Sete usos surpreendentes para o petróleo

Por , em 28.02.2010

O petróleo é mais, muito mais do que a matéria prima dos combustíveis de automóveis. Na realidade dependemos pesadamente dos compostos provenientes do petróleo, que se transformam nos mais variados produtos de consumo.

Confira essa lista com sete usos surpreendentes da substância:

7. Batom
batom

Por muitos anos os cosméticos foram feitos apenas de produtos naturais mas, hoje, um dos principais ingredientes de maquiagens é o petróleo. Ele é a matéria-prima de componentes como o propileno glicol e os corantes. O petróleo é o responsável pela fixação e pelas cores vibrantes das maquiagens atuais.

6. Painéis solares
batom

A energia solar é limpa e faz com que as pessoas não usem mais combustíveis fósseis, certo? Nem tanto. Os painéis utilizados para capturar a luz solar são feitos de resina e plástico – produtos baseados em petróleo. As indústrias que produzem esses painéis estão pesquisando bioresinas para substituir os plásticos.

5. Poliéster
batom

Para muitas donas de casa, roupas que não ficam amassadas e não precisam ser passadas são de grande ajuda. Mas isso só acontece por causa do petróleo. A substância é usada para formar fibras de tecido em sua camisa sintética. A parte boa é que o poliéster pode ser reciclado. A parte ruim é que ele está bem fora de moda.

4. Chiclete
batom

Do que você pensava que ele era feito? Se você gosta da duração e da textura de sua goma de mascar então agradeça ao petróleo. As primeiras gomas de mascar derivavam de um látex conhecido como “chicle”, mas as atuais são feitas de polímeros – por isso os chicletes demoram para se decompor quando você os cospe na rua. Eles não são biodegradáveis.

3. Giz de cera
batom

Eles não são realmente feitos de cera. Grande choque, certo? Pelo menos não de cera natural. Eles são formados de parafina, a mesma substância que os surfistas usam em suas pranchas e que produtores de maçãs passam nas frutas para dar brilho a elas. Até mesmo o brilho do chocolate que você come por der do petróleo.

2. Aspirina
batom

Sua companheira pós-ressaca também é feita de petróleo. Pessoas as tomam para curar dores de cabeça, febre e para se prevenir de ataques cardíacos e derrames – e o remédio se mostrou ser um dos mais confiáveis. O famoso ácido acetisalícílico é um produto natural, mas outros componentes da aspirina, como o benzeno, é derivado do petróleo.

1. Meia-calça
batom

Elas possuem nylon lembra? Milhões de mulheres as usam todos os dias e mal sabem que estão se vestindo com petróleo. O nylon é um termo-plástico desenvolvido em 1935 por um químico chamado Wallace Carothers. Hoje o nylon está presente até nos paraquedas. [Live Science]

19 comentários

  • Lucas Alves:

    Engraçado mesmo é ver que até seu corpo come petróleo, não sabia, mas comer petróleo eu imaginava que seria algo prejudicial pra saúde!

  • Douglas Cardoso:

    A sacarina, ingrediente primordial de adoçantes artificiais como Assugrin, Zerocal, etc… É DERIVADA DE PETRÓLEO!!!

  • Victória:

    Agora tenho mais um motivo pra dizer pros meus colegas pararem de comer tanto chiclete,alem do fato(não sei se vocês sabem)de que usam uma gordura da pata do boi no preparo.
    Pra quem não sabe a pasta de dente também vem do petróleo,não se não tiver estinto de espuma não usem pasta(muita gente tentou isso)!

  • Gabriel.¿:

    o engraçado e que é tudo bem inútil.. alguem ai vai morrer sem chiclete? –‘ esse capitalismo selvagem acaba com tudo….

    • Gabriel.¿:

      nem tudo do artigo é inutil alias*

    • merda:

      e isso ai

  • feio:

    POLUIÇÃO.

  • Ex-pressão do Cidadão:

    Acredito que para um futuro bem próximo utilizaremos mais o pe-
    tróleo como combustivel em forma de pastilhas liberando gazes *
    e diminuindo peso na aviação, nos automóveis e em outros seto-_
    res da economia. . .

  • louka:

    nossa nao sabia que o batom era feito de petroleo que massa

  • louka:

    o site me ajudou muito abraços

  • Luan Faustino:

    Em reposta a Manuel Bravo….

    Você leu sobre a teoria inorgânica do petróleo. A comunidade cientifica não aceita essa toeria por não ter um embassamento cientifico comprovado. A origem do petróleo é proveniente de material orgânico sim, ou seja, restos de pequenos organimos que viviam a milhões de anos atrás.

  • Diego Willrich:

    Manuel, uma referência de onde você leu isso seria de boa ajuda (mas se foi um powerpoint que você recebeu por e-mail nem perca o tempo de nos informar – risos)

  • Ruben Zevallos Jr.:

    Com a quebra pelo craqueamento ou quimica o produto final pode ser utilizado para criar diversos polímeros…

    • Mauricio:

      A teoria inorgânica da origem do petróleo existe, há muitos que a defendem, mas os ambientalistas e os fatalistas não gostam muito dela, de minha parte respeito a opinião dos outros, contudo acho as coisas não são tão simples como os que defendem a teoria orgânica ou os que defendem a teoria inorgânica!

  • Manuel Bravo:

    Falando em petróleo, acabei de lêr um artigo que diz que o petróleo é abiótico e não fóssil, e que ele é produzido pelo magma da terra e
    que a sua produção não tem fim e que é eterna. Será verdade?
    Alguém me ajuda a desvendar se é mentira ou verdade? Um abraço.

  • Anonimo:

    Eu nao sei tem msm o benzeno, mais nao tomo aspirina pra nada, tem boatos que ele ate pode causar impotencia sexual, a cura pra tudo é sua alimentaçao, isso siim e verdade e o melhor remedio para sua dor de cabeça é a agua, fassa o teste se estiver com dor de cabeça beba bastante agua se puder ate dormir é otimo….

  • eduardo:

    Dizem q o biscoito fandangos tb é feito de petróleo… será verdade? qnd eu era criança agente usava muito pra fazer bucha de balão… e funcionava… kkkkkkkkkkk

  • Italo:

    Junior, eu pensei exatamente na toxidade do benzeno enquanto lia a materia

  • Junior:

    A aspirina não contém benzeno. O benzeno é utilizado na fabricação mas teoricamente não pode ser encontrado no produto final por ser tóxico.

Deixe seu comentário!