Não era um portal para outra dimensão: já sabemos que o que causou essa luz na Sibéria

Por , em 31.10.2017

Os físicos já têm uma explicação para as luzes brilhantes misteriosas que apareceram no céu da Sibéria nesta semana: não eram alienígenas, nem um portal para outra dimensão, mas sim testes de mísseis russos.

O show de luzes sensacional, visível em uma grande área do norte da Sibéria, foi testemunhado por várias pessoas na região de Yamalo-Nenets, incluindo fotógrafos que estavam lá para capturar um fenômeno de luz diferente, a aurora boreal.

O “mistério” do Triângulo das Bermudas foi resolvido

“No começo, fiquei surpreso por alguns minutos, não entendendo o que estava acontecendo”, disse o fotógrafo Sergey Anisimov ao jornal The Siberian Times. “A bola incandescente subiu das árvores e se moveu na minha direção”.

O melhor palpite de Anisimov para o fenômeno era o efeito de algum tipo de holofote no céu. Depois que a bola de luz se dissipou, ele voltou para casa, onde as crianças na cidade tinham suas próprias ideias sobre o que estava acontecendo. “As crianças começaram a me contar emocionadas sobre um fenômeno incomum, usando as palavras ‘alienígenas’, ‘portal para outra dimensão’ e coisas assim”, relata Anisimov.

Mas não eram apenas crianças que pensavam que a aparição anunciava algo misterioso e terrível. “Eu saí para fumar um cigarro e pensei que era o fim do mundo”, disse um morador local, enquanto outro comentou: “É uma lacuna no continuum espaço-tempo”.

Especialistas alertam para um ataque EMP da Coreia do Norte

Enquanto esses medos são compreensíveis dada a aparência estranha do espetáculo, mais uma vez os alienígenas não estavam envolvidos – e está tudo bem com o espaço-tempo. Em vez disso, o orbe brilhante era, na verdade, um subproduto de testes de mísseis russos que ocorriam na região naquela hora.

De acordo com o Ministério da Defesa da Rússia, os testes envolveram o disparo de um míssil balístico intercontinental Topol da base espacial de Plesetsk até a península de Kamchatka, juntamente com três exercícios envolvendo mísseis balísticos disparados de dois submarinos nucleares.

“Estes foram, de fato, testes de mísseis”, disse à National Geographic o astrofísico Jonathan McDowell, do Centro de Astrofísica Harvard-Smithsonian. “Quatro mísseis balísticos foram lançados e pelo menos um deles foi amplamente observado. Não há dúvida sobre a identificação dessas observações com os testes de mísseis”, garante.

Acredita-se que o foguete Topol foi o que produziu a esfera de luz que as pessoas viram, um efeito causado pela pluma do escape do míssil coincidindo com a luz dos raios do Sol. “O escape do foguete se expande em uma grande bolha de dezenas a centenas de quilômetros”, disse McDowell à National Geographic. “Se a luz do sol a pega do jeito certo (porque o Sol está abaixo do seu horizonte, mas o foguete está alto o suficiente para estar vendo o Sol) essa bolha pode ser visível”.

Rússia lança míssil nuclear capaz de destruir todo o sul do Brasil de uma só vez

Em outras palavras, se os testes de mísseis tivessem sido conduzidos algumas horas depois, é possível que as esferas de luz nunca tivessem sido produzidas, porque os raios solares não teriam atingido o escape do foguete e muito menos pessoas teriam visto qualquer evidência do testes de mísseis.

Mas como o Sol e o foguete coincidiram, as pessoas deixaram suas imaginações fluírem para invasões alienígenas e portais dimensionais – algo totalmente compreensível, uma vez que não estamos realmente acostumados a observar como as nuvens de gás se movem em altitudes tão extremas.

“Na ausência de ar, no espaço as coisas acontecem muito mais simetricamente e matematicamente do que estamos acostumados aqui na Terra”, disse McDowell. “Então nossa intuição falha quando vemos o comportamento do gás no espaço onde não há ar suficiente para contê-lo”. [Science Alert]

12 comentários

  • Marcos – DF:

    viraremos meros papagaios, repetindo o que alguém disse, às vezes, ate coisas sem sentido …
    Abra mais sua mente, César e se tornará melhor

    • Cesar Grossmann:

      Marcos, a primeira coisa para você ser mais inteligente é perder o medo de parecer burro por que aceita a explicação mais provável. Tem muita gente que vai dizer “você tem que ter uma opinião própria”, mas isso é medo de admitir que estão errados. Aprende a admitir que você está errado e aceita os fatos. Às vezes a explicação prosaica, mesmo que não seja tão legal e fantástica, é a verdade. Foi um míssil, prove que não.

  • Marcos – DF:

    no entanto, voce e outros sabidões acreditam piamente nela …
    Temos que questionar, ter um mínimo de discernimento e bom senso, senão,

    • Cesar Grossmann:

      Nem sempre questionar é demonstrar bom senso, Marcos. Ou você questiona morar em casas, lavar as mãos antes de comer, e beber água?

  • Marcos – DF:

    ocorrência de um evento e não, como no seu caso, fechar as portas a quaisquer possibilidades.
    Teste de míssil é a resposta mais idiota e,

  • Marcos – DF:

    Cesar,o sabichão aqui é voce, ou pelo menos, se acha !
    Alguém da Ciência tem que ter a mente aberta a todas as possibilidades na

  • Marcos – DF:

    José Eduardo, lembra de acontecimento semelhante na Noruega 2009 ? Deram a desculpa de “míssil fora de controle” ? Colou, então usam ainda !

    • Cesar Grossmann:

      É exatamente o mesmo princípio que cria a espiral em torno de um irrigador de jardim, não precisa de explicação alienígena para o fenômeno.

  • Marcos – DF:

    E voce, Cesar sabidão, acreditou ?? Hehehe

    • Cesar Grossmann:

      Marcos, entre uma explicação fantástica e improvável, e outra explicação mundana, provável, e até confirmada por quem tem as informações, é óbvio que qualquer pessoa racional vai optar pela explicação mundana, provável, e confirmada. Mas você parece ser muito sabidão, não, Marcos? Pode acreditar no que quiser. Hehehe.

  • José Eduardo:

    Esse tipo de resposta é tão vaga quanto as teorias criadas. “Dos 4, 1 foi visto”. Sem provas, sem argumentos…

    • Cesar Grossmann:

      Como assim, sem provas? O Ministério da Defesa admitiu que foram lançados 4 mísseis.

Deixe seu comentário!