Atração facial é explicada pela ciência: As mulheres são complicadas

Por , em 15.09.2009

homem beijando mulher
Homem beijando mulher

Muitos homens podem não entender muito bem as mulheres, mas a maior parte deles concorda com uma coisa: as mulheres são complicadas. E, para a atração facial de um possível parceiro, isso é um fato, de acordo com uma pesquisa realizada na Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos.

A pesquisa encontrou as características buscadas pelas mulheres ao analisar e sentir atração por um rosto. “Descobrimos que as mulheres avaliam a beleza facial em dois níveis” afirma Robert Franklin, estudante de psicologia que participou do estudo. “Primeiro elas analisam em um nível sexual, baseado em características faciais como o maxilar e os lábios, e depois em um nível assexuado, baseado na estética geral”, diz Franklin, que completa: “Em um nível sexual básico, a atração representa uma qualidade que deve aumentar o potencial de reprodução, como a fertilidade e a saúde”.

» Até a ciência concorda: mulheres são difíceis de entender

As características não sexuais, quando o cérebro julga a beleza com base na soma das características físicas e psicológicas, nunca tinham sido testadas, afirma Franklin. Para analisar como as mulheres determinam a atração facial, os psicólogos mostraram a 50 mulheres heterossexuais várias fotos de rostos femininos e masculinos. As participantes davam notas de 0 a 7 à beleza das pessoas, primeiro em uma base sexual, e depois em um nível estético, apenas. Nos testes, as participantes tinham que determinar a beleza dos rostos como se fossem seus parceiros ou colegas de laboratório.

A segunda fase do estudo foi feita mostrando para outro grupo de 50 estudantes as mesmas imagens, sendo que algumas estavam divididas horizontalmente, com as partes viradas. O mesmo processo de avaliação foi feito com esse grupo.
Modificando os rostos as mulheres passaram a levar mais em conta fatores específicos do rosto para determinar a atração. “A classificação dos rostos inteiros no segundo grupo se relacionou melhor com a avaliação não-sexual do colega do primeiro grupo”, afirma Franklin, e explica: com os rostos intactos, os participantes podiam avaliar os rostos de uma forma mais geral e assexuada.

“A avaliação dos rostos separados do segundo grupo também se relacionou com as avaliações assexuadas do primeiro grupo, quando as participantes olhavam para rostos femininos”, afirma. A mudança, diz o pesquisador, aconteceu quando as mulheres avaliaram rostos masculinos divididos ao meio. “Estas avaliações se pareceram mais com as do parceiro sexual do primeiro grupo”, diz.
A conclusão a que os cientistas chegaram é que, ao dividir os rostos ao meio, as mulheres passaram a depender de uma estratégia mais sexual para avaliar o rosto masculino. O estudo mostra que existem duas maneiras – sexual e não-sexual – que as mulheres avaliam a beleza facial, e que elas podem ser feitas separadamente. “Não sabemos se a atração é um fator cultural ou apenas um processo cerebral”, admite Franklin.

» 5 Coisas que os homens devem saber sobre as mulheres

Muitos cientistas acreditam que a atração sexual feminina é guiada a partir de hormônios como o estrogênio, ligado à reprodução. Já a atração estética seria guiada por outro hormônio, a progesterona. Por enquanto, não há certeza sobre o papel dos hormônios e da cultura sobre a forma que as mulheres enxergam um possível parceiro, e Franklin afirma ser uma questão complicada, com completa: “Estamos tentando descobrir qual é o papel do cérebro nesta questão”. [Scientific Blog]

10 comentários

  • jose henrique da silvah:

    HOJE EM DIA NÃO É SÓ A MULHER QUE CASA POR DINHEIRO, O HOMEN
    TAMBÉM.
    AS PESSOAS QUE CASAM SOMENTE PELO O DINHEIRO NA VERDADE
    ESTÃO SE PROSTITUIDO SEUS CORPOS E CORAÇÃO POR CAUSA DE DINHEIRO.

  • Luan P.:

    Não , não creio que as mulheres sejam complicadas não … não hoje em dia pelo menos , quase todas elas ( sem generalizar ) só querem dinheiro , voce não precisa ser bonito , se você tiver um carro da moda e uma casa ….. Triste….

