As 10 mais terríveis fobias

Por , em 27.10.2009

Algumas pessoas têm medo de cobras, aranhas ou de andar de avião. Outras não aguentam a ideia de sair de casa ou de subir em um prédio alto. Uma pesquisa mostra que aproximadamente 19,2 milhões de estadunidenses com mais de 18 anos têm algum tipo de fobia específica ou medo extremo de alguma coisa. Confira na nossa lista algumas das fobias mais terríveis e também não deixe de conhecer as 10 fobias mais bizarras do mundo.

10. Medo de dentistas
fobia

É claro que ninguém pula de alegria ao saber que tem que ir ao dentista tirar uma cárie, por exemplo, e uma pesquisa mostra que entre 9 e 20% das pessoas evitam ir ao dentista por ansiedade ou medo. Entretanto, a fobia dental é um problema sério para muitas pessoas, que evitam o consultório médico a todo custo. O problema pode surgir ou ser agravado devido a experiências ruins no passado, medo de injeções e a sensação de impotência. como ficar sentado em uma cadeira com uma broca na boca. Para superar o medo e não deixar que seus dentes sofram com problemas sérios por falta de acompanhamento, vale tentar combinar sinais com o dentista, para que ele saiba que deve parar com o procedimento, por exemplo.

9. Fobia de cachorros
fobia

O melhor amigo do homem pode ser, para algumas pessoas, o maior pesadelo. Desde minúsculos poodles a enormes rottweilers, pessoas que sofrem de cinofobia sentem um medo irracional de cães. Geralmente as pessoas desenvolvem a fobia depois de serem mordidas ou verem alguém ser mordido, mas algumas têm medo simplesmente por saber que o cão pode mordê-las. O tratamento para esta fobia muitas vezes envolve a criação de um relacionamento próximo com um cachorro.

8. Medo de voar
fobia

Aproximadamente 25 milhões de estadunidenses sofrem de alguma forma de medo de avião, que passa desde uma leve ansiedade até uma fobia extrema. As pessoas que têm medo de voo se dividem em dois grupos: aqueles que temem um acidente aéreo e os que são claustrofóbicos e podem sofrer um ataque de pânico durante a viagem. Como em outras fobias, a razão não ajuda muito para acalmar o medo daqueles que temem viagens de avião, já que as chances de um acidente deste tipo acontecerem são muito menores que as de um acidente automobilístico. O tratamento para o medo de voar geralmente envolve terapia e até mesmo terapias com realidade virtual.

7. Pânico de tempestades
fobia

O barulho de trovões e os relâmpagos podem causar medo extremo em pessoas que sofrem com este tipo de fobia. Algumas pessoas até se mudam para locais com o clima mais tranqüilo para fugir do pânico que sentem durante tempestades. John Westefeld, da Universidade de Iowa, dos Estados Unidos, realizou uma pesquisa sobre o assunto e descobriu que 73% das pessoas indicam que têm “um pouco” ou “moderado” medo de tempestades. O pesquisador recomenda que as pessoas com esta fobia recebam informações exatas sobre o funcionamento e perigo das tempestades, além de treinamentos psicológicos para lidar com a ansiedade e o pânico, para que fiquem seguros perante as tempestades, mas sem sentir o pânico caracterizado pela fobia.

6. Nictofobia
fobia

É muito comum que crianças sintam medo do escuro, mas, se a pessoa cresce sem encarar o medo, ele pode se tornar uma fobia séria durante a idade adulta. A nictofobia, como é chamada, pode ser causada na infância por vários medos infundados, como o de que pessoas podem roubar seus brinquedos durante a noite ou que as crianças podem ser sequestradas. Quando moderado, o medo não necessita de tratamento com médicos, mas a criança necessita aprender a lidar com o medo.

5. Medo de altura
fobia

Estima-se que quase 5% da população mundial sofra de medo de altura, uma das fobias mais comuns do mundo. Embora especialistas não saibam explicar o porquê de tantas pessoas sofrerem com este medo irracional uma pesquisa recente aponta que pessoas que sofrem de acrofobia percebem um prédio, por exemplo, como sendo muito mais alto que ele é na realidade.

