Com uma hora de terapia, você pode se livrar da sua insônia

Por , em 6.06.2015
White male caucasian young adult on bed with head on pillow with eyes wide open staring off into space at the camera. Afraid of the dark.

Um novo estudo da Universidade de Northumbria (Reino Unido) descobriu que uma simples sessão de terapia de uma hora ajuda a curar 73% das pessoas que sofrem de insônia aguda.

Esse é o primeiro estudo que tentou tratar a insônia na fase aguda, antes que se torne crônica. Depois de três meses, a maioria dos participantes já havia voltado a um padrão normal de sono.

Pessoas com insônia relatam problemas consistentes com a qualidade, duração ou continuidade de seus padrões de sono. Elas podem ter dificuldade para adormecer, para voltar a dormir ou podem acordar muito cedo, o que por sua vez pode levar a problemas com atenção, concentração, humor e memória.

O método

O estudo foi conduzido por Jason Ellis, professor de ciência do sono do Departamento de Psicologia da Universidade de Northumbria.

Quarenta adultos que relataram ter insônia por menos de três meses e que não estavam tomando medicação para ajudar a dormir participaram da pesquisa. Nenhum tinha recebido anteriormente terapia cognitivo-comportamental.

Os participantes foram divididos em dois grupos, cada um com nove homens e onze mulheres. Todos utilizaram diários de sono para registrar a qualidade e duração de seu sono durante sete dias antes do tratamento, bem como completaram o Índice de Gravidade de Insônia que mede a natureza, gravidade e impacto da condição.

A diferença foi que um dos grupos também recebeu uma sessão de uma hora de terapia cognitivo-comportamental, conduzida por Ellis, bem como um panfleto de autoajuda para ler em casa.

Resultados

Houve uma diferença significativa entre o grupo que recebeu terapia cognitivo-comportamental e o grupo de controle. Dentro de um mês, 60% dos participantes com terapia relataram melhora na qualidade do sono. Dentro de três meses, essa percentagem aumentou para 73%.

Enquanto isso, apenas 15% daqueles no grupo de controle, que não receberam a sessão de uma hora, relataram melhora no sono. Ao ver os resultados, 70% das pessoas no grupo de controle pediram para receber o mesmo tratamento.

Milagres em uma hora

A sessão de terapia cobriu coisas como educação do sono e as diferenças individuais na necessidade de sono em diferentes momentos da vida. Ellis, em seguida, introduziu o princípio da restrição de sono, que incentiva o indivíduo a ir para a cama somente durante o tempo necessário para dormir. Usando seus diários de sono, os indivíduos então receberam um horário para ir para a cama e um horário para levantar.

O panfleto continha uma mensagem “3D” com três ações para o indivíduo reconhecer e agir de acordo com os sintomas de insônia: “detectar – como registrar seu diário do sono”; “desligar” – como controlar estímulos que poderiam levar a um sono interrompido e “distrair” – instruções sobre como usar o controle cognitivo para distrair sua mente.

“Insônia crônica é um problema de saúde considerável que atrapalha tanto o indivíduo quanto a economia da sociedade, e tem sido associado com o desenvolvimento ou agravamento de um número de condições físicas e psiquiátricas. Qualquer coisa que a impeça de ir para a fase crônica será um benefício real”, explica Ellis. [ScienceDaily]

Deixe seu comentário!