Ícone do site HypeScience

Sapo com presas e outras espécies bizarras são descobertas

lagartixa leopardo
Sapo com presas (Limnonectes megastomias)

A lista de bizarrices é enorme: um sapo com presas que se alimenta de pássaros, uma lagartixa com olhos laranjados e pele colorida e até um pássaro que não voa. No último ano, 163 novas espécies foram descobertas no sul da Ásia e já correm risco de extinção devido às mudanças climáticas no local.

O relatório da World Wildlife Foundation (WWF), entidade que cuida da preservação de espécies em perigo, afirma que em 2008 foram descobertas 100 plantas, 28 peixes, 18 répteis, 14 anfíbios, dois mamíferos e um pássaro.

» Sapo voador e outras 350 novas espécies são descobertas

Stuart Chapman, diretor da WWF na região sul da Ásia, afirma estar entusiasmado com as descobertas: “Depois de milênios escondidas, estas espécies finalmente foram descobertas, e obviamente existem muitas outras”, diz.

Apesar das animadoras descobertas, o relatório chama a atenção para as mudanças climáticas, que podem resultar em extinções em massa dessas espécies. “Espécies raras ou em perigo de extinção, como essas recém-descobertas, são muito vulneráveis a mudanças climáticas, pois isso pode diminuir ainda mais o seu habitat restrito”, afirma Chapman.


Lagartixa-leopardo (Goniurosaurus catbaensis)

Confira algumas das espécies mais curiosas que foram descobertas no local:

[Fonte: Live Science]

Sair da versão mobile