Ícone do site HypeScience

5 tecnologias que poderiam ajudar o Papai Noel

Antigamente, a gente se contentava com a história de que milhares de duendes trabalham o ano todo fazendo brinquedos que, no fim do ano, o Papai Noel e seu trenó com as renas voadoras entregam para todas as crianças – boas – do mundo. Infelizmente, hoje em dia, com tanta tecnologia a disposição, é difícil engolir a lenda de que o bom velhinho consiga realizar tamanha façanha apenas com um bando de empregados mágicos. É por isso que vamos ajudá-lo: confira uma lista de 5 tecnologias que vão tornar a vida do Papai Noel mais fácil neste natal.

1) GPS e navegação local

É fácil se perder quando se visita milhões de lares em uma única noite. Naturalmente, o GPS vai se certificar de que o Papai Noel está no caminho certo. Ainda assim, se ele se perder, principalmente dentro de casas maiores ou prédios cheios de apartamentos, somente o GPS não vai ajudar. Por isso, sugerimos o novo sistema de radar incorporado em sapatos, atualmente em desenvolvimento em uma universidade americana. Quando o GPS do Papai Noel parar de funcionar, uma unidade de medida inercial no interior de sua bota avisará o quanto ele já andou desde o último sinal de GPS. Erros podem ocorrer – por vezes, ele assume que você está em movimento quando você está parado -, portanto o Papai Noel também tem que ter um radar minúsculo adicionado ao salto de sua bota. O radar vai monitorar a distância entre o calcanhar e o solo, para não acontecer esse erro comum. Com esses sapatos elegantes, o velhinho pode seguir em frente e retomar sua caridade.

2) Realidade aumentada

Na véspera de Natal, o Papai Noel está inundado de informações: quem tem sido bom ou mau, que brinquedos cada criança merece, etc. Óculos de realidade aumentada podem ajudá-lo. O problema é que eles podem embaçar com as mudanças de temperatura nos diferentes lugares do mundo. No trenó, ele se sairia muito melhor com um sistema de projeção nos moldes de um pára-brisa, que também funciona com a tecnologia de realidade aumentada. Caso uma estrada pela qual o Papai Noel tem que passar esteja nebulosa, o painel de instrumentos avisa. Voar ao redor do mundo em um trenó puxado por renas, no entanto, exige uma configuração um pouco mais avançada de dados. As informações críticas – velocidade, direção, destino, obstáculos – seriam exibidas à direita no pára-brisa do trenó, e poderiam alertar o sistema de possíveis colisões com edifícios altos ou aviões, guiando o Papai Noel a uma aterrissagem segura em uma nevasca, por exemplo.

3) Vigilância anual ecológica

É difícil para o Papai Noel monitorar o comportamento das crianças durante o ano todo, porque ele é um velhinho a favor do meio ambiente que não pode gastar tanto combustível. Com uma nave movida a energia solar, no entanto, o Papai Noel poderia manter o controle sobre as crianças durante todo o ano. A Boeing anunciou recentemente um veículo aéreo não tripulado movido a energia solar projetado para voar por pelo menos cinco anos de uma vez. Ele absorveria a energia solar durante o dia, a guardaria em células de combustível e, em seguida, queimaria essa energia durante a noite para permanecer voando.

4) Uniforme personalizado

Claro, a roupa vermelha do Papai Noel é bonita, mas funcional? Dificilmente. Ele poderia usar óculos de visão noturna e sensores térmicos considerados para futuros capacetes militares. A maioria das chaminés leva a salas escuras, e o velhinho pode acidentalmente se machucar enquanto procura o interruptor de luz. Com óculos de visão noturna, ele poderia trabalhar no escuro. O sensor térmico iria avisá-lo se alguém estiver à espreita. Como ele tem que viajar através do espaço inter-dimensional, provavelmente iria se beneficiar de uma roupa mais flexível. Neste caso, ele deve considerar a ideia dos designers de trajes espaciais Nikolay Moiseev e Ted Southern. A dupla lançou recentemente um traje espacial que dá muito mais flexibilidade as mãos dos astronautas. Destreza é essencial para o Papai Noel: ele precisa ser capaz de embrulhar os presentes de última hora enquanto viaja pelo espaço.

5) Direção automática

Parece ridículo que o Papai Noel ainda tenha que conduzir o seu trenó depois que o Google anunciou este ano que seus engenheiros fizeram um enorme progresso com carros robóticos que dirigem sozinhos. Os carros monitorariam o tráfego rodoviário usando câmeras de vídeo, radares e sensores, que agiriam como os “olhos” do motorista. Se o Papai Noel adotasse essa tecnologia, poderia ser muito mais produtivo, relaxando em intervalos e dando as suas renas um descanso.n[LifesLittleMysteries]

Sair da versão mobile