Corredor: Treine menos e seja mais rápido

Por , em 20.11.2009

Pesquisadores da Universidade de Copenhague, na Dinamarca, descobriram que uma redução no volume de treinamento pode ser melhor para aumentar a velocidade de corredores. Segundo o estudo, diminuir o treino em 25% e fazer treinamentos de corrida de arranque de 6, de 12 e 30 segundos de três a quatro vezes por semana pode ajudar muito na performance dos atletas.

Além disso, esta mudança no treinamento aumentou o rendimento em corridas de 10 quilômetros em até um minuto, passando de 37,3 minutos para 36,3 em apenas dois meses de treinamento. O estudo foi realizado com 12 corredores, que conseguiram um novo recorde pessoal na competição de 10 quilômetros, apesar de já treinarem há quatro anos.

É necessário fazer relaxamento ao final dos exercícios?

O resultado mais impressionante foi o do atleta que diminuiu seu tempo em mais de dois minutos, passando de 37,5 para apenas 35,4 minutos. A performance dos atletas em corridas de arranque de 30 segundos e corridas intensas de dois minutos também melhorou em 7% e 36%, respectivamente. Além disso, os pesquisadores demonstraram que a diminuição do treinamento também pode ajudar a melhorar a performance dos corredores em curto prazo.

A melhora da performance dos atletas foi acompanhada por uma elevação dos níveis de circulação de sódio e potássio, além de uma diminuição na taxa de acúmulo de potássio nos músculos durante os exercícios. Os pesquisadores especulam que este pode ser um dos motivos pela melhora da performance dos atletas. [Science Daily]

5 comentários

  • Helô:

    Eu quero correr, mas a preguiça não deixa, Brincaderinha, eu não sei por onde começar, e como sair do completo sedentarismo para o pleno atlesismo… Alguém me dá uma dica, por onde eu começo? Não vem com essa de “dando o primeiro passo”, quero algo mais concreto! Quero ser corredora profissional, velocista mesmo.

  • Luciano:

    Caro Lisandro
    O ser Humano Foi feito para andar, procurar comida e fugir de alguns perigos, essas mordomias que nós temos são graças aos nossos antepassados pois se vivessemos na epoca deles, duvido que você sobreviveria !

  • Valter:

    Correr para fortalecer o corpo e a mente. Correr não é esforço. Correr é diversão, é prazer, é saúde. Para quem quer ser rápido, a dica é muito boa.

  • Danilo Moraes:

    Isso que o colega acima falou é verdade, o coração tem um “limite” de batidas e depois disso morremos. No entanto, quem disse que nossa vida será sempre um mar de rosas? E se você precisar correr para prolongar sua vida? Alguem com vida sedentária nao vai conseguir correr por muito tempo… Penso sempre na necessidade que algum dia vai existir de usarmos nosso corpo para salvar nossas vidas como fuga ou luta.
    T+

  • robledo rene de moraes:

    Sou praticante de corrida há 30 anos e já sabia algo a respeito de correr com mais intensidade algumas vezes por semana. Porém, esse artigo me deu informação mais detalhada e aprofundada, pois eu achava que apenas treinos intensos mais demorados ajudariam a melhorar a performance do atleta.

Deixe seu comentário!