A causa das ereções noturnas

Por , em 20.11.2012

Temos aulas de biologia e educação sexual na escola. Mas aposto que nenhum professor já lhe explicou por que os homens acordam com a “barraca armada” de vez em quando. Algumas pessoas acham que a ereção matinal acontece pela vontade de fazer xixi. O que é real, mas não é a única (nem a principal) razão.

As ereções involuntárias costumam acontecer entre quatro e cinco vezes durante a noite. Isso é um mecanismo de autodefesa do pênis para prevenir a fibrose dos corpos cavernosos. Em outras palavras, para evitar que o amigo lá embaixo pare de funcionar por falta de uso.

As ereções noturnas acontecem durante o período de sono mais pesado, chamado de sono REM (sigla de Rapid Eye Movement, ou Movimento Rápido dos Olhos). Nesses momentos, os nervos do sistema nervoso simpático – que normalmente inibem a ereção – são sobrepostos pelos do parassimpático, que estimulam a ereção.

Durante um sono de oito horas, o tempo total em que o pênis fica ereto é de cerca de uma hora. Isso quer dizer que, enquanto você dorme, seu amigo continua bem acordado por muito tempo. E é muito comum que você desperte bem na hora em que ele está ereto.

Essa ereção é involuntária e não pode ser evitada. Agradeça por isso, pois ela mostra que sua saúde está em dia. Quanto mais oxigenado fica o pênis, mais garantia o homem terá de ter boas ereções no futuro. Se o pênis não está “acordando” durante a noite, quer dizer que talvez seja a hora de procurar um médico.

Alimentação ruim, falta de exercícios e estresse são alguns dos fatores que podem fazer o seu amigo “dormir”. E aí é melhor procurar ajuda, antes que o cochilo resolva se prolongar. [IG/Mundo Estranho]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 5,00 de 5)

9 comentários

  • Oscar Sandambongo Sandambongo:

    A discussão deste assunto já está a caminh de um ano entre ele e a sua namorada…
    numa primeira fase quando ele foi ao medico foi diagnosticado gonorreia e depois candidiease…
    a 4 meses que o seu diagnostico deu negativo… e mesmo assim as discussoes deste assunto continua…
    Se tiver ai um especialista que possa dar uma juda neste casalzinho…faz se favor!

  • Oscar Sandambongo Sandambongo:

    oi malta! a dias conversei com alguem, e dizia que parece está com problema de ereção..!
    o certo é que a sua namorada reclama o penis dele não tem esta erecto com forme deveria…
    e todas as vezes que ela nota isso tem sido um motivo de desconforto durante o acto sexual, obrigando mesmo o seu parceiro a parar…
    o paceiro diz que do jeito que ele tem estado erecto é a forma que ele sempre ficou e não se lembra se um dia a sua ereção esteve melhor até a este momento…
    O assunto É Serio….

  • Julio Cesar:

    Bem, o artigo não foi muito explicativo, mas o nome desse fenomeno corporal é chamado de POLUÇÃO NOTURNA e é algo extremamente normal e saudavel

    • Munhoz:

      Você está enganado amigo, polução noturna se trata de ter um orgasmo involuntário durante a noite, normalmente quando se tem um sonho erótico, são coisas completamente diferentes.

    • Divyan Diya:

      Julio César, você está parcialmente certo. Realmente é algo extremamente normal e saudável, mas ereção é uma coisa e polução é outra. Polução é a ejaculação, o que nem sempre acontece durante uma ereção.

      E Munhoz, você está enganado, amigo. Orgasmo é uma coisa e ejaculação é outra. São eventos diferentes que podem, mas não necessariamente, ocorrem ao mesmo tempo.

  • Marcelo Dias:

    A foto da barraca foi muito bem pensada!!!kkk

  • Orlando Rios:

    O meu amigo sempre “acorda” lá pelas 4 horas da matina e fica animadão até as 5:00. ):

  • Marte:

    Hilária a foto de ilustração do artigo. Criativa, inteligente, bem humorada.

  • Gloria Ben:

    Li em um livro de psicologia q essas ereções em crianças e jovens, filhos de pais ignorantes no assunto é sempre motivo de castração e frustações sexuais no futuro, a criança ñ sabe porque está naquela situação, e se o pai ou a mãe ficava irritada c\ o filho por qualquer outro motivo a criança pensa q o motivo é a ereção involuntária e fica se sentindo culpada de algo q na verdade ela ñ tem culpa, um dia qundo ela tiver q usar sua sexualidade normalmente ñ vai funcionar por causa do bloqueio q criou na infancia.

Deixe seu comentário!