8 animais que absolutamente não sentem prazer no sexo

Por , em 21.03.2016

Sim, seres humanos adoram fazer sexo por lazer, mas a função primária desse ato é, como todos sabemos, a reprodução.

Sendo assim, prazer é a última coisa que várias espécies de animais sentem. Para eles, o sexo não precisa ser divertido para cumprir o seu propósito biológico. Por exemplo:

Caruncho-do-feijão

animais que fazem sexo doloroso violento 1
O pênis desses besouros é cravejado de pontas afiadas, como a imagem acima mostra. De acordo com um estudo publicado em 2007 na revista Proceedings of the National Academy of Sciences, mesmo um único episódio de acasalamento com esta “genitália nociva” deixa os sistemas reprodutivos das fêmeas visivelmente machucados e com cicatrizes.

Rato-marsupial-australiano

animais que fazem sexo doloroso violento 2
Freddy Mercury já cantou “Amor demais vai te matar”. Para esse marsupial, a letra é literalmente verdadeira. Durante sua temporada anual de acasalamento, os machos copulam com várias parceiras uma após a outra, por até 14 horas sem parar. Depois de dias e dias dessa maratona de sexo, os machos desenvolvem feridas, perdem seus pelos e até mesmo ficam cegos. Eventualmente, uma disparada de hormônios do estresse acaba com seus sistemas imunitários, e seus corpos cedem completamente. De todas as possibilidades, morte por sexo demais parece uma boa, não?

Aranha

animais que fazem sexo doloroso violento 3
As aranhas da família Araneidae são canibais sexuais – as fêmeas frequentemente comem os machos durante o sexo. Sendo assim, eles desenvolveram uma estratégia incomum para salvar-se de suas companheiras famintas. Depois que penetram na fêmea, eles “soltam” sua genitália – estruturas chamadas “palpos” – e fogem o mais rápido possível. O palpo continua a liberar esperma até a fêmea conseguir retirá-lo, o que pode levar até sete horas. Vida difícil a desses senhores aranhas – ou morrem ou ficam sem sua masculinidade.

Caracol

animais que fazem sexo doloroso violento 4
Caracóis terrestres hermafroditas têm órgãos sexuais masculinos e femininos. Uma vez que selecionam um parceiro, eles flexionam um saco muscular dentro de seus corpos e ejetam uma estrutura que parece um dardo na cabeça do outro caracol. Esse dardo oferece uma espécie de muco que prepara o caracol para receber um pacote de esperma. Algumas espécies espetar seus companheiros com esse “dardo” mais de 3.000 vezes em média. Na foto, um animal que foi atingido na cabeça por uma dessas flechas do amor.

Lesma-do-mar

animais que fazem sexo doloroso violento 5
Lesmas-do-mar são hermafroditas simultâneas, o que significa que têm ambos os órgãos reprodutivos masculino e feminino e usam os dois durante o sexo. Aliás, a genitália desses animais é absurda: um pênis duplo cuida da entrega do esperma, e um pênis tipo “seringa” penetra o corpo do parceiro e injeta fluidos da próstata. Na base, esse órgão maluco é cercado de um punhado de grandes ganchos com 20 a 30 espinhos que ajudam a ancorar a lesma firmemente dentro de seu pretendente. Ou seja, a genitália desse bicho que parece inofensivo é praticamente um canivete suíço.

Gato

animais que fazem sexo doloroso violento 6
Se você já ouviu os gritos de um casal de gatos fazendo “amor” no telhado, suspeita que o sexo é um pouco desconfortável para felinos. Os machos têm um pênis cercado de dezenas de espinhos rígidos que machucam as paredes da vagina da fêmea, mas que estão associados com o estímulo da ovulação, de acordo com um estudo publicado na revista The Anatomical Record.

Percevejo

animais que fazem sexo doloroso violento 7
Em 1913, percevejos do sexo masculino foram observados pela primeira vez usando seu pênis tipo agulha para perfurar os exoesqueletos das fêmeas sempre que podiam durante o sexo. O esperma é depositado dentro da ferida, onde se desloca através de fluido corporal até os ovários. Os cientistas reconhecem essa como uma estratégia bem sucedida para os machos, garantindo que seu esperma não seja armazenado ou rejeitado por uma companheira, embora tenha um custo significativo para as fêmeas.

Pato