Mega-colônia de formigas domina o mundo

Por , em 2.07.2009

Cientistas descobriram que uma única mega-colônia de formigas colonizou a maior parte do mundo. Formigas argentinas que vivem em grande número na Europa, Estados Unidos e no Japão pertencem à mesma colônia inter-relacionada, e se recusam a lutar umas contra as outras. Esta espécie de formigas, a Linepithema humile, era nativa da América do Sul, mas a ação humana levou as formigas a todos os continentes, exceto à Antártica.

A colônia pode ser a maior do seu tipo das espécies de insetos conhecidas, e podem até rivalizar com os humanos na escala de dominação mundial. Mais do que isso: os humanos estão, sem querer, ajudando a mega-colônia a se manter unida. As formigas argentinas são conhecidas por formar grandes colônias, e se tornam uma peste, atacando animais nativos e plantações.

Na Europa, as colônias da formiga argentina se estendem por aproximadamente 6 mil quilômetros na costa do Mediterrâneo, enquanto nos Estados Unidos elas se estendem por 900 quilômetros na costa da Califórnia, no oeste do país. Uma terceira colônia existe na costa oeste do Japão.

Enquanto as formigas são normalmente muito territorialistas, estas que vivem nas mega-colônias são muito tolerantes umas com as outras, mesmo quando vivem a dezenas ou centenas de quilômetros umas das outras. Pesquisadores no Japão e na Espanha, coordenados por Eiriki Sunamura, da Universidade de Tóquio, descobriram que as formigas argentinas que vivem na Europa, Japão e na Califórnia têm um perfil químico muito similar.

Outros exames revelaram a extensão da ambição global das formigas: os pesquisadores selecionaram formigas selvagens de várias colônias, e testaram quão agressivas elas seriam umas com as outras. Formigas de mega-colônias menores se mostraram agressivas com as outras, assim como as a cosa oeste do Japão com suas rivais de outra parte do país. Enquanto isso, aquelas da colônia européia não rivalizavam com formigas da colônia ibérica.

Uma grande família

Ignorando as rivalidades de outras espécies, quando as formigas das mega-colônias européias, californianas e japonesas entravam em contato umas com as outras, elas agiam como velhas conhecidas. Elas esfregavam as antenas umas com as outras, e não ficavam agressivas nem tentavam evitar as outras.

Basicamente, elas agiam como se pertencessem todas à mesma colônia, apesar de viver em continentes diferentes, separadas por vastos oceanos. A explicação mais plausível para isso é que as formigas destas três super-colônias são realmente uma família, geneticamente relacionadas, de acordo com os pesquisadores. Quando elas entram em contato, reconhecem umas as outras pela sua composição química.

“A enorme extensão desta população só pode ser comparada com a sociedade humana”, afirmam os pesquisadores. Curiosamente, são os humanos os maiores responsáveis pela criação e transporte desta mega-colônia de formigas pelo mundo, assegurando que elas se espalhem por todos os continentes. “Os humanos criaram esta enorme população de formigas não-agressivas”, dizem os estudiosos. [BBC]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (6 votos, média: 5,00 de 5)

12 comentários

  • Kauan Araujo:

    eu ja vi pela morde de deus serio gente eu ja vi na costa dela e bem dura e dificil de matala

  • Ana Aziale:

    Formigas não fazem parte de uma colônia mas sim de um sociedade.Até porque formiga sobrevive um tempo sozinha e em uma colônia o ser que se separa dos demais morrem imediatamente,em exemplo a colônia de corais.

  • Jonatas:

    Essas formigas possuem relações internacionais melhores que os humanos…

  • Cesar Crash:

    Isso me lembra um filme de ficção científica bem antigão mesmo, bem mais velho que eu, chamado Fase IV: destruição.
    http://www.youtube.com/watch?v=IuhgBvOWb_k
    onde diferentes espécies de formigas se unem para dominar o mundo. Quem curtir filme de ficção e puder assistir, assista!

  • John jones:

    sera que elas estão evoluindo?

  • ESTEFANY:

    EU FIQUEI PASSADA COM A IMAGEM DA FORMIGA MAIS GRAMDE DO MUNDO.NUNCA VI COISA PARECIDA IGUAL ISSO QUE EU ACABEI DE VER!

  • Luan:

    ps: as baratas ou Keith Richards, um dos dois mas pelo visto as formigas entraram na luta, só faltam serem a prova de radioatividade como os dois primeiros concorrentes. 😛

  • Luan:

    e eu que pensei que eram as baratas que iam dominar o mundo…rsrsrsr

  • Jair Almeida:

    Gostaria de saber se realmente as formigas tem alguma relação com terremotos.

  • Andrew:

    Se elas aprenderem a voar e nadar (como diz o Rodrigo ai e baixo)a´nós estaremos perdidos

    rsrs

  • rodrigo:

    colina nãããããããããoooooooo!!!!!

    Peguem barcos e vamos para alto mar elas ainda não sabem nadar

    Ou sabem??

  • lucas:

    Fujam para as colinas elas vão atacar kkkkkkkkkk

Deixe seu comentário!