7 previsões para a indústria de jogos

Por , em 9.01.2011

A indústria de jogos fez grandes avanços em 2010. Algumas novidades foram lançadas, produtos ficaram famosos, as vendas estouraram e tendências foram reveladas. Com base nesse cenário, e em notícias publicadas recentemente, aqui vai uma lista de “chutes”: o que deve estar nas prateleiras em 2011. Não se esqueça de dar seus próprios palpites nos comentários!

1) Jogos para celulares e outros dispositivos portáteis

Mobilidade é tudo: jogos para smartphones e dispositivos portáteis continuarão crescendo em 2011. Uma plataforma da Microsoft, como o “Windows Phone 7”, poderá fermentar a concorrência com o “Apple App Store”. Talvez não seja páreo no início, mas o que acontecerá a longo prazo, não é previsível.

2) Jogos de movimento

Hardware de jogos de movimento (como o Nintendo Wii) continuarão a voar das prateleiras esse ano, mas talvez os títulos não serão capazes de manter-se.

3) Jogos baseados em browser

Os desenvolvedores do HTML5 farão grandes progressos em 2011, continuando a subir para uma dominação eventual do jogo baseado em browser. Claro, Flash e Silverlight ainda terão um lugar no universo de jogos online, mas o HTML5 continuará seu ataque, especialmente nos portáteis.

4) Nintendo Wii Full HD

Mesmo que a Nintendo enfatize a qualidade de sua experiência de jogo sobre a qualidade técnica dos seus elementos gráficos, uma plataforma de jogos HD da empresa já deveria ter sido lançada. Um sucessor do Wii ainda não está em questão, no entanto. A empresa disse que só vai anunciar um novo console quando esgotar as ideias para o hardware atual e não puder fornecer aos usuários mais surpresas significativas com esta tecnologia. Na opinião de algumas pessoas, a única surpresa é que os jogos do principal console da Nintendo ainda está em execução com vídeo de definição padrão.

5) “Gears of War 3”

“Gears of War 3” será lançado, porém, não mais no início do ano (apesar de haver uma versão beta disponível em abril), mas apenas em setembro. De qualquer forma, o jogo deve ser o mais esperado de 2011, e os proprietários de “Xbox 360” devem enlouquecer com a expectativa. A franquia Gears of War é tão valiosa que suas vendas estão praticamente garantidas para quebrar todos os recordes esse ano.

6) Videogame da Apple

A Apple deve fazer uma entrada no mercado de consoles. A empresa quase monopolizou o mercado de jogos de mão com suas plataformas iPhone, iPod touch e IPAD, etc. Por que não apostar sua posição dominante em uma plataforma de jogos de videogame? Não deve ser nada difícil para a Apple.

7) “Angry Birds”

O game “Angry Birds”, da produtora Rovio, virou absoluto sucesso no iPhone e nos smartphones com sistema Android. Também foi parar no console PlayStation 3 e o portátil PSP. O título já foi baixado mais de 20 milhões de vezes. O jogo já teve atualizações sazonais, no Halloween e no Natal. Devemos esperar mais atualizações para o jogo, já que seus fãs não mostram sinais de que vão enjoar do entretenimento logo. [Mashable]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

17 comentários

  • LucasKl:

    Top 5 jogos de todos os tempos:
    1- Runescape
    2- Call of Duty
    3- God of war
    4- FIFA
    5- GTA

  • Lucas:

    sei não, sei não, nun sei no q tem demais nesses smartphones, são todos iguais, e enjoam rápidamente. O iphone por exemplo, é só como ter um pc touch portátiel e celular ao mesmo tempo. Nun vai fazer diferença nenhuma comprar um celularzinho e um notebook de promoção e comprar internet sem fio. Depois q o cara ganha o iphone ele nun vai mecher mais. Tsc Tsc Tsc, propagandas fazem parecer muito mais legal, que nem a propaganda do JATIVOCA aki em joinville, é uma maravilha na propaganda da internet, mas pra chegar lá é um saco, e quando chega é só mato, uma casa caindo aos pedaços, e lá tem pesque-pague, masvc teria coragem de comer peixes dakele lago, q nojo!

