Ícone do site HypeScience

Desenho funciona como detector de mentiras

Pedir para criminosos fazerem desenhos é um modo muito eficiente para descobrir se eles estão mentindo, de acordo com uma pesquisa realizada por psicólogos forenses da Universidade de Portsmouth, no Reino Unido. Os cientistas descobriram que a mentira é mais óbvia em um desenho do que em uma descrição oral.

De acordo com Aldert Vrij, que realizou a pesquisa, a técnica cria muitos problemas para os mentirosos, até porque pedir para que eles desenhem é uma surpresa. “Isto significa que o mentiroso está despreparado e tem que desenhar sem planejar”, afirma, e completa: “Muitas pesquisas indicam que as pessoas mentem melhor quando têm tempo para planejar a história”.

O teste foi feito com 31 voluntários, que realizaram uma missão falsa em que tinham que pegar um laptop com um “agente secreto” e entregá-lo a outra pessoa. As pessoas deveriam visualizar como e quando receberam o laptop, descrever o cenário e fazer um desenho detalhado do local. Metade dos voluntários deveria desenhar a verdade e a outra metade deveria mentir.

Os resultados mostraram que apenas 13% dos mentirosos incluíram em seus desenhos a pessoa de quem receberam o laptop, enquanto 80% daqueles que falavam a verdade incluíram o desenho da pessoa. Outro sinal que mostra a mentira é que aqueles que não desenharam a verdade fizeram a cena com uma perspectiva de cima. Quase 80% dos voluntários que desenharam a verdade mostraram a cena de uma altura aproximada dos ombros.

Samantha Mann, co-autora do estudo, chama a atenção para o que entregou a mentira: “Embora o nível de detalhes não tenha entregado os mentirosos, seus desenhos eram menos plausíveis que aqueles feitos pelas pessoas que falavam a verdade”, afirma Mann. “Quase todos os mentirosos escolhiam localizações conhecidas, então dar detalhes não era um problema, mas parece que para eles é mais difícil fazer com que o desenho seja plausível”, diz.

De acordo com a pesquisadora, são necessárias mais pesquisas para comprovar a eficácia da técnica, mas que ela pode logo começar a ser utilizada como uma ferramenta para detectar mentiras. [Telegraph]

Sair da versão mobile