4. Medo de outras pessoas
fobia

Se a ideia de ficar na frente de uma platéia deixa o seu rosto vermelho, suando e com um frio na barriga, estes são apenas alguns sinais da fobia social, que afeta aproximadamente 15 milhões de estadunidenses adultos. Porém, algumas pessoas sofrem deste medo não apenas quando têm que se apresentar na frente de outras pessoas, por exemplo, como quando têm que comer ou beber em público.

3. Agorafobia
fobia

Esta fobia é caracterizada pelo medo extremo ou ansiedade de espaços ou situações de onde seria difícil escapar. Alguns destes espaços são elevadores, veículos de transporte público, shoppings e aviões. O medo pode ficar mais extremo, levando a pessoa a evitar viajar, ir a lugares com muitas pessoas ou até mesmo a sair de casa.

2. Aracnofobia
fobia

A maior parte das pessoas têm medo de aranhas, mas, para algumas, o pânico da visão dos aracnídeos é extrema. Uma pesquisa realizada na Universidade de Pittsburgh (EUA) mostra que as mulheres têm quatro vezes mais chances de terem aracnofobia, quando comparadas com homens. De acordo com David Rakison, que participou do estudo, isto faz sentido de um ponto de vista evolucionário, já que as mulheres supostamente se encontravam freqüentemente com as aranhas quando buscavam por comida na antiguidade, e precisavam se proteger e cuidar dos filhos. Já os homens tinham que correr riscos para caçar, então o medo de aranhas tinha que ser superado ou inexistente.

1. Medo de cobras
fobia

Um dos medos mais comuns, a fobia a cobras pode ser uma marca evolucionária importante, de acordo com alguns estudos. Muito antigamente, conseguir ver uma cobra. ou até mesmo uma aranha. na mata seria uma vantagem à sobrevivência. A habilidade de enxergar o animal rapidamente, de acordo com os cientistas, provavelmente ajudou nossos ancestrais a sobreviverem.

[Fonte: Live Science]

As 10 fobias mais bizarras do mundo

57 comentários

  • Henita Keito:

    Também , quem não tem medo de cachorro depois de ver essa foto ai XD

  • Gaaby Moorais:

    Eu tenho Aracnofobia morro de medo de arranha muitos me zoan por isso e choro pq meu medos são muitos >..<

  • Airmid:

    Faltou a isolofobia!

    • Gaaby Moorais:

      O que é isso :O ? pode me falar

  • Joaovicentefr:

    Como ter fobia de raios? São um dos eventos mais belos que a natureza pode nos demonstrar!

    • Guilherme de Souza:

      Imagino que você nunca tenha sido atingido por um hehe

  • Yuri Caetano:

    Eu não tenho medo de cães,cobras,aranhas em si,o medo mesmo é da dor infernal que eles podem me causar.

  • alguem:

    eu tenho fobia social entro em panico com lugar que tenha muitas pessoas

  • aline:

    eu nem sei o nome da fobia que tenho mas gostaria de uma ajuda : tenho medo de andar e cair por isso tenho que me asegurar em alguma coisa ou em alguem ! gostaria muito de saber que tipo de doença eu tenho algumas vezes tenho um medo tão grande de andar ou de ficar junto de um monte de pessoas conversando que meu médico disse que eu fujo pro meu mundinho como ele fala eu mesmo faço uma convulção em mim ele me disse que isso que tenho não é uma epilepisia é uma dissoçiativa nervosa ! e tambem tenho crises de panico se alguem puder me ajudar estou esperando ajuda por favor!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • willian:

    eu tenho fobia de aranhas,quase num consegui ler a materia por causa dakela foto orripilante dakela aranha amarela 🙁 ,de noite fiko imaginando que tem aranhas de baixo da minha coberta,quase nao durmo :O

  • marcella mogrovejo:

    adoro voces marina,lara,gustavo,vitoria e todos os bichos valeu por ajudar a cuidar deles

  • Luan:

    Nao acho q o medo do escuro seja assim , uma fobia , porq até eu q nao tenho as vezes da um frio na barriga por exemplo 1:00 da manha sem luz e sozinho hehe… vc começa a imaginar que o chuck vai sair do nada e te esfaquear hahahahah! tenho fobia social ( leve ) sou novato e timido pabarai!

