Ícone do site HypeScience

Homeopatia funciona?

homeopatia funciona?
Homeopatia funciona?

Para alguns a homeopatia é eficaz simplesmente por ser o mesmo que dar um remédio de mentirinha para uma doença imaginária.

O blogueiro de ciência Ben Morrish, confiante que tratamentos homeopáticos não são confiáveis, resolveu fazer um teste utilizando o Google Scholar, página de pesquisa por artigos acadêmicos do Google. Ele queria se certificar se sua falta de crença na homeopatia era justa.

O ensaio não abrange um grande número de pesquisas na área da homeopatia, mas os resultados levam a pensar.

Para realizar o experimento, Morrish estabeleceu quatro regras:

  1. Pesquisar testes com produtos homeopáticos no Google Scholar, utilizando um termo de pesquisa neutro – o utilizado foi “homeopathic trials” (testes clínios homeopáticos, em tradução livre)
  2. Observar as conclusões dos dez primeiros resultados mostrados pela ferramenta de busca, independente de quais são os testes
  3. Inserir cada resultado em três categorias gerais:
      • Negativa: nenhuma evidência significativa sobre a eficácia da homeopatia com relação a placebos.
      • Positiva: evidências significativas que a medicina homeopática é mais efetiva que o placebo.
      • Neutra: resultados inconclusivos ou indicações de problemas com os testes, que podem ter prejudicado os resultados.
  4. Depois de classificar os resultados, analisá-los e tirar conclusões sobre as evidências da eficácia da homeopatia.

O teste

Depois de estabelecer as regras, Morrish seguiu os passos da sua pesquisa. Ele descobriu que, das dez pesquisas encontradas, duas tiveram efeitos positivos, quatro tiveram efeitos neutros, e quatro tiveram efeitos negativos. Os estudos acadêmicos encontrados por ele, já divididos por categorias, são os seguintes (os artigos estão em inglês):

Positivos:

Negativos:

Neutras:

Conclusões

Analisando estatisticamente os resultados, Morrish afirma continuar com a sua idéia de que a homeopatia não é eficaz. “Com apenas 20% dos resultados mostrando efeitos significantes a favor da homeopatia, acredito que a crença de que este tipo de tratamento é ineficaz não é absurda”, afirma.

De acordo com ele, nos dois casos em que os resultados foram positivos, eles eram apenas estatisticamente maiores, e ambos afirmavam que mais estudos seriam necessários. “Sendo que 40% dos resultados são neutros, acredito que mais pesquisas seriam necessárias para afirmar a eficácia da homeopatia, mas, com as evidências que temos, parece que não é”, diz Morrish.

Outro problema para os 20% positivos é que ambos os estudos foram realizados em pequena escala. O resultado em favor da homeopatia pode ser um simples resultado da falta de amostragem adequada. [Scientific Blogging]

Um dos comentaristas sugeriu este vídeo de um cético explicando sobre a homeopatia, usada por 500 milhões de pessoas pelo mundo. Infelizmente, sem querer, apagamos o comentário, mas segue o vídeo. Pule para 2:50 para ver o segmento sobre homeopatia.

Outro visitante sugeriu este hilário vídeo do plantão médico homeopático:

Sair da versão mobile