Carros blindados no Brasil

Por , em 16.12.2009

carro blindado blindagem blindados grande
Blindados: Testes efetuados com carro blindado

Nas grandes cidades brasileiras, é difícil encontrar alguém que não tenha relatos sobre assaltos, furtos ou cenas violentas. Para tentar se proteger da violência das armas de fogo, a classe média brasileira começa a confiar cada vez mais na blindagem de veículos. Estima-se que, atualmente, de 350 a 500 carros são blindados todo mês no Brasil, além das concessionárias que já oferecem o carro blindado pronta entrega. A Associação Brasileira de Blindagem (Abrablin) afirma que no primeiro semestre de 2009, 3.147 veículos foram blindados só no Brasil.

A blindagem de veículos custa de 23 a 45 mil reais, em média, e recobre toda a superfície do veículo com um material resistente a armas – placas de aço ou um material sintético semelhante ao utilizado em coletes à prova de balas. A proteção pode funcionar contra disparos de armas de calibres pequenos ou grandes, dependendo da necessidade do cliente, além da troca por vidros super-resistentes e outras peças mais fortes, como as rodas.

O processo oferece vários graus de segurança para o consumidor. O tipo mais utilizados em carros de uso doméstico protege contra assaltos, com resistência a armas de calibre baixo. Apesar de não proteger contra armas maiores, esse tipo de blindagem protege o veículo contra até cinco tiros no mesmo ponto.

carro blindado blindados
Carro blindado salva a vida de uma comerciante grávida de 7 meses

De acordo com a Abrablin, 75% dos clientes da blindagem são homens, a maioria entre 40 e 49. As mulheres entre 30 e 39 anos, por sua vez, correspondem a 33% das usuárias do sistema de segurança. De acordo com a Associação, 80% dos usuários de veículos blindados são executivos e empresários.

Nenhum carro blindado é completamente impenetrável. Ele apenas oferece um grau de proteção que permite que você escape de armas de fogo. Mesmo os carros que protegem contra tiros de fuzil, depois de muitos disparos, podem ser penetrados.

Especialistas não recomendam a blindagem de automóveis de pequeno porte ou com motor fraco, pois os materiais utilizados para a proteção aumentam significativamente o peso do veículo. Uma blindagem simples, contra assaltos e armas comuns, pode pesar até 100 quilos, enquanto a blindagem mais reforçada, contra seqüestros, pode aumentar o peso do veículo em até 150 quilos. A blindagem utilizada em carros oficiais, contra ataques terroristas e ataques de granadas, por exemplo, pode pesar cerca de 300 quilos.

Desde abril de 2009, o motorista que desejar blindar seu veículo não precisa mais apresentar Certificados de Segurança Veicular ao Detran. Entretanto, é necessário fazer um requerimento com o exército para realizar as mudanças no carro, e refazer a emissão do Certificado de Registro de Veículo (CRV) e o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) com o Detran.

Se estas alterações na documentação não forem realizadas, o proprietário do veículo pode ser multado por utilizar um automóvel com características alteradas, que é punível com cinco pontos na carteira de habilitação e uma multa de R$ 127,69. Além disso, a empresa que faz a blindagem de veículos precisa ter documentações específicas emitidas pelo Exército. [Blindar, Veja, Administradores, G1, Detran, Carro Bonito, O Globo]

Cuidados para comprar um carro blindado usado

9 comentários

  • Suellem Reis:

    Não necessariamente Lucas, as blindagens atualmente suportam todos os tipos de armas de mão. Inclusive algumas que raramente são encontradas, sem contar que hoje está muito comum e não são somente os magnatas que blindam os seus veículos, pois está com valores mais acessíveis e chegam até a ser financiadas em 48x por bancos. Quem ja passou por sufoco sabe o quanto vale a tranquilidade de andar em um veículo blindado. Quanto a burocracia, uma boa blindadora te auxiliará e você não terá problemas.

  • lucas:

    A maior partes das blindagens são para baixo calibre oq se torna inútil devido a imensa maioria dos bandido brasileiro possuem armas de guera e fuzis como aks.E para se proteger disso é necessario umas blindagem pesada q apenas um magnata poderia pagar.
    Sem comentar a burocracia e impostos…
    Irreal.