  • Jose Barbosa:

    Bom dia!…Moro no Amapá, tenho acima de 50 anos,tenho medo, pavor de temporal principalmente quando vem acompanhado de vetos fortes,fui vitima de 2 temporais, minha casa tem 2 andares, e foi destelhada no passado, com isso!, criei panico, horrivel mesmo, nao posso ver uma chuva se formar que me da medo antecipado, aquele d etremer as pernas, descobri com isso, o respeito ás pessoas portadoras de doenças psicologicas, como depressoes, sindrome do panico…alias, a sindrome do panico, é outra doença muito dificil de se conviver, eu tb possui a sindrome do panico, porem motivado pelo medo, temmor,…sindrome, ja diz tudo isso, pois sindrome é um conjuto d efatores, relacionados ao medo, entao, adquiri.
    e, eu antes pensava que a sindrome do panico era paneas se tivesse panico em ver temporais, etc…m, porem, tb mexe com nosso organismo, cria doenças etc…, igualzinho a hiponcondria, so que, a sindrome do panico, me revelou alteração cardiaca, entre muitos, pois sendo uam doença mental, comanda todo nosso corpo, nos fazendo ter doenças sem ter, e , inclusive com sintomas, passei muito com isso, e, o mais dificil é um pisicologo ser autentico diante d eum portador de sindrome do panico…., tenho muito que contar, mas to indo
    moro no Amapá, eu mesmo to me curando disso
    pois, o remedio pra doença de cabeça. é vc conhecer outras pessoas que ja passaram por isso
    nao s eenvergonhe em contar que estas com problemas
    assim vc vai descobrindo se tua doença é psicologica ou real
    ate a proxima, me chamo Jose Barbosa, ou simplesmente JB´-Musico-Amapá-Brasil

  • Armando:

    Não consegui ler a fobia de cobra por causa da foto, eu chora ao ver qualquer foto de cobra porque eme dá muita agonia, queria saber como eu posso me tratar pois essa fobia já se tornou insuportável!

  • Estrela:

    Os meus medos não estão relacionados a nenhum dos acima citados na matéria.
    Tenho um medo apavorador de LAGARTAS e de ÁGUA, ao imaginar uma lagarta em mim, ou mesmo, eu me afogando, já sinto uma palpitação fora do comum.
    Creio que a causa dessa fobia está ligada por situações ligada ao que me passou na infância.

    Outra problema sério que eu tenho (fobia social) e não consigo encontrar a causa, já que me lembre, nunca passei por situações vexatórias ou humilhantes, tive uma infância normal, sempre foi muito extrovertida, era o centro das atenções, na escola eu era sempre a requisitada a ler poesias, encenar, e fazia isso de uma forma tão desinibida; Isso foi até os 11 anos. A partir daí comecei a me fechar, e hoje com mais de 30 anos sou totalmente o inverso, no meu caso não seria propriamente FOBIA SOCIAL, mas COMPLETA AVERSÃO AO SER HUMANO.
    Estou num estágio, que sinto um medo mórbido ao ser humano, medo em todos os sentidos, da violência física, das críticas, da superiodade de outrem, o olho no olho é apavorante, sinto o coração disparar e um princípio de perda de sentidos, o que tenho de sair vazado daquela situação senão acho que desmaio ali mesmo.
    O pior é que não consigo ver qualidades em alguém, quanto mais tentativas em fazer amizades, mais distancio das pessoas, com um pensamento: De que todas as pessoas são oportunistas, folgadas e más.
    De uns anos para cá, estou tendo até pavor até de bebês, os acho horripilante, principalmente quando está chorando, pegá los… nem pensar!
    Um lado meu me cobra de que o problema está totalmente em mim e eu tenho plena convicção disso, mas não consigo interagir com ninguém, adoro a minha solidão, mas sei que não posso viver assim.
    Já passei anos por psiquiatra, tomando medicação controlada, mas não surtiu nenhum efeito desejado, o medicamento apenas deixava dopada.

    E esta é minha incansável luta diária, tendo em mente que não tenho de tentar entender as pessoas, mas sim de entender a mim própria.

