Um vulcão ativo que também solta raios

Por , em 10.02.2010

Por que uma erupção vulcânica pode criar raios? Esta foto, do Vulão Sakurijama, no Japão, foi tirada no mês passado (aqui para baixá-la alta resolução [2,1 mb]). Nela você pode ver bolas de magma tão quentes que fazem com que as pedras do chão sejam jogadas para longe. No entanto, você pode reparar que há alguns raios na foto. Abaixo aparece a foto inteira.

Porque os relâmpagos acontecem nas tempestades normais ainda é um fato que não foi bem explicado. Sabe-se que eles ajudam a resfriar áreas de cargas elétricas opostas.

Uma hipótese para o espetáculo do Sakurijama é que as bolhas de magma ou as cinzas do vulcão possuem cargas elétricas e, com o movimento, conseguem criar áreas separadas de cargas elétricas opostas – a condição para a criação dos arcos voltáicos.

Outra hipótese é que os raios aparecem por causa das colisões na poeira vulcânica que induzem a eletricidade.

Curiosidade: raios caem em algum lugar da Terra em média 40 vezes por segundo. [APOD]

raio vulcânico

17 comentários

  • Fidelis Rabelo:

    Uma das forças da natureza mais belas, porém de grande poder destruidor.

  • ilton:

    escrevi muita coisa Q nao foi postada rsrsr, entao me perdoem, mas eu falo D eletrons Q em uniao formam uma fonte D eletricidade, entao nuvens ou qualquer outra coisa Q sirva D carona até o solo, irá permitir a tal descraga Q formam os raios.
    xau

  • ilton:

    nao detenho conhecimentos cientificos, mas curiosamente cheguei a entender, Q 1 raio nada + é do Q ceder eletrons a 1 carente do mesmo, entao é simples entender porque sao produzidos raios em vulcoes em erupçao.
    o ar sempre está carregado D cargas eletricas, mas estao separados 1 do outro, é preciso haver umidade, ou algo para Q eles possam C grudar e assim C unirem, agora para haver esta descaraga é preciso a aproximaçao com o solo, e a humidade assim como a materia dos vucoes sobem, mas irao descer, só Q com elas estao agora grudados os eletros.

  • Gabriel:

    Muito loka ewsa foto

  • Junior Souza:

    Eh realmentee, muito interessantee, talvez seja consequência
    do homem também não eeh ? Essaa belaa paisageem!

  • Tatiana:

    lol

    Embora destruidora, linda!

  • vulcao da terra do nunca:

    eu sou menina.irado cara muito legal tomara que aconteça comigo.essa reportagem~´e um fake?

  • tamires:

    muito massa esse vulcão!

  • Marli Chapinotti Fonseca:

    Agradeço por terem me enviado algo tão maravilhoso,
    diante das mesmas, podemos sentir a grandeza do criador

  • Ranes Nasser:

    A força da natureza e a magnitude das leis da física, o quanto nos faz admirar e refletir.

  • Ruben Zevallos Jr.:

    Muito interessante!!!

  • António Toscano:

    Que legal, eu nunca visto esse foto.
    Hypescience funcionou de mandar os mails para meu e-mail, valeu!

  • mario casprechem:

    quero comentar que ha formaçoes de descargas eletricas em varias situaçoes algumas produzindo raios inclusive ha ate raios com o ceu azul dependendo da umidade atmosferica, ventos etc…
    sao as famosas estaticas que ocorrem em veiculos plasticos que grudam um no outro ou os pelos do braço que colam no tubo de tv, o truque da caneta que esfregado no cabelo que atrai papeis sao coisas da mesma natureza é energica acumulada facil de ser obtida com capacitores velhos de aparelhos eletronicos (aquelas peças em formato cilindrico com duas pontas) se carrega elas com varias pilhas ou um dispositivo de uma camera velha de flash ligando os polos esses capacitores em serie produzem os raios tambem é produzido fazendo se girar uma bola de enxofre e tocando com uma haste de borracha na outra ponta saem os raios tudo o que é nao metal ou semi metal ao ser girado (FRICCIONADO) a alta velocidade produz estatica ou raios mesmos que podem serem armazenados numa garafa de leiden que pode ser papel aluminio enrolado em papel molhado diluido com acido com uma ponta positiva e outra negativa bons para matar ratos rsrssrrs raios podem se feitos tambem fazendo a energia de corrente continua (PILHAS OU BATERIAS) passar por bobinas (MOTORES E SIMILARES QUE TENHAM UMA BOBINA DE FIO DE COBRE) quanto mais fio na bobina mais quente é o raio que muda da cor azul esverdeado a violeta (principio dos aceleradores de particulas) mais quente mais barulho e menos perigoso(sempre banquei o cientista e estas tem sido as minhas observaçoes)uma certa vez vi uma pessoa ligar uma tv usando apenas um limao ligado a uns fios se alguem souber como se faz isso agradeceria se postasse aqui.Agradeço a todos

  • Rosangela:

    Simplesmente fabuloso. A imagem é espetacular. Mas também morro de medo de raios.

  • tainá rodrigues:

    eu nunca entendi direto os raios, mas morro de medo deles

  • Tiago Santana:

    Preciso dizer que, apesar de destruidora, é linda (pelo menos nessa imagem :P).

  • Deep:

    Uma das forças mais brutas da natureza!

Deixe seu comentário!