Uma nova bateria, pequena e leve, pode ser impressa em um processo similar ao utilizado de silk-screen, usado para estampar em camisetas. A bateria que pode ser impressa deve ser barateada e começar sua produção em massa para ser usada em recibos descartáveis ou cartões, de acordo com engenheiros alemães.
“Nosso objetivo é produzir em massa essas baterias com um preço de centavos para cada uma delas”, disse Andreas Willert, do Institudo de Pesquisa de Nano Sistemas de Fraunhofer, na Alemanha. A bateria pesa menos que um grama e tem menos que um milímetro de espessura. Ela tem uma tensão de 1,5 volts, e utilizando várias, é possível produzir até 6 volts. Uma pilha AAA comum pesa aproximadamente 11,5 gramas e também tem uma potência de 1,5 volts.
Já que nem tudo são boas notícias, a nova bateria tem uma vida útil da bateria mais curta que as tradicionais. A nova bateria não contém mercúrio, e por isso é mais ecológica que as atuais. Os engenheiros que participaram da produção da bateria afirmam que ela pode ficar pronta para uso comercial até o fim do ano. [Live Science]