A pintura “Perfil da Bella Principessa” pode ter uma digital de Leonardo Da Vinci no canto superior esquerdo
Um retrato pintado por Leonardo DaVinci pode ter sido descoberto depois que uma impressão digital encontrada no quadro foi comparada com outra, descoberta em uma de suas peças. Um laboratório de Paris afirma que a digital é “altamente comparável” com outra, encontrada em uma obra de DaVinci que está no Vaticano.
» As 10 melhores idéias de Leonardo Da Vinci
O quadro chamado “Perfil da Bella Principessa” foi vendido em um leilão em 1998 e era então considerado alemão e do início do século XIX. A obra custava aproximadamente 19 mil dólares (aproximadamente 40 milhões de reais), mas agora pode passar a valer milhões de dólares.
O quadro que fica no Vaticano, utilizado para comparação, foi pintado durante o início da carreira do artista, quando, acredita-se que ele não usava assistentes. Análises com luz infravermelha mostram que o estilo de pintura é “significativamente” semelhante ao de outro trabalho de DaVinci, além de revelar que o artista que realizou a pintura era canhoto, como o pintor italiano.
Desenhado com giz e tinta, o quadro mostra uma jovem com roupas que refletem o estilo da moda de Milão no século XVI, e análises de carbono confirmam a época em que a pintura foi feita.
» Robô de Da Vinci ressuscita após 500 anos
Martin Kemp, professor de história da arte da Universidade de Oxford, na Inglaterra e especialista das obras e DaVinci, acredita que a jovem exposta no quadro pode ser Bianca Sforza, filha de Ludovico Sforza, duque de Milão (1452-1508). O especialista afirma que a mulher também pode ser a amante do duque, Bernardina de Corradis. Ele afirma ter feito as sugestões por um “processo de eliminação”. [BBC]
Novo quadro de Leonardo Da Vinci