  • Steel blindagens:

    Dicas Steel Blindagens:

    Para ter um carro blindado, por onde devo começar?
    Se sua ideia é adquirir um automóvel zero-quilômetro para mandar blindar, é preciso escolher a blindadora com muito cuidado e essa deve ser associada a (Abrablin) e ou também a (ABNT). Uma vez com indicações nas mãos, pesquise a documentação específica do estabelecimento – se ele tem certificações no exército, alvarás, vistorias da Polícia civil e o levante o CNPJ também. Deve atentar-se para quais tipos de materiais são utilizados na blindagem, se eles são testados e aprovados pelo exército e se os fornecedores fabricantes estão autorizados para tanto, Observando as comprovações com (RETEX e TR) dos mesmos.

    Apenas com todas as formalidades cumpridas à risca você poderá, ao final do processo, obter o certificado de registro e fazer seguro do seu veículo. Se no momento em que você pedir algum desses documentos e o vendedor começar com um “veja bem…”, é um mau sinal.

    Uma vez verificada a documentação, vale a pena visitar as blindadoras pré-selecionadas. Mas não se contente e nem se impressione com o showroom. Exija uma visita à oficina (Fábrica). Peças espalhadas pelo chão e funcionários de bermuda, calça jeans ou chinelos são um péssimo sinal, mas também não se impressione com oficinas (Fábricas) faraônicas, pois muita gente compra gato por lebre e fica feliz, achando que fez o melhor negócio do mundo.

    Posso visitar a oficina para saber como meu carro está sendo blindado?
    Não só pode, como deve. Transparência faz parte do processo. Converse com o responsável, questione sobre a procedência e a marca dos materiais empregados (painéis balísticos, vidros, aço, etc…). Ao fechar o negócio, peça para incluir em contrato as especificações desses materiais e as marcas, também a permissão de visitas periódicas para ver a montagem do veículo verificando assim, se os materiais especificados, estão realmente sendo aplicados.

    Quanto pesa uma blindagem? É verdade que faz muita diferença no desempenho do carro?
    Uma blindagem pesa em média 200 kg, mas para ter certeza do peso, peça sempre às especificações técnicas dos materiais aplicados e suas quantidades, com isso você terá a certeza do peso. Dependendo da motorização do veículo, o peso excessivo faz muita diferença no consumo e desgaste das partes mecânicas, gerando um índice maior de manutenção.

    Dos vários níveis de blindagem que existe, qual é o recomendado para mim?
    O nível mais utilizado no mercado é o nível 3A. É o que suporta em geral todos os disparos efetuados por armas de mão – ou seja, dificilmente será necessário mais do que isso em uma situação normal de violência urbana. Há outros níveis menores, mas a relação custo-benefício não compensa. O nível 2A, por exemplo, até oferece uma segurança satisfatória, mas a diferença de preço é muito pequena e o veículo perde muito mais depois, no valor de revenda. Esse nível mais baixo é arriscado em caso de ataque intensivo, com tiros muito próximos um do outro. A economia que se faz não vale o risco.

    Qual é a garantia que as blindadoras geralmente dão à blindagem e aos vidros?
    A garantia padrão é de três anos. Em alguns casos, como o da Steel Blindagens, essa garantia pode ser estendida por até 05 (cinco) anos. No momento em que o carro é entregue, o cliente recebe da blindadora toda a documentação legal, além de um manual, que é uma espécie de livreto de garantia que traz desde informações técnicas da blindagem até instruções para a utilização do veículo blindado.

    No que consiste a blindagem de um veículo?
    Resumidamente, em proteger o automóvel nas grandes extensões opacas, transparentes e cuidar para que haja intersecções nesses espaços, com proteção de “overlaps” que garantam que nenhum disparo vá atingir os ocupantes do habitáculo.

    Na parte opaca, a proteção é feita por painéis balísticos (que tem como nomes comerciais Kevlar ou Twaron), que devem ser os totalmente vulcanizados com neoprene, a prova d’agua. Nas transparentes os vidros, que por sua vez é um composto de polímeros, policarbonato e vidros, que variam de espessuras, de acordo com seus níveis de proteção, enquanto os “overlaps” são de aço de 3,0mm.

