Nanodescoberta: O sal estica!

Por , em 5.08.2009
Las Salinas de Torrevieja

Pesquisadores da Universidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos, descobriram que é possível fazer o sal sólido esticar. “Ao contrário do ouro, por exemplo, que é flexível e deforma sob pressão, o sal é frágil”, afirma o pesquisador Jack Houston.

Na prática, o que significa esta descoberta? Na dessalinização da água, por exemplo, a tecnologia pode mudar muito, pois atualmente envolve tamanhos específicos de poros para retirar o sal da água. O melhor entendimento sobre a deformação do sal pode levar a uma melhor compreensão sobre os aerossóis marinhos, que têm papel em problemas como nuvens nucleares, formação de névoa persistente, destruição da camada de ozônio e no desencadeamento de crises de asma.

A descoberta foi feita quando os pesquisadores estavam examinando as propriedades mecânicas do sal na ausência de água. Eles descobriram que a frágil substância parecia ser maleável o suficiente para se distorcer por grandes distâncias – em escala nanométrica, é claro!

O sal se comporta de forma semelhante à superfície da água, quando tem retirada de sua superfície algum objeto. As moléculas de sal formam uma espécie de bolha com a ponta do objeto explorador. Porém, diferentemente da água, o sal não quebrou devido ao seu próprio peso quando a ponta é retirada. Em vez disso, continuou se esticando, passando de 580 nanometros para 2,191 nanometros.

Uma explicação possível para o fenômeno das moléculas de sal pulando para fora do bloco de sal, de acordo com Houston, é porque o sal não tem “companheiros”: como as moléculas não têm uma camada de átomo completa sobre elas, são mais instáveis. [Scientific Blogging]

• Orlando:

Talvez seja por isto que Natal é mais proxima da Africa.

Sempre se ouve na mídia q sal faz mal p/ saúde!Que ótimo q ñ é bem assim, ele é usado p/ tanta coisa! Muita coisa foi modificado pelo homem ,mas o sal innatura ainda continua o mesmo desde os primordios da antiguidade.Houveram épocas q ele era moeda de pagamentos aos tra balhadores,tamanha sua importancia na vida dos homems.A ciencia tem nus mostrado q omundo seria muito sem graça sem onosso SAL de cada dia….BEM DITO SAL!!!!!ADORO SAL mesmo sendo hipertensa..

• Milton Mourão:

Sim… O sal estica… E se você fizer uso exagerado dele, principalmente o refinado, estica até suas canelas!