  • othons:

    também lista Nindendo 3ds..

    3DS Super Street Fighter IV 3D Edition

    http://www.youtube.com/watch?v=RPuYwxudQ8A&feature=related

    a boca ir cair…

  • renata:

    não entendo muito de jogos mais sei que estão criando um jogos na qual nos criamos o jogo e os participantes. É mais como um mundo que a gente que faz. isso sim vai explodir na midia

  • claudemir da silva:

    é interesante mais vamos fazer mais jogos criativos e educadores

  • Rodolpho:

    O futuro dos jogos em browser não está no Flash, nem no Silverlight, está no Unity. Quem já jogou algo desenvolvido em Unity sabe o gap imenso dele pro Flash/Silverlight.

  • nelio sergio:

    Que futuro eh este? Milhões para esta anti cultura e os remédios para doenças crônicas,,,

  • ayres sallada:

    não gostei.. falta mais informação…

    1) Alem da apple e microsoft, o android ta firme e forte tb. a microsoft vai ganhar com a LIVE embutida…

    2) Wii já acabou em 2010.. agora a palavra KINECT será o sistema de movimento da vez, será a nova palavra de inovação, que vai bombar nas vendas.

    3) O Flash tem grande poder com o Zynga e continuará sua saga, celulares da apple perderão com isso..

    4) Eu já disse.. Wii já acabou em 2010, não terá nenhuma versão em HD… A Nintendo tá apostando tudo no 3DS em 2010.

    5) Gears of War 3 e Uncharted 3 serão dois jogassos.. Mass Effect 3 vai fechar o ano com chave de ouro.

    6) Sem chance.. não vai entrar nesse mercado vermelho não, não tem patente de nada. o Kinect já está com a microsoft.

    7) Angry Birds é um minigame, nada demais, a zynga ainda tá na frente..

  • Gabriel:

    pq eles nao pensao em re-criar jogos em 3D para celulares symbian?!

  • Professor do sec. XXI:

    Acredito que essas previsões estejam corretas!!!
    Pensando em como as culturas de massa movem o mundo e fascinam as pessoas, provavelmente esses “brinquedos” poderão (se já não podem) ensinar e disseminar o conhecimento de uma forma muito mais atrativa, dinâmica e menos retrograda, não é mesmo professor?
    Mas concordo que os jovens deveriam fumar e beber menos! 🙂

  • Professor:

    Escola que é bom, nada.
    Pelo andar da carruagem teremos um futuro muito sombrio, pois o negócio para os jovens de hoje é só internet, jogos, alcool e drogas.

  • eduardo:

    Esqueceu do Assassin’s Creed: Brotherhood que será lançado para PC… o melhor game de todos os tempos… na minha opinião…..

  • Felipe A:

    A Nintendo já confirmou que não havéra um Nintendo Wii Full HD! Att,

  • Toneto:

    Estranho não terem comentado sobre o kinect da microsoft.
    O Wii com certeza está em decadência.

  • Vianei:

    É muito bom saber que a cada dia que passa no mundo do entretenimento existem cada vez mais adeptos!

    Tanto aqueles que jogam, quanto aqueles que montam os jogos e criam cada vez mais opções para joga-los!

    É incrível o ponto até onde já chegamos!!!

  • Gray:

    Videogame da Apple? Se a empresa seguir sua filosofia, o controle só terá, no máximo, 1 botão e um joystick. Igual a um controle de Atari. 😛

  • phelipe:

    muito bom o futuro nos reserva grandes surpresas no mundo da tecnologia moderna nao a limite.
    epero que a possivel criaçao do Wii 2 faça tanto sucesso quanto o wii 1 o chato do wii é ainda nao haver a versao HD mas a diversao que ele proporciona tanto para crianças e jovens quanto para adultos. espero que o mundo dos games continue assim.

Deixe seu comentário!