Stress muda conceito de ‘atraente’ para os homens

Por , em 21.03.2010

Parece que não é só a cerveja que faz com que os homens achem mulheres diferentes atraentes. Quando estão estressados os homens não preferem mulheres que lembrem eles mesmos (como normalmente fazem), mas escolhem moças mais exóticas.

Cientistas alemães fizeram com que um grupo de homens olhassem algumas fotos de mulheres nuas. Depois as fotos foram modificadas pelo computador para que as moças ficassem parecidas com eles – é importante notar que nenhum dos caras notou que a foto foi modificada por computador.

» As leis da atração sexual

Antes de analisar as fotos, os voluntários colocaram as mãos em um balde de água congelante ou em uma vasilha com água morna. A água fria deveria deixá-los estressados.

Quando olharam para as fotos novamente, homens que haviam colocado as mãos na água morna consideraram as moças modificadas pelo computador para se parecerem com eles mais atraentes. Já aqueles que estavam “estressados” pela água fria, preferiram as moças “originais”, diferentes deles.

Humanos, de ambos os sexos, normalmente preferem pares parecidos com eles mesmos – confiamos mais no que nos é familiar. No entanto, essa pesquisa sugere que o stress pode alterar sua percepção de beleza. De acordo com os cientistas isso acontece por causa da evolução. Quando os tempos estão difíceis não é geneticamente vantajoso que os homens se reproduzam com alguém muito parecido, já que isso não provoca variedade genética e mudanças em seus filhos.

» Os segredos da atração entre os sexos

Filhos de pais com carga genética bem diferente podem ter mais vantagens – como um sistema imunológico mais eficiente, já que a informação genética viria de fontes distintas, as duas seriam combinadas. [LiveScience]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

5 comentários

  • Guilherme:

    Só uma coisa que eu não entendi… se eles nao notaram que as fotos foram modificadas por computador, como é que eles puderam escolher entre “antes e depois”?

  • Jorge:

    Os cientistas mandam colocar as mãos em um balde de água fria porque o tempo que os voluntários têm pra participar de pesquisas é muito restrito. Acreditem se quiserem, a gente acha muito bonito todas essas descobertas científicas e tal, mas dificilmente alguém se elege para participar de pesquisas. E quando participa, é com tempo extremamente restrito – ainda existe o pensamento de que pesquisa científica é algo inútil.
    Outra coisa, especificamente sobre baldes de água fria: água com temperatura inferior a 15 graus Celsius ativa receptores de dor na pele atingida. Acima dessa temperatura, os receptores de frio são ativados, desativando paulatinamente os receptores de dor.
    Já passei por isso, colocar a mão dentro de água estupidamente gelada, em uma aula prática de fisiologia. Acreditem em mim, não é nada agradável. Claro, quando a pessoa passa por um estresse anterior a este (tipo pegar um ônibus lotado às seis da manhã pra chegar à faculdade às oito, todo suado, com fome, ainda com sono e vindo em pé), a sensação dolorosa é maior – mas isto é uma interferência ambiental. Em uma experimentação real, essas interferências têm que ser controladas – daí a água fria.

  • Alexandre:

    @Alienigena
    É… você ganhou… Ficar até mais tarde na sexta por algo inútil é mais estressante que o balde de água fria na cabeça… rsrs

  • Alienigena:

    E desde quando colocar a mão na agua gelada estressa alguem? Queria ver esse teste sendo feito em uma sexta às 18h depois do chefe falar que o cara teria que ficar até as 21h para fazer um serviço totalmente inutil e que poderia esperar até a semana seguinte.

    Ai sim poderia ser algo mais real.

  • Alexandre:

    Mão num balde de água “congelante”? O.o
    Eu mereço mesmo… Não podiam pegar algo mais “real” como fazer o mesmo teste com o sujeito no domingo com a família e amigos e depois em plena quinta feira à tarde com mil coisas a resolver?
    Só cientista mesmo pra querer estressar alguém com um balde de água fria… Ainda se virassem o balde de água fria na cabeça do cara quando ele menos esperasse (isso me estressaria… hehehe).

Deixe seu comentário!