    Fala-se muito em “overlaps” como sendo apenas no espaço entre portas e carroceria, mas é muito mais do que isso. Ele se refere a qualquer sobreposição, qualquer emenda, seja nos vidros das portas, nos fixos, no teto ou mesmo por dentro, entre as proteções dos painéis balísticos.

    O aço que é aplicado deve também ser de uma especificação técnica e balística, como o 304L de 3,0mm que tem uma alta concentração de CrNi, proporcionando uma maior elasticidade e proteção juntamente com o aço balístico sueco, o Domex Protect 500 e que devem ser aplicados somente com buchas de “Rivkle”. (buchas especiais antioxidantes), fixadas no gabarito com rosca interna para fixação de parafusos de aço sem deixá-los em contato com a lataria, evitando assim, o espanamento precoce das fixações.

    A blindagem padrão sempre deve incluir no pacote sirene e cinta de rodas?
    São itens que se tornaram padrão na blindagem. Mas você pode optar por não ter esses itens, caso prefira.

    Quanto tempo demora um processo de blindagem?
    De 25 a 35 dias úteis. Caso queira ver seu automóvel sendo blindado, o ideal é visitar a blindadora exatamente na metade do processo, mais ou menos em 15 dias úteis.

    Como identifico uma blindagem bem-feita?
    Para começar, não deixe para examiná-la ao final do processo. O que não faltam no mercado são casos em que o acabamento é perfeito, mas com utilização de materiais de blindagem que deixam muito a desejar. Bons acabamentos podem camuflar blindagens ruins.

    Pode parecer estranho ver seu carro todo desmontado. Mas vai valer à pena e lhe proporcionará maior segurança, saber como a blindadora aplica os materiais balísticos.

    Um automóvel blindado fica mais, ou menos seguro em caso de colisão?
    Em tese, fica mais seguro. Mas não existem testes conclusivos para validar essa hipótese. A segurança maior é proporcionada pela preservação das regiões de deformação do veículo (o que uma boa blindagem mantém) e pelo reforço no cockpit.

    Que cuidados devo ter para conservar a blindagem, em especial os vidros?
    O tempo não costuma comprometer a blindagem em sua área opaca, desde que os painéis balísticos sejam totalmente vulcanizados e a prova d’agua. Mas, no caso dos vidros, é preciso tomar cuidado em relação à conservação. Eles não devem ser limpos por dentro com derivados de petróleo, pois esse tipo de material pode estragá-los.

    Podem ocorrer ainda trincas nos vidros, causadas por alguns fatores: impacto (de uma pedra, por exemplo), bater a porta para o fechamento, com os vidros abaixados, choque térmico (levar a um lava – rápido um veículo exposto muito tempo ao sol) e torção na carroceria (é preciso ter cuidado com lombadas e valetas). Com o tempo, o vidro também delamina (aparecem bolhas de ar esbranquiçadas). Se isso começar a ocorrer, vale levar à blindadora para verificar se não houve perda de eficácia na blindagem.

    É melhor blindar um carro novo, ou já adquirir um veículo usado blindado?
    A resposta depende da condição econômica. Se você estiver se apertando demais para adquirir um blindado okm, deve pesquisar no mercado de seminovos, pois há excelentes opções, com relação ao custo-benefício e bastante interessantes. Essa situação só é complicada, quando optar por um veículo usado, pois você não terá a possibilidade de escolher os materiais aplicados e ter que acabar confiando no vendedor e para isso, antes da compra você deverá solicitar ao vendedor primeiro que a documentação do veículo já esteja totalmente regularizada, conforme as leis vigentes e segundo, que seja realizado um laudo técnico da blindagem que já existe no veículo, por uma empresa especializada e só assim você saberá se estará realmente protegido.

    Procure comprar um modelo com câmbio automático, que não traz o risco de o carro morrer em uma fuga. Os vidros elétricos têm de ser testados cuidadosamente, pois como os vidros são mais pesados, eles podem ter parado de funcionar. Veja nas películas dos vidros, se tem algum descascado, manchas ou bolhas. Trincas não podem passar de um centímetro e as travas devem funcionar perfeitamente.
    A suspensão de um carro blindado sempre sofre mais que a de um carro normal, pois a blindagem chega a pesar 230 quilos. Veja se tanto os amortecedores e molas quanto o sistema de freios estão bem. Uma pessoa que anda de carro blindado quer os vidros fechados o tempo todo. Então o ar-condicionado também tem de estar funcionando corretamente.