  • MomoRestart:

    Eu sofro de
    Cinofobia
    fobia social (falar em público, mas tenho mto nervosismo e medo)
    aracnofobia
    fobia de cobras

    nem imaginava que eu sofria disso, eu tenho uma cachorra filhote, acho que quando é filhote nem tenho mto medo mas quando cresce, como foi o caso de um cachorro meu mesmo que não era filhote, morria de medo dele

  • gabriella:

    eu sofro de cinofobia e nao sabia depois dessas fobias percebi q sofro disso agora vou ter que tratar.
    Mais depois daquela foto dos cachoros nao vo me cura mais.
    E bem interessante goste graças a este sit fiquei sabendo q sofro de uma fobia nunca imaginei q fosse uma fobia.

  • daniele:

    oiii genti sua mais uma medroza como vcs morode medo de mortos nao sei ficar so nei um segundo nunca procurei mim tratar mais se que e presiso se eu ficar so eu começo a lembra de mortos e mim dar uma agonia vontade de correr de gritar.e so passa isso na minha cabeça e eu lembro de muitas pessoas que morreram nao e so uma pessoa.isso atrapalha muito.ja tentei ficar so mais nao consigo.quem eu procuro pra tratar isso?

  • piettra:

    tenho medo de escuro fico com muito medo dos meus ursos de pelucia me ataca teve um dia que eu estava com sono então fui para meu quarto e fechei a porta e depois não conseguir nem abrir os olhos de tanto medo.

  • ingrid:

    eu tenho muito medo de cobras acho elas nojentas e feias me apavoro quando vejo uma mesmo sendo so uma imagem.

  • Alícia:

    Putz…tenho cerca de 8 fobias, a pior, ou piores são: medo de ver mortos…. sério, eu fui em um velório e não consegui dormir por um mês chorando a noite e não conseguia ficar sozinha! quase morria de medo ficava desesperada só de lembrar…nada do que me digam vai me fazer mudar de idéia o que é estranho ja que eu amo filme de terror, mas tenho espectrofobia também, pois eu já coloquei em minha cabeça que não existe…mas o medo nunca vai passar, é algo psicológico! não adianta ir em psicólogos, eu já fui…enfim, a minha pior fobia é a fobia social o que realmente é estranho porque eu tenho espectrofobia não posso pensar em ficar sozinha que sinto falta de ar só de pensar nos mortos…mas se eu estou em uma sala de aula em que eu sou novata (exemplo) eu suo frio, tremo, sinto falta de ar…é muito ruim =/ mas mesmo com eu sendo muito cabeça dura e tendo uma teimosia excepcional que não ajuda em nada…eu queria ajuda!!

  • Daniel:

    Como tratar:

    Medo do escuro-apenas ausensa de luz,entre num lugar escuro e imagine-se no universo,o maravilhoso e brilhante universo

    Medo de baratas-simplesmete olhe nos olhos dela e trate ela como se fosse um pet,ela n vai te atacar simplesmente te deixar co medo so n toque nela

    Medo de ratos-principalmete mulheres mas n matem ele eles tb estao na cadeia alimentar

    Medo de altura-se jogue do pico do himalaia de paraquedas e se imagine voando(n leve isso a serio simplesmente pule de um lugarzinho alto)

    medo de esplosoes-se explodir uma bomba perto de vc simplesmente n fassa nada (n fassa nd se for bombinha mas se for bomba mesmo n vai da tempo nem de sentir medo)

    medo de fantasmas-ele n vai fase nd so ta ali pra enche teu saco se vc se sentir com medo disso leia a biblia e pronto o medo some

    medo de cemiterios-se vc fica com medo do cemiterio (caso esteja em um) pense como se fosse um hotel 5 estrelas para pessousa q estao deitadas e nunca vai se levantar

    medo de morcegos-se um morcego estiver rudando sua cabeça ele ta comendo inseto e os mitos de morcegos sao mentiras

    medo (inferno)-todo mundo tem menos os satanistas

    meu nome eh daniel 12 anos

  • sueli:

    essa noite 13.04.2011, estava um tepo muito estranho na minha cidade de Espirito Santo do Pinhal, SP. era 0:10hs, derrepente fez um barulho como se fosse um foguete muito proximo e seguido de um trovão,abri a janela e as nuvens parece que estavam no chão e tudo branquinha, fiquei com muito medo… aí começou a chuva, foi orrivel…

  • Miguel:

    Tenho medo de cães, quando algum se aproxima fico com vontade de fugir!
    Também tenho um medo de morte de aranhas e tempestades (o pior é que já fui gozado por causa do meu medo de tempestades, odiei isso, se eles também tivessem medo disso também gostava e ver as reacções deles)!

  • Surreal:

    Estranho ainda não terem mencionado lectofobia, medo de ratos. Desde pequena que tenho fobia a estes bichos horrendos, os quais podem ser bem perigosos.
    Geralmente o povo brasileiro é considerado um povo bastante comunicativo e social. Esta é prova de que nada pode ser generalizado, já que muita gente aqui sofre de fobia social.
    Apesar de não ter fobia social, já tive pavor de comer em público por já terem troçado de mim na escola pelo como como comia. É algo humilhante.

  • lucas targino:

    eu não tenho medo de quase nada desde que não me coloquem perto de uma barata.

  • Maikel M. Rönnau:

    Eu tenho 15 anos e tenho Nictofobia desde que eu tinha uns 2 anos, só que não é um nivel de medo tão alto por que eu só sinto medo quando eu estou deitado.

  • Keli:

    Gostei da matéria, muito interessante…. tenho medo de altura e além disso medo de mortos, no momento de dormir, chega a ser pavoroso!!! Ouço barulhos, sinto como se alguém me vigiasse o tempo todo… Hoje isso é mais controlado, mas já sofri muito.

  • bruna ferraz:

    tenho agorafobiia, mas não por ficar em situações qe não posso sair. tenho pavor de fica num muntue de pessoas :S

  • Ítala Oliveira:

    Eu tenho aracnofobia, na minha apostila de ciências tem a foto de uma aranha.
    é sério, eu rasguei(não por querer, por medo),não aguento.

  • Justine:

    Tenho fobia de cachorros, e é horrivel! Nunca fui mordida, mas como foi dito, só de pensar neles eu morro de medo!
    Quando vejo um na rua (latindo principalmente), sinto meu coração acelerar, fico com a respiração fraca, minhas mãos suam, e não consigo parar de imaginar cenas em que o cachorro me morde… Meus amigos riem, mas acho que é pq alguns deles nem sabem o que é ficar de frente ao seu maior medo.
    Parabéns pela matéria!

  • Marcos:

    Thalita,
    como disse o Wanderson, este tipo de comportamento pode ser tratado com a TVP.
    Uma visita a um Centro Espírita Kardecista e conversar com alguém habilitado também poderá lhe ajudar, e muito !
    Outra coisa: faça uma oração para seu anjo da guarda, ele vai te ajudar também …
    Abraços

  • Luiz:

    Eu entro na n°4. A pior de todas: Fobia Social.
    sad but true

  • lourdes pereira vicente:

    Fiquei impressionada c/ resultado da aranha do GRÉGORY. Porém, desde q não seja doentio, ”medos” têm de ser controlados.Tem gente q gosta de aparecer e se aproveita de algumas sitações.
    mas, eu tenho medo de envelhecer só.
    velhinhos abandonados me deixa contrangida

  • Thalita:

    Oi.
    Eu tenho muito medo de mortos, barulhos na madrugada e a escuridão da noite, acabei de me mudar e um cara foi assassinado no apto ao lado, tem 5 dias e eu não consigo dormir, tenho pesadelos, não estou saindo do apto de noite, ele foi para a varanda pedir socorro e eu não consigo ir na varanda do meu apto. Conversando com minha mãe, percebi que desde criança, quando alguém próximo morria eu ficava assim por um bom tempo. eu não vejo filmes de terror, nem nd que envolva morte. Eu moro sozinha, chego até chorar de medo, ontem tive que abrir o portão para minha amiga, pois não queria ficar sozinha, passei pelo corredor quase chorando de tanto medo… Não sei mais o que faço, estou até pensando em mudar.
    Se alguém puder me ajudar, fico grata.

  • _|_:

    vixi esse nao é muito bom conserteza tem mais o marcos mion ja disse fobias muito bizarras esse dai nem da graçaO.o U . u

  • Fernanda:

    Nunca soube de ninguém…. mas me dá uma aflição indescritível só de olhar para o céu!! Principalmente à noite!

    Deve ser uma mistura de medo de escuro, medo de morrer, medo da solidão… nem sei!

    Mais algum doido?

  • zulmira:

    Afê…eu tenho medo de tudo isto e mais um pouco..
    medo de mortos..sei que é um absurdo,que os vivos são muito mais perigosos,mais tenho panico de mortos…

  • Greg:

    Cadê a fobia de ralos? e cabelos ?

  • conceição:

    medos humanos

  • Silvana A. Bottini Estevam:

    Muito interessante. Tenho medo de cachorro não importa se é pequeno ou grande. Penso as vezes de por a mão, mas quando eu penso, não, não…. ai eu desisto.

  • Juka:

    Legal. Medo de aranha até que é superável, mas cobra, mesmo se não for uma fobia é bom ficar de olho aberto (acho que não precisa explicar o por quê…).

  • Artz:

    Há, medo é normal…
    Tenho medo de borboletas e gatos.

    E todas as fobias são traumas, geralmente na infancia ;D

  • willams lima:

    vixe, tenho medo de quase tudo também!

  • Gray:

    Eu tinha medo de cachorro, a ponto de nem passar perto de um… Começou justamente após ser mordido, quando criança

    Com o tempo, fui perdendo o medo, tanto que hoje tenho um boxer e um rotweiller

  • Darcilene:

    Cadê a fobia pior do mundo, pelo menos para mim.
    Não gosto nem de pronunciar o nome do bicho,(barata)???

  • reinaldo silva:

    muito louco sem contar que ela existem a fobia.
    bem interessante.

  • Wanderson:

    Muitas das fobias existentes,se não todas,são tratadas com eficácia ou são amenizadas com a técnica da TVP ou Terapias de Vidas Passadas usada por muitos Psicoterapeutas ao redor do mundo.
    Um assunto muito interessante para ser tratado aqui também.

  • Daniel Souza:

    Gostei disso, muito legal!

  • Joao R.:

    num eh nao Abel..
    tem altas aranhas macabras..nao essas aranhas de casa, mas tem aranhas q dao medo msm =S

  • websurffer:

    A única fobia que acho que se justifica da lista é a fobia de cobras. Cobras são, verdadeiramente, perigosas, traiçoeiras.

    O resto das outras fobias não passam de doenças sociais, inventadas, pelas má formações dos agrupamentos sociais.

  • Gregory:

    Abel
    Não sou aracnofobo, mas naum concordo com vc…
    Você faz idéia do que uma picada de aranha pode fazer com uma pessoa?!
    Não?! Então veja essa imagem:
    http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/aranhas/imagens/picada-de-aranha-marrom-6.jpg

  • Renato:

    Tenho uma amiga que tem pânico de formigas. E não é só das grandes, Qualquer formiga, faz com que ela até sue de medo!
    Ela até passou uns tempos sem falar comigo por causa de uma brincadeira.

    Se alguém souber o nome para esse tipo de fobia.. e talvés o tratamento.

  • Rogério:

    Muito bom… a minha tia não pode ver uma daquelas aranhinhas pequenas (pretas e brancas) que ficam em casa que já é motivo para escandalo.
    Eu sou muito timido… Chega quase a ser fobia social, mas só na hora de conhecer a pessoa… Depois que eu já falei com ela umas 3 vezes eu COMEÇO a me “soltar”… mas nunca de um modo que eu gostaria…. por exemplo para falar livremente com qualquer pessoa

  • Olmiro:

    Na minha opinião é, um dispositivo sinalizador de: risco, de perigo e de limite, etc.

  • Artz:

    Legal as fobias, mas achei muito comum, e tem várias fobias bem piores. o_O

    Eu tenho doença que tenho é a tal da Fobia Social, to em tratamento, mas antes, as vezes dava medo até de se mexer perto de algum desconhecido… =X

    Muito legal falar dela, assim as pessoas se informam melhor.. já sofri muito preconceito por isso >.>

  • Abel:

    Interessante…Mas tipo, medo de aranha é meio b010La…

Deixe seu comentário!