Como a TV pode te matar

Por , em 9.02.2010

Se você adora passar horas em frente à telinha, uma equipe de cientistas australianos tem péssimas notícias: de acordo com um novo estudo, cada hora passada em frente à TV pode aumentar em até 18% os riscos de doenças cardiovasculares. A pesquisa foi realizada com base em análises de estilo de vida de 8800 adultos, e descobriu também que cada hora diária assistindo à televisão aumenta em 11% o risco de morte pos várias causas, além de 9% mais chances de morrer de câncer.

De acordo com David Dunstan, que participou do estudo, isso acontece porque o corpo humano evoluiu de modo que precisa se movimentar, e não ficar parado por longos períodos. Por isso, ficar sentado em frente à TV ou a uma tela de computador atrapalha a sua saúde. “O que acontece é que muitas das atividades diárias normais que eram feitas em pé e em movimento hoje viraram atividades que são feitas com as pessoas sentadas”, explica o pesquisador. Por este motivo, o gasto de energia das pessoas também decresce: “Para muitas pessoas, o dia-a-dia consiste em mudar de uma cadeira para outra, do carro para o escritório para a frente da televisão”, diz.

» Você realmente pode morrer de tédio

A pesquisa foi realizada com 3846 homens e 9454 mulheres com mais de 25 anos, que foram separados em grupos de pessoas que assistem a menos de duas horas diariamente, aqueles que vêem entre duas e quatro horas de TV e os que passam mais de quatro horas em frente ao televisor. Todo o grupo foi acompanhado por mais de seis anos, e os participantes com histórico prévio de doenças cardiovasculares foram desconsiderados.

Durante o tempo do estudo, 284 pessoas morreram – 125 de câncer e 87 devido a doenças cardíacas. De acordo com Dunstan, a associação entre o tempo passado em frente ao televisor e a quantidade de mortes por doenças cardiovasculares é significativa, mesmo ao se considerar fatores de risco comuns para estes problemas e outras características do estilo de vida dos participantes. [WebMD]

13 comentários

  • kid redman:

    Não é nenhuma novidade. Sedentarismo faz mal. Sempre fez. O corpo tem que se movimentar. Nem precisa academia, não !
    É só caminhar, ou pedalar um pouco… vai jogar uma pelada ou fazer um surfe. Lugar perto, deixe o carro ou a moto na garagem e vá andando. Suba escadas se o andar for baixo.
    E se alimente bem, claro. Muita fruta, salada, legumes… comida colorida no prato. Nada de enlatados ou muito refrigerante. Álcool e cigarros passe longe – e pronto: vc tá legal !
    Vai longe assim (se passar de 21 de dezembro, claro ;)rsrs)

  • Doer Doa a quem:

    Acho que na verdade, ficar sentado demais é o que mata. Sobre o câncer, as tvs não são mais com tecnologia de raios catódicos, isso faz muita diferença.

  • samuel:

    Meu DEUS acho que eu vou morrer.kk ja tava desconfiando as TVs de casa devem estar tramando o meu assassinato kkk

  • Amanda:

    “Muita tv pode matar você”…ainda bem q eu só tenho uma…vai q eu compro outra, aí elas se unem decidem me matar, né?

  • Juarez:

    Chiii!Acho melhor eu levantar!

  • Cintia:

    Então quer dizer q ficar 5h na escola, sentada, assistindo aulas aumenta em 55% suas chances de morrer.. assim como, pesquisar para um trabalho em frente ao computador, trabalhar etc etc etc…
    Gente, nada disso mata! Mesmo porque, morreremos um dia.
    O que mata é nhão dosar tudo isso.
    Claro que temos que trabalhar, estudar, entre outros.. mas podemos também ter uma boa alimentação, praticar um exercício físico (mesmo que seja pouco) pelo menos duas vezes por semana, ter um momento de lazer (que inclui assistir tv, ficar no computador a sair com a família ou com amigos)…
    Tudo isso pode ser feito.
    Há pessoas que odeiam ficar na escola por 5 ou 6 horas seguidas, mas ficam esse tempo em frente a tv ou computador… não morrerão por isso!

  • rodrigues:

    eu nao vou morrer, nao assisto tv, brincadeira aparte, faz centido, tem gente almoça e janta emfrente a tv. engorda que nem porco

  • Tatiana:

    MEU DEUS, vou morrer! x(

    oO

  • Campos:

    O mesmo é válido para quem passa todo o tempo em frente a um computador, numa mesa de um escritório, numa cadeira de rodas, etc.
    A falta de exercícios é que causa os problemas do coração. Se for assim, só os atletas tem vida longa, entretanto não conheço nenhum que tenha vivido tanto.
    É necessário mais estudos.Talvez alguma doença façam que eles procurem ver televisão o tempo todo.

  • Paulo:

    É mesmo, vovó dizia que ela morria de rir, da “Dercy Gonçalvez”, e da “Praça é Nossa”, “Mary Tailler Moor”, dos “Trê Patetas”…, era louca pela revista “Seleções”..que dizia em um de seus artigos que “Rir é o melhor remédio”… hoje infelizmente ela assiste a Dercy ao vivo.

  • Jeffeson.JeATS:

    E se a pessoa morrer de morte morrida, o que acontece?

  • Bruno FV:

    Denommus,

    Até o câncer [/humornegro]

  • Denommus:

    Tudo mata.

Deixe seu comentário!