Ícone do site HypeScience

Corredor: Treine menos e seja mais rápido

Pesquisadores da Universidade de Copenhague, na Dinamarca, descobriram que uma redução no volume de treinamento pode ser melhor para aumentar a velocidade de corredores. Segundo o estudo, diminuir o treino em 25% e fazer treinamentos de corrida de arranque de 6, de 12 e 30 segundos de três a quatro vezes por semana pode ajudar muito na performance dos atletas.

Além disso, esta mudança no treinamento aumentou o rendimento em corridas de 10 quilômetros em até um minuto, passando de 37,3 minutos para 36,3 em apenas dois meses de treinamento. O estudo foi realizado com 12 corredores, que conseguiram um novo recorde pessoal na competição de 10 quilômetros, apesar de já treinarem há quatro anos.

É necessário fazer relaxamento ao final dos exercícios?

O resultado mais impressionante foi o do atleta que diminuiu seu tempo em mais de dois minutos, passando de 37,5 para apenas 35,4 minutos. A performance dos atletas em corridas de arranque de 30 segundos e corridas intensas de dois minutos também melhorou em 7% e 36%, respectivamente. Além disso, os pesquisadores demonstraram que a diminuição do treinamento também pode ajudar a melhorar a performance dos corredores em curto prazo.

A melhora da performance dos atletas foi acompanhada por uma elevação dos níveis de circulação de sódio e potássio, além de uma diminuição na taxa de acúmulo de potássio nos músculos durante os exercícios. Os pesquisadores especulam que este pode ser um dos motivos pela melhora da performance dos atletas. [Science Daily]

Sair da versão mobile