5 milhões de hemácias por microlitro (milímetro cúbico) de sangue, e em homens cerca de 5 a 6 milhões. Pessoas que vivem em altitudes mais elevadas têm ainda mais glóbulos vermelhos, por causa dos baixos níveis de oxigênio no seu ambiente.

2. Cabelo

2
Cortar regularmente seu cabelo, bem como usar um bom condicionador, deve ajudar a evitar esta imagem desagradável de um fio com ponta dupla.

3. Neurônios

3
Dos 100 bilhões de neurônios no cérebro, os neurônios de Purkinje são alguns dos maiores. Entre outras coisas, essas células são mestres da coordenação motora no córtex cerebelar. Exposição a substâncias tóxicas, como álcool e lítio, doenças autoimunes, mutações genéticas, incluindo autismo e doenças neurodegenerativas, podem afetar negativamente as células de Purkinje.

4. Células do ouvido

4
Este é um close dos estereocílios, células ciliadas humanas que ficam dentro da orelha. Elas detectam movimento mecânico em resposta às vibrações do som.

5. Retina

5
Nesta imagem, os vasos sanguíneos da retina surgem a partir do disco óptico de cor preta. O disco óptico é um ponto cego porque não há células receptoras de luz nesta área da retina.

6. Língua

6
Esta imagem com cor aumentada representa uma papila gustativa na língua. A língua humana tem cerca de 10.000 papilas gustativas envolvidas com a detecção de gostos salgados, azedos, amargos, doces, etc.

7. Dente

7
Escove os dentes, porque é assim que a superfície de um dente com uma forma de placa se parece.

8. Células sanguíneas

8
Esta imagem mostra o que acontece quando as hemácias são “apanhadas” na teia pegajosa de um coágulo de sangue. A célula no meio é um glóbulo branco.

9. Pulmão

9
Esta imagem de cor aumentada mostra a superfície interna do seu pulmão. As cavidades ocas são alvéolos, locais onde ocorre a troca gasosa com o sangue.

10. Pulmão canceroso

10
Em contraste gritante com o pulmão saudável na foto anterior, esta imagem mostra células cancerosas do órgão.

11. Intestino delgado

11
As vilosidades do intestino delgado aumentam a área da superfície do órgão, o que ajuda na absorção de alimentos. Olhe atentamente, e você verá um pouco de comida presa em uma das fendas.

12. Óvulo

12
Esta imagem é de um óvulo humano, com cor aumentada. Ele está revestido com uma glicoproteína que o protege e ajuda a prender o esperma. Duas células coronais estão anexadas a esse revestimento.

13. Óvulo e esperma

13
Este é um close de um número de espermatozoides tentando fecundar um óvulo.

14. Óvulo fecundado

14
Parece o mundo em guerra, mas, na verdade, a imagem mostra o que acontece cinco dias após a fertilização de um óvulo, com alguns espermatozoides restantes ainda circundando-o. Os núcleos do embrião e das células de esperma estão em roxo, enquanto as caudas de espermas são verdes. As áreas azuis são junções, que formam conexões entre as células.

15. Embrião

15
E o ciclo de vida começa novamente: essa foto é de um embrião humano com seis dias de idade começando a ser implantado no endométrio, o revestimento do útero. [environmentalgraffiti]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (6 votos, média: 4,00 de 5)

14 comentários

  • Toya Cantora Toya:

    Só deve ser um mistério Divino

  • thiago leite:

    é incrivel saber que um dia todo nós fomos essa coisa na foto 15

  • Buschini:

    Realmente interessante, fico pensando. Seria interessante que uma câmera mostrasse desde estes pontos microscópio até aos aos maiores planetas conhecidos, isto feito em câmera lenta.

  • Toni Rocha:

    Ponto cego: uma das belas gambiarras que a natureza e a evolução nos deu.

  • Ricardo Guilherme:

    fotos curiosas

  • Afonso:

    De perto tudo é realmente muito feio. Assim como acontece com uma pintura surrealista, que nos impressiona apenas porque somos incapazes de enxergar, a olho nu, a estrutura molecular da moldura.

  • Kátia Santos:

    Maravilhoso! Imagens do nosso corpo milhões de vezes aumentadas….É divino…é lindo….impressionanteeeeeeeeee

  • Clau:

    James, concordo!!!!é Super Fantásticooooo!!!!!!!

  • Mariza Ribeiro:

    Realmente, as imagens são fantásticas!!!!!

  • Rola:

    muuuuitooooo linda as fotos! Quanto custa um microscópio deste?!

  • James Gonçalves:

    Fantástico!

    • Artur Mateus:

      Espectacular, instrutivo, elucidativo…

Deixe seu comentário!