  • Guilherme Spagnolo:

    Incrível como tem pessoas que querem de todo jeito generalizar a pesquisa… claro, se um homem for bem sucedido, e o outro, com os mesmos atributos físicos que o primeiro seja “pobre” a preferência das mulheres seria o primeiro, mas as pesquisas, são feitas sob uma situação neutra, levando em conta apenas o assunto a ser pesquisado, e não outras carácterísticas que possam influir ou não no resultado.
    São muitas situações que influem no resultado final, e o caso do “status social”, é só mais uma dessas situações.

    Aprecio muito os comentarios que alguns deixam, pois acabam até “incrementando” o artigo, mais tem uns que francamente…

  • Giovanni:

    “OFF” Elas escolhem os parceiros errados e a culpa é nossa. Generalizar não é a saída mais correta para resolver as suas frustações. 😉

  • CAMILA:

    Generalizar é ignorância. Homens e mulheres são diferentes assim como homens e homens e mulheres e mulheres. Não são todas as mulheres que são interesseiras, nem todos os homens que só querem usar. Pode até ser que as mulheres se interessem por um rosto bonito, mas isso vai depender do que é bonito pra ela. As vezes o que é bonito pra mim não é bonito para a próxima e vice-versa. Mas pra entender sobre psicologia humana é necessário ter mente aberta, e não agir como um gravador que sai repetindo por aí tudo o que se escuta. O senso comum é falho quando não se reflete no que se está dizendo.

  • mike:

    eu diria que só algumas mulheres são complicadas.. tem umas que são super tranquilas, oq não é o caso da gloria.. puta merda mulher que só sabe reclamar..

    além do que adora generalizar, fica reclamando de homem que ‘pega e descarta’, não é todo homem q é assim.. tá nervosa demais, e sim pq deve ter acontecido com ela.. certeza huauhahu..

  • José Paulo:

    Boa tarde! senhores e senhoras.

    Essa pesquisa está errrrrraaaaaadaaaaa!
    Elas olham primeiro a conta bancária e o potencial financeiro, a beleza fica em segundo plano…..lógico que é para o amante …ne´!

    Voces jamais casariam com um bonitão que fizessem voces andarem na garupa da bicicleta! lavar e passar, só por um rostinho bonito né.

  • gloria:

    Realmente as mulheres são complicadas!Tolerantes e compreensivas para c/ a má vontade dos homems em entende-las, mas, quando interesa p/ eles uma mulher,eles ñ fazem nenhuma questão de entende-las,aí quando já “pegou”quer descarta-la como um lixo reciclavel(que quando precisar numa emergência pode reutilizar)ele alega que somos complicadas!Mas somos mesmo,ainda bem, se podemos azarar a vida deles p/q/ facilitar né?E vamos discutir a relação!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!ha ha ha…..eles ñ vivem sem nós,damos a vida a eles!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • Gray:

    Eu já li uma matéria que usava fotos editadas dos mesmos rostos, dandos aspectos mais masculinos ou femininos (ainda reconhecíveis como homens), mudando maxilar, sombrancelhas, etc.

    Durante o periodo fértil, as mulheres preferiram os rostos masculinizados, enquanto no período infértil deram notas mais altas aos rostos feminilizados.

  • claudio:

    Interessante o método dessa pesquisa.
    Mas não acredito nessa excessiva mistificação do gênero feminino. Mulheres são complicadas? Sim, exatamente na mesma medido do esforço masculino em compreendê-las. Ou seja, na verdade, o fator de complicação do sexo feminino é simplesmente a curiosidade e necessidade de coerência lógica masculina.
    Se as mulheres fossem tão questionadora de nós como somos delas e fizessem disso uma preocupação que gerasse pesquisas e conhecimentos, também descobririam que somos complexos.
    Existem inúmeros tipos de rostos femininos, cada um com um tipo de beleza particular, cada um sugere uma personalidade, um comportamento sexual, enfim, um estudo nesse sentido voltado para homens revelaria tanto ou mais complexidade pois, se a mulher está inconscientemente preocupada em selecionar genes, nós estamos preocupadas em compreender e definir toda a personalidade da mulher para montar a estratégia de sedução e com isso disseminar nossos genes. Nosso esforço e critérios talvez sejam ainda maiores.

Deixe seu comentário!