    Dê preferência para os carros blindados que tenham aros metálicos dentro dos pneus, para poder rodar bastante mesmo com eles furados. Veja se o carro tem uma tira de aço que fica no vão entre a porta e o batente ou nos quadros das portas. Essa tira é chamada de” overlap ou frame”, muito importante na proteção balística.

    Como o carro é todo desmontado para a blindagem, pode haver peças de acabamento soltas. Um test-drive pode denunciar ruídos de peças mal colocadas. Confira se as borrachas de vedação estão perfeitas, para evitar futuras infiltrações.

    Como devo proceder com a documentação do veículo blindado?
    Entenda os documentos obrigatórios das blindadoras: Não basta que a empresa blindadora tenha o CR (Certificado de Registro) no Exército, sem o qual a blindadora não pode atuar no segmento. A empresa precisa ter Alvará da Polícia civil o D.P.C. e uma autorização específica para cada veículo a ser blindado. Esse requerimento deve ser feito em formulário próprio e enviado à Região Militar (R.M.) em que a blindadora está registrada. Esse procedimento visa evitar que carros blindados sejam utilizados por pessoas não idôneas.

    Para blindar um carro, é necessário apresentar RG, CPF, comprovante de residência, CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo), certidões negativas criminais da Justiça Federal, Estadual e Militar dos últimos cinco anos, e Atestado de Antecedentes Criminais, emitido pela Polícia Civil do Estado. Se o carro for de empresa, também será preciso apresentar CNPJ e Certidão de Antecedentes dos distribuidores da Justiça Federal, Estadual e Militar de cada um dos sócios administradores ou gerentes, das Comarcas onde tenham sido domiciliados nos últimos cinco anos.

    A Região Militar autoriza a blindagem do veículo e faz seu cadastramento no sistema de controle do Exército. A DFPC (Diretoria de Fiscalização de Produtos Controlados) então repassa os dados cadastrais ao Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), em Brasília, que faz o registro junto aos órgãos estaduais de trânsito. Uma cópia do Termo de Responsabilidade da blindadora, com requerimento do proprietário, mais cópias da autorização de blindagem e do certificado de licenciamento, serão enviadas à Região Militar, que emitirá uma autorização com todos os dados do veículo e proprietário e depois, com a legislação de transito o documento do veículo, deverá ser vistoriado pelo INMETRO e a sua documentação retificada, constando no corpo do documento do veículo a observação de veículo blindado e isso serve para os veículos Usados e OKM.

  • Carros blindados no Brasil | Emtec Blindagem:

    […] Fonte: HypeScience […]

  • Italo:

    Meu sonho é ter um carro blindado, com EXCEÇÃO dessa burocracia apontada pelo artigo.

  • jeds:

    Ok, é muito bom ter um carro blindado, mas irá fazer um mal danado para o seu bolso .

  • ERASMO:

    EU ACHO MELHOR NÃO COMPRAR UM CARRO. POIS A BUROCRACIA QUE VOU TER QUE ENFRENTAR, E OS IMPOSTOS QUE O GOVERNO VAI ME COBRAR, SÃO TALVEZ EQUIVALENTE A MESMA QUANTIDADE QUE O LADRÃO ALMEIJA ME TIRAR. COM ESSESSÃO DE UMA COISA: O GOVERNO NOS TOMA ANTES DA GENTE COMEÇAR À DESFRUTAR, E O LADRÃO DURANTE O DESFRUTE.

    ErasmoFreire

  • reginaldo Ribeiro:

    muito bom..nao tenho palavras ! muito bommmmmmmmm legal mesmo..

  • Rafael:

    Bom…eu gosto muito do trabalho de vocês,esse trabalho é simplismente ótimo.
    Esse site é uma maravilha…eu sendo um especialista em tal matéria que vocês passam pra esse site,digo que é uma total arte…

Deixe seu comentário!