Ícone do site HypeScience

Uso regular de maconha prejudica a vida sexual masculina?

maconha
“Héin?!”

Fumantes regulares de maconha podem estar trocando a vida sexual pelo prazer que sentem ao fumar, de acordo com um estudo feito na Universidade de Melbourne, Austrália, com 8,655 homens de 16 a 64 anos.

Aqueles que fumam maconha diariamente têm quatro vezes mais chances de ter problemas para atingir o orgasmo do que aqueles que não fumam. Alguns fumantes disseram ter problemas com ejaculação precoce, aproximadamente três vezes mais do que os que não têm o hábito de fumar.

Das pessoas que responderam à pesquisa, 8,7% afirmaram ter fumado maconha no último ano, com 11% sendo homens e apenas 6% mulheres. A pesquisa também mostrou que as pessoas com menos de 36 anos são as que mais fumam. Apesar de reportarem mais problemas sexuais que os não fumantes, os homens que afirmaram fumar maconha também disseram ter mais parceiros sexuais.

As mulheres que afirmaram fumar maconha tender também a ter mais parceiros – e mais problemas. As fumantes têm três vezes mais chances de terem uma doença sexualmente transmissível que as não fumantes, mas não mostraram ter problemas sexuais.

Embora os problemas sexuais masculinos tenham sido apontados, Sharon Johnson, da Universidade de Missouri, dos Estados Unidos, que já encontrou associações entre o uso de drogas e problemas sexuais, afirma que a pesquisa não estabelece uma relação clara de causa-efeito.

De acordo com ela, muitas das relações entre o uso de maconha e a performance sexual foram explicitadas depois de levar em conta outros fatores, como a idade, o consumo de tabaco e álcool e a ocupação. “Embora pareça que quanto mais maconha você use, mais problemas sexuais você tem, existe uma relação mais complicada nisso”, afirma Johnson. [New Scientist]

Sair da versão mobile