Ícone do site HypeScience

11 dicas indispensáveis para paspalhos que possuem celular

O celular, utilizado para os fins óbvios é muito bom, porém muitas pessoas não têm bom senso e fazem de um aparelho tão pequeno um tormento para quem está ao seu redor. Recentemente, o celular de um jornalista tocou durante uma coletiva de imprensa na Casa Branca enquanto Barack Obama falava… Mais de uma vez.

Bem impertinente, não? Seja com o presidente dos Estados Unidos ou simplesmente em outro lugar que é inconveniente manter o telefone ligado, tenha bom senso. Infelizmente, ainda existem (muitas) pessoas que incomodam com o celular.

Para evitar isso, veja as 11 dicas de como não agir como um paspalho com um celular na mão.

11. Use os fones de ouvido para música

Você pensa que tem um gosto incrível para música, mas 99,99% das outras pessoas não concordam com esta afirmação. Quando estamos em espaços públicos contigo, principalmente aqueles que não nos permitem mexer 2cm para nenhuma direção como o busão das sete, agradecemos se considerar nosso direito de não ouvir a porcaria da sua balada. Colocar sua música favorita no último volume no seu celular dentro do busão não faz você parecer bacana e descolado como você pensa, mas um colossal babaca. Já percebeu que é impossível ouvir uma única música que você gosta nestas ocasiões? Então considere o próximo e use o bom-senso: compre uns fones de ouvido na loja de 1,99 e deguste sozinho sua música.

10. Atenda o telefone!

Voltando à época antes do Google, quando o Graham Bell andava pela Terra e o barulho do telefone causava apoplexia nas famílias, você podia receber ligação de qualquer um, um trote de uma criança etc.

Hoje as ligações para seu celular são geralmente de pessoas que você gosta, está aí o identificador de chamada que não deixa mentir. Então atenda o telefone, quando você não atende a pessoa acha que não foi merecedora do seu “alô”.

9. Primeiro, pergunte se você pode atender ao telefone

Se você estiver com alguém pergunte a esta pessoa, educadamente, se pode atender a ligação. Provavelmente a pessoa irá dizer que sim, então você atende.

Certifique-se que ninguém está tentando fugir de um prédio em chamas e diga para a pessoa que ligou que retornará mais tarde logo que puder. Simples, não é mesmo?

8. Mensagem de texto (twitando, etc)

Você está conversando com seu amigo e de repente o interrompe e diz que lerá um livro, uma revista ou um panfleto…

Você não precisa perguntar se pode checar uma mensagem de texto, mas seria legal.

Caso precise escrever, é educado ser o mais sintético possível, sem muitas explicações.

7. Às vezes é preciso evitar ligações

Se você está no banheiro, por favor, evite atender o celular também. Ninguém precisa escutar o que você está fazendo. É estranho!

Se você está em um encontro, em um funeral, no cinema etc., é pertinente que você coloque o seu celular no silencioso. O cinema é um caso especial quando você atende durante a sessão, no meio da platéia. É claro que para você é apenas um momento, mas e para o cara do seu lado que está tentando fazer uma filmagem pirata? Você não tem consideração? Centenas de adolescentes baixarão um filme na internet com um ruído de fundo onde um marmanjo sussura: “Não mamãe, não fui eu que peguei sua calcinha roxa desta vez.”

6. Espere, você pode usar o telefone?

Nem sempre você precisa atender todas as ligações, às vezes você está muito ocupado assistindo o último episódio da Hello Kitty, por exemplo.

Mas, se você é próximo da pessoa ela merece um pouco mais de atenção ao invés de simplesmente ter sua chamada ignorada.

Então, explique o porquê não pode falar e peça desculpas, eles vão entender.

5. Pessoas mais velhas

É sempre bom ter mais paciência com os mais velhos, eles geralmente não entendem como funciona o celular de última geração ou até mesmo o Tijorolla de primeira geração.

Tratá-los com grosseria ou tirar sarro não vai ajudar em nada.

Trate-os bem, eles merecem.

4. Amigos não mandam texto enquanto dirigem ou bebem

Agora não é só mais questão de bom senso, é lei. Dirigir falando ao telefone já é perigoso, o que dirá mandar mensagem? Mesmo assim veja como é impressionante a quantidade de pessoas que fazem isso.

Segundo o British Medical Journal, motoristas que usam o telefone – mesmo usando Bluetooth – quadruplicam as chances de bater. Portanto, esqueça o celular enquanto dirige.

Telefonar ou mandar mensagens bêbado deveria também ser proibido. Ao menos algum bafômetro deveria ser obrigatoriamente instalado nos aparelhos para que bloqueasse o aparelho quando o índice de sangue no seu álcool estiver muito baixo.

3. Mandar mensagem enquanto anda

Mandar mensagem e andar ao mesmo tempo é maravilhoso! Veja só isso:

Pode até ser engraçado ver vídeos como do exemplo acima mas além de ser embaraçoso pode também machucar. Muito. É sério. Então, seja mais esperto e quando for digitar alguma mensagem, faça-o parado.

2. Seu maldito toque de celular

Muita calma nessa hora! E muito bom senso também. Está certo que hoje em dia existem diversos tipos de toques de celular, mas você precisa ter a noção de que ninguém precisa escutar o último funk da Tati Quebra Barraco a cada hora que seu telefone toca, ainda mais quando você está no trabalho, certo? Sendo assim, leve seu celular com você para todo lugar. Tocou, você atende e ninguém se irrita muito.

Abaixe o volume também. Imagine seu chefe entrando na sala e escutando o último hit do Latino saindo do seu celular no último volume? Pega mal. Ah, se você for encontrar com o presidente, desligue a #$%*& do celular!

1. Sexting

Sexting é quando uma pessoa, geralmente adolescente, tira uma foto com menos pano cobrindo o corpo, ou nenhum, e manda para alguém, geralmente um idiota (que a publica na internet).

Tem alguns casais que até podem gostar de fazer isso, mas lá vem o bom senso de novo, antes de mandar tenha certeza que é para pessoa certa. E tenha o cuidado de não abrir tais mensagens na escola de seu filho, por exemplo. [MSNBC]

Sair da versão mobile