Ícone do site HypeScience

8 bandidos muito espertos

Sempre há uma notícia no jornal que é de cair o queixo. Mais do que nas manchetes, na vida real os bandidos se aperfeiçoam tanto nas táticas de roubo que ficam mais famosos do que personagens fictícios. Se você busca inspiração para um romance policial pitoresco, dê uma olhada nesta lista de falcatruas criativas e eficientes:

1. Victor Lustig: o criminoso que conseguiu “vender” a Torre Eiffel. Duas vezes!

Em 1925, um vigarista chamado Victor Lustig leu um artigo de jornal sobre o debate em torno dos custos da manutenção dos 36 anos da torre Eiffel. Logo viu as possibilidades por trás deste artigo, desenvolvendo um sistema notável.

Lustig falsificou uma papelaria do governo e convidou seis comerciantes de sucata para uma reunião confidencial em um dos hotéis mais prestigiados de Paris. Lá, ele se apresentou como o vice-diretor-geral do Ministério dos Correios e Telégrafos e disse ao grupo que a manutenção da Torre Eiffel era tão escandalosa que a cidade não poderia mantê-la por mais tempo, e queria vendê-la para a sucata. Devido ao clamor público, o assunto devia ser mantido em segredo até que todos os detalhes fossem pensados.

A idéia não era tão bizarra em 1925 como seria hoje. A Torre Eiffel foi construída para a Exposição de Paris de 1889, e era para ter sido retirada em 1909 e realocada. Lustig levou os homens em uma limusine alugada para uma viagem de inspeção, visando descobrir qual deles era o mais ingênuo. Lustig pediu propostas a serem apresentadas no dia seguinte, mas já sabia que aceitaria a oferta de um comerciante, Andre Poisson. A esposa de Poisson suspeitou, perguntando por que tudo era tão secreto e estava sendo feito rapidamente. Para lidar com a sua suspeita, Lustig “confessou”: como ministro, ele não ganhava dinheiro suficiente para prosseguir o estilo de vida que gostava, e precisava encontrar formas de complementar sua renda. Isto significava que suas negociações exigiam certa discrição. Poisson compreendeu imediatamente: estava lidando com outro funcionário do governo corrupto, que queria um suborno. Não só Lustig recebeu as verbas para a Torre Eiffel, como também ganhou um grande suborno. Lustig e seu parceiro tomaram um trem para Viena com uma mala cheia de dinheiro. Surpreendentemente, nada aconteceu. Poisson se sentiu muito humilhado para se queixar à polícia.

Um mês depois, Lustig voltou para Paris, e no mesmo esquema tentou vender a Torre mais uma vez. Porém, a vítima escolhida foi à polícia antes de fechar o negócio. Lustig conseguiu escapar antes de ser capturado.

2. Frank Abagnale: o impostor adolescente que passou mais de 2,5 milhões de dólares em cheques falsos

Frank se tornou famoso na década de 1960 por obter a aprovação de 2,5 milhões de dólares em cheques falsificados em 26 países ao longo de cinco anos. Ele começou com apenas 17 anos.

Em seu processo, ele alegou ter assumido nada menos que oito identidades diferentes, entre elas um piloto de linha aérea, um médico, um inspetor da prisão, e um advogado. Ele escapou da custódia da polícia duas vezes (uma vez de um avião taxiando e uma vez de uma penitenciária federal nos Estados Unidos), antes de completar 21 anos. Sua história de vida virou inspiração para o filme “Catch Me If You Can” (em português, “Prenda-me se for capaz”) com Leo DiCaprio e Tom Hanks. Atualmente, Abagnale é consultor e professor no Federal Bureau of Investigation e dirige a Abagnale & Associates, uma empresa de consultoria de fraudes financeiras.

3. Anthony J. Curcio: o ladrão de banco que enganou a polícia, “contratando” iscas através de um anúncio

Um ladrão roubou um caminhão blindado de uma filial do Bank of America em Monroe, Washington, por meio de contratação de iscas para intimidar as autoridades. E ainda fugiu por um riacho que dava no Rio Skykomish através de uma tubulação interna.

O assaltante, que usava um colete amarelo, óculos de segurança, uma camisa azul e uma máscara de proteção foi até um guarda que estava supervisionando o desembarque de dinheiro do caminhão e o pulverizou com spray de pimenta, agarrou seu saco de dinheiro, e fugiu do local. O hilário foi que o ladrão tinha colocado um anúncio para trabalhadores de manutenção rodoviária, prometendo salários de U$ 28,50 por hora. Os recrutas foram convidados a esperar perto do Bank of America em torno do momento do assalto – vestindo coletes amarelos, óculos de segurança, uma máscara de proteção, e de preferência, uma camisa azul. Pelo menos uma dúzia deles apareceu.

Os policiais conseguiram encontrar Curcio, recuperando uma quantidade “significativa” do dinheiro, e detendo-o na prisão do condado de Snohomish.

4. A mulher que roubou uma casa, foi encontrada pelo proprietário, mas escapou dizendo que estava na casa errada

Um morador de Maple Avenue, nos EUA, disse à polícia que retornou para sua casa cerca de dez horas da manhã e viu que uma mulher estava em sua sala de estar. A mulher disse ao morador que entrou por engano em sua casa através da garagem pensando que era a casa de sua amiga. Em seguida, alegou que estava indo para um endereço falso, e telefonou para uma pessoa que ela disse ser sua mãe antes de sair. O morador logo descobriu que jóias e dinheiro haviam sido roubados.

5. Colton Harris-Moore: o menino de 19 anos que roubou três aviões e um iate

Harris-Moore é suspeito de incontáveis assaltos ao redor dos Estados Unidos, e também no Canadá e nas Bahamas. Uma vez que muitos dos supostos crimes de Harris-Moore foram cometidos enquanto ele estava com os pés descalços, a mídia o apelidou de “bandido descalço”. Não só existem várias músicas escritas sobre ele, como também há um grande fã-clube do garoto na Internet. Uma página no Facebook dedicada a ele tem mais de 89 mil fãs. Harris-Moore foi capturado nas Bahamas, em julho 2010.

6. O vovô de 70 anos que já roubou 11 bancos

O FBI está em busca de um homem não identificado, apelidado de “bandido velhote”. Ele tende a usar um boné de beisebol, óculos e um casaco ou paletó, e é visto ocasionalmente com oxigênio ou bengala. No último assalto, ele foi também usou luvas de látex. O velhinho é suspeito de realizar seu 11º assalto. A polícia diz que é possível que ele possa ser um homem mais jovem usando uma máscara ou maquiagem para se fazer parecer mais velho.

7. Angie Sanclemente Valencia: a modelo de lingerie que dirigia um cartel de contrabando de cocaína

Angie Sanclemente Valencia é uma modelo de lingerie da Colômbia, que na verdade é a cabeça de um grupo que carrega drogas para a Europa. Ela era casada com um traficante de drogas muito perigoso. Angie contratava apenas modelos glamorosas para o transporte de drogas da América do Sul para a Europa. Ela descreve as mulheres que trabalham para ela como anjos insuspeitos e belos. Sua rede de contrabando começou a desmoronar quando um de seus “anjos” foi capturado na Argentina transportando 55 kg de cocaína. Angie foi detida após uma caçada internacional de dois meses.

8. Bruce Reynolds: o homem que comandou um assalto a um trem sem usar armas

O episódio de 1963 ficou conhecido como “The Great Train Robbery” (o grande roubo do trem), e ocorreu na Inglaterra. Um grupo de 15 membros, liderado por Bruce Reynolds, incluindo Ronnie Biggs, Charlie Wilson, Jimmy Hussey, John Wheater, Brian Field, Jimmy White, Tommy Wisbey, Gordon Goody e Buster Edwards, roubou o equivalente a 74 milhões dólares. Embora nenhuma arma tenha sido usada no assalto, o motorista do trem, Jack Mills, foi atingido na cabeça com uma barra de ferro, causando um olho roxo e hematomas faciais. Bruce foi um dos três membros da quadrilha que nunca foram presos ou identificados. Os outros 13 foram detidos depois que a polícia descobriu as suas impressões digitais em um esconderijo. [Oddee]

Sair da versão mobile