Ícone do site HypeScience

Seu relacionamento é muito conturbado? Descubra quanto

relacionamento
Casal

Um teste simples e rápido utilizado em estudos científicos ajuda a mesurar o nível de satisfação em um relacionamento de qualquer tipo – amoroso, familiar ou até mesmo no trabalho. O Teste em Satisfação no Relacionamento (TSR) deve ser feito indicando em uma escala de 0 a 6 o nível de satisfação ou insatisfação com o relacionamento nestes critérios:

  1. Comunicação e franqueza
  2. Resolução de conflitos e brigas
  3. Nível de afeto e carinho
  4. Intimidade e proximidade
  5. Satisfação com seu papel no relacionamento
  6. Satisfação com o papel da outra pessoa
  7. Satisfação geral com o relacionamento

Depois de responder aos critérios, deve-se somar as respostas. As mais altas indicam um nível maior de satisfação: uma resposta que soma 42 indica um relacionamento muito bom, enquanto respostas que somam menos que 10 mostram um relacionamento bastante prejudicado e infeliz.

De acordo com David Burns, autor do livro “Feeling Good Together”, que tem dicas para relacionamentos problemáticos, níveis de satisfação menores que 20 são comuns. Além disso, Burns afirma que muitas pessoas acreditam que um nível de 32 pontos é bom o bastante, enquanto outras, que têm ótimos níveis de 41 pontos, desejam mais proximidade e intimidade com o parceiro. “É tudo uma questão de objetivos e expectativas”, diz o autor.

Se for possível, peça para que a pessoa com quem você tem o relacionamento avaliado também faça o teste. Às vezes os resultados são surpreendentes: Burns conta que já viu casais em que o homem fez 42 pontos e a mulher fez 0. “Você pode achar que essa discrepância sobre os sentimentos em um casamento é estranho, mas não é”, diz Burns. O especialista afirma que em relacionamentos problemáticos é muito comum essa falta de conexão emocional entre esposos.

Por outro lado, em relacionamentos mais felizes, as duas partes geralmente fazem números semelhantes de pontos, o que mostra uma conexão emocional maior. Burns, entretanto, afirma que o teste serve como uma “cutucada” no relacionamento “No fim, o destino da sua relação depende apenas de você”, diz. [Telegraph]

Sair da versão mobile