Trabalhadores mau humorados são mais críticos e prestam mais atenção ao que acontece a seu redor do que as pessoas mais felizes, que tendem a acreditar em qualquer coisa que lhes dizem. Esta é a conclusão de uma pesquisa realizada na Universidade de New South Wales, na Austrália.
“Embora o bom humor pareça promover criatividade, flexibilidade, cooperação e confiança, o humor mais negativo resulta em um comportamento mais atencioso e cuidadoso com o mundo externo”, afirma Joseph Forgas, autor do estudo e professor da Universidade. “Nossa pesquisa sugere que a tristeza promove estratégias de processamento de informações mais adequadas para lidar com situações mais exigentes”, completa.
Para realizar o estudo, Forgas e sua equipe realizaram experimentos que induziram os participantes a se sentir mais felizes ou tristes através de filmes ou lembranças de coisas boas ou ruins. Em um dos experimentos, os participantes deveriam julgar a verdade de mitos urbanos e rumores. As pessoas de mau humor tiveram menor probabilidade de acreditar nessas afirmações.
Este grupo de pessoas também teve menor probabilidade de fazer escolhas abruptas baseadas em preconceitos raciais ou religiosos, e também para relembrar de um evento que testemunharam.
O estudo também mostrou que pessoas mais infelizes são melhores para escrever eventos que aconteceram com elas com argumentos escritos. “O bom humor não é universalmente desejável”, afirma Forgas. “Pessoas com um humor mais negativo são menos propensas a sofrer com erros de julgamento, são mais resistentes a distorções em testemunhos e são melhores para produzir mensagens persuasivas de alta qualidade”, completa. [Telegraph]