O vermelho é freqüentemente visto como um sinal de força e paixão, por isso não é muito difícil pensar que uma mulher vestindo rubro pode ser mais atraente para os homens. Pesquisas recentes sugerem, no entanto, que o vermelho não serve apenas para as moças.
Segundo os pesquisadores, o vermelho era normalmente considerado como uma cor sensual só para mulheres. Mas os resultados do estudo sugerem que a ligação entre o vermelho e o sexo também se aplica aos homens.
Mulheres nos Estados Unidos, na Alemanha e na China acharam os homens mais atraentes e desejáveis quando eles foram fotografados vestindo vermelho ou em moldura vermelha do que com outras cores.
Em um estudo similar, publicado em 2008, os cientistas descobriram que vermelho nas mulheres levava os homens a loucura. Então, Tiger Woods, o famoso golfista, já tem uma vantagem com as senhoras, pois aos domingos ele sempre usa uma camisa vermelha.
Seu sucesso no golfe baseado em seus trajes também pode ter alguma base científica. Outro estudo publicado em 2008 descobriu que os árbitros são tendenciosos em favor dos atletas que vestem vermelho. O estudo envolveu competidores de tae kwon do que tenderam a ganhar mais pontos do que seus concorrentes quando exibiam uniforme vermelho ao invés de azul.
Outros estudiosos também descobriram que usar vermelho está ligado a uma maior probabilidade de ganhar em uma variedade de esportes. Os cientistas examinaram esportes de luta nos Jogos Olímpicos de 2004, incluindo o boxe, tae kwon do, luta greco-romana e luta livre. Os competidores foram divididos aleatoriamente com roupas ou equipamento de proteção vermelhos ou azuis. Em 16 de 21 rodadas, os atletas vestindo vermelho venceram.
Segundo os pesquisadores, a nossa percepção do vermelho pode ter uma base evolutiva. Pesquisas passadas mostraram a correlação do vermelho com predomínio do sexo masculino e níveis de testosterona em animais.
Nos humanos, a raiva é associada com a vermelhidão da pele devido ao aumento do fluxo sanguíneo, ao passo que o medo está associado com o aumento da palidez da mesma forma em situações ameaçadoras. Como tal, os atletas