5 fatos estranhos sobre Plutão

Por , em 28.08.2011

Plutão está tão longe da Terra que é difícil conseguir qualquer tipo de informação precisa sobre o planeta anão. Mas ele finalmente será menos misterioso dentro de alguns anos, já que a sonda New Horizons da NASA deve fazer um voo rasante sobre o planeta em julho de 2015. Será a primeira vez em que uma sonda visita o mundo distante.

Enquanto a visita a Plutão não acontece, conheça cinco fatos estranhos sobre o ex-nono planeta de nosso sistema solar:

1 – Para nós, Plutão já foi um gigante

Quando Plutão foi descoberto, em 1930, inicialmente se acreditava que o planeta era maior do que Mercúrio, e possivelmente maior do que a Terra. Agora os astrônomos sabem que ele tem 2,352 mil quilômetros de diâmetro – menos de 20% do tamanho do nosso planeta, com apenas 0,2% da massa da Terra. Um pequeno erro de cálculo, não?

2 – Um planeta fora da linha

Plutão tem uma órbita extremamente elíptica, que não está no mesmo plano das órbitas dos oito planetas oficias. Em média, o planeta anão dá a volta em volto do sol a uma distância de 5,87 bilhões de quilômetros, completando um circuito em 248 anos.

O estranho caminho vai fazer com que, em alguns anos, a órbita de Plutão se sobreponha a de Netuno. Isso traz Plutão mais perto da Terra do que Netuno, o oitavo planeta do sistema solar. Mas não se preocupe, os dois planetas não vão colidir.

3 – Planeta congelado

Plutão é um dos lugares mais frios no sistema solar, principalmente por estar tão longe do sol. As temperaturas da superfície oscilam em torno de -225° C. Os cientistas acreditam que o planeta anão é composto por 70% de rocha e 30% de gelo. A superfície é coberta predominantemente com nitrogênio congelado.

Quando Plutão for visto de perto, poderemos descobrir se existe um gigante oceano subterrâneo e pistas que expliquem a geologia ou a química da superfície gelada.

4 – Plutão tem filhotes

Plutão tem quatro luas conhecidas: Caronte, Nix, Hydra e um minúsculo satélite recém-descoberto chamado de P4 – por enquanto ao menos, já que seu nome oficial pode acabar sendo Cérbero. Enquanto Nix, Hydra e P4 são relativamente pequenos, Caronte tem cerca de metade do tamanho de Plutão.

Por causa do tamanho de Caronte, alguns astrônomos tratam Plutão e Caronte como um planeta anão duplo, ou um sistema binário – os dois corpos sempre apresentam a mesma face um para o outro à medida que orbitam um centro comum de massa localizado em algum lugar entre eles.

5 – Ar aparente

Apesar de ser menor do que a lua da Terra, o planeta anão conseguiu segurar uma fina atmosfera – composta principalmente de monóxido de nitrogênio, metano e carbono – que se estende a 3 mil quilômetros para o espaço. [Space]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votos, média: 4,50 de 5)

12 comentários

  • Michael Russo:

    vai ser muito interessante estudar plutao estou ancioso para a sonda chegar la

  • Lenon Lima:

    Cara… com esse calor…Partiu#Plutão#

  • Ramon De Souza Vieira:

    Plutão está sendo subestimado, acredito que como o erro de seu tamanho, o ser humano está errando sobre suas pobres características… espero que quando for estudado mais a fundo e com sondas ao seu redor ele surpreenda a todos!

  • Chico Lobo:

    Plutão sequer é um planeta, para mim é mais um corpo como milhões de outros que orbitam o Sol naquela faixa. No entanto, astrólogos se esforçam em justificar nele “funções” astrológicas… Será que isso ocorre por sua popularidade? Porque os mesmos astrólogos de plantão não dão atribuições astrológicas também a outros corpos (até mais significativos que marte) que orbitam essa região do sistema solar???

  • Erica dantas da silva:

    Sou fascinada pelo sistema solar gosto de ler e ouvir tudo sobre ele .Ha e se qiiserem me levar para o passeio de 2015 to aceitando .Então to esperando o convite ta certo

  • bruno bardog:

    os dois primeiros brigando por falar se Deus existe ou não é brincadeira né, eu sou católico, mas fico na minha….por isto este planeta só vive em GUERRA

  • Prego Mestre:

    Mais uma prova de que deus não existe.. imagine fazer um monte de planetas rochosos desabitados e todos altamente mortais.

    • Ryann K.:

      Na minha opinião o tal “criador” pode ter criado vários tipos de vida. É uma completa idiotice não pensar em possibilidades de vida que não sejam baseadas em monóxido de carbono.

      O criador não precisa ser exatamente como descrito na bíblia, até porque a bíblia é escrita por Seres-Humanos da antiguidade, errantes, ignorantes.. A própria biblia foi totalmente montada, rasurada, manipulada de acordo com os interesses dos romanos.

      O livro de apocalipse por exemplo é o que deixa muito dos religiosos paranóicos com o “diabo”, “satan”, “anti-cristo”, “besta”, “666” (Que está errado na bíblia. Segundo a Nasa é 616.). Na verdade este livro é de autoria de apenas “joão”. Mal se sabe de que João é, apenas presumem que seja de São João mas na verdade não sabem quem é o tal João.

      Resumindo: Quando falamos em criador, não estamos citando o Deus da bílbia.

    • cassioassuncao:

      Na boa sou fascinado por ciência, mais se analisarmos um pouquinho as coisas, é até burrice não acreditar em Deus.Ora se pensarmos no Big Bang como sendo o ” inicio” de tudo kkkk e aqui mesmo já foi publicado um artigo da foto mais importante já tirada do espaço que se eu não me engano está a uma distância de mais de 13 bilhões de anos luz, então se os telescópios evoluírem e forem além disso iremos ver o momento do Big Bang??? Na minha opinião nãoooo não iremos ver porque ele não existiu.. afinal o que era antes do big bang?? como um monte de matéria se comprimiu a ponto de explodir e se espalhar?? de onde veio essa matéria?? de outro big bang?? então isso nos levará a uma dizima???? kkkkk quando me responderem essas perguntas com argumentos lógicos eu acreditarei no big bang,mas como eu sei que não haverá fico por aqui com minha opinião… Deus existe, e quanto mais inteligente for a pessoa mais ela deveria acreditar nisso.

  • Roberto Samuel Macaringue:

    Mais uma vez constato que Deus é realmente um Criador sem igual. O pobre homem com a sua ciência tenta com muita dor e sacrifício entender a criação divina. Fazer ciência é isto!

  • Marcos- DF:

    Olá a todos !
    Puxa, conseguir manter uma atmosfera é realmente um feito !
    Abraços

  • Willams:

    Se quiserem me convidar para esse passeio na sonda New Horizons da NASA, tô aceitando …kkkkkkkkkkkkkkkkkk

Deixe seu comentário!