Ícone do site HypeScience

9 plantas (e um fungo) que cheiram terrivelmente mal

Apesar do sucesso das floriculturas, devemos lembrar que o “público-alvo” das flores não são os seres humanos, e sim os animais (normalmente pássaros e insetos) que ajudam em sua polinização. Algumas espécies dependem de moscas e besouros que se alimentam de cadáveres para proliferar, e, como você verá a seguir, elas estão muito bem adaptadas para atrair esse tipo de inseto – mesmo que isso diminua drasticamente suas chances de serem usadas em um buquê de Dia dos Namorados (a menos que você queira terminar o relacionamento).

1. Rafflesia arnoldii


Essa planta parasita é normalmente encontrada nas ilhas de Bornéu (Malásia) e Sumatra (Indonésia), e sua flor (que leva meses para se desenvolver e dura apenas alguns dias) tem quase um metro de largura.

2. Asimina reticulata


Nativa da região leste da América do Norte, a A. reticulata produz frutos com gosto similar ao da banana e textura parecida com a da manga – que não são normalmente comercializados porque são difíceis de armazenar. Suas pétalas de cor característica lembram pedaços de carne crua.

3. Stapelia gigantea


Apesar de seus atributos pouco atraentes (como pelos brancos, “veias” vermelhas e odor de carne podre), essa planta africana é cultivada em várias partes do mundo.

4. Crescentia alata


Típica da América Central, essa planta tem flores aparentemente “em decomposição”. Seu fruto, que lembra uma abóbora, tem casca dura (às vezes usada para fazer artesanato) e sementes comestíveis.

5. Amorphophallus titanum


Seu nome significa “pênis deformado gigante” em grego e suas flores podem atingir 3 metros de altura. É encontrada na ilha de Sumatra e polinizada por besouros e moscas.

6. Aristolochia clematitis


Houve uma época em que a A. clematitis, encontrada na Europa, era usada como planta medicinal. Contudo, foi descoberto que suas flores são venenosas e que podem causar falha renal.

7. Lysichiton americanus


Conhecida como “western skunk cabbage” (algo como “repolho-gambá-do-oeste”), essa planta é encontrada em regiões costeiras dos Estados Unidos.

8. Phallus impudicus


Único fungo dessa lista, o P. impudicus tem um formato que muitos podem considerar “impróprio” e um cheiro de carniça e fezes que pode ser sentido a metros de distância, além de ser tóxico – mas mesmo considerando apenas suas outras propriedades, uma pessoa com bom senso nunca tentaria comer um desses.

9. Dracunculus vulgaris


Apesar do cheiro estranho de carne, essa planta originária da Grécia é usada em arranjos ornamentais na América do Norte.

10. Helicodiceros muscivorus


Encontrada em terras banhadas pelo Mar Mediterrâneo, essa estranha planta é polinizada por moscas da família Calliphoridae (que colocam ovos em cadáveres e, assim, acabam ajudando peritos a descobrir a hora da morte de uma pessoa). Além do odor característico, ela emite calor para atrair insetos.[Mental Floss]

Sair da versão mobile