Ícone do site HypeScience

5 descobertas científicas falsas, anunciadas no dia 1º de Abril

Confira algumas das “mentiras científicas” mais famosas dos últimos dias primeiro de abril e tome cuidado para não cair em mais nenhuma lorota do gênero:

1. Alinhamentos auspiciosos

Em abril de 1976 um radialista na BBC anunciou que um alinhamento estranho entre Júpiter e Plutão aconteceria – o alinhamento, supostamente, alteraria a gravidade na Terra e se você pulasse no momento certo, conseguiria flutuar por alguns segundos. O pior é que na hora anunciada, 9:48, ouvintes da BBC ligaram para a rádio relatando suas experiências no ar.

2. Pinguins voadores

Outra da BBC, que mostrou um documentário no qual pinguins voam!

3. Twitter telepático

Em 1999, uma publicação sobre informática muito respeitada, a Red Herring Magazine, publicou um artigo sobre uma maneira de você publicar mensagens de 240 caracteres telepaticamente! Yuri Maldini seria um gênio da computação que criou essa forma de comunicação durante a Guerra do Golfo – ele responderia e-mails usando apenas sua mente.

4. Dragões

A revista Nature, em 1998, publicou um estudo da Universidade do Sul do Norte da Dakota (como você pode imaginar, essa Universidade nem existe) que descrevia a descoberta de uma espécie chamada Smaugia volans – um “dinossauro como o T. Rex que voava”. O esqueleto do bicho também mostrava sinais de exposição ao fogo, o que sugeria que ele poderia ser um dragão. Obviamente, era uma farsa.

5. O bígon

Em 1996 a Discover Magazine divulgou a descoberta do bígon, uma partícula fundamental que seria responsável por vários fenômenos misteriosos, como raios esféricos, suflês que afundam e combustão humana – tudo por sua existência durar milisegundos. Outra balela.

Sair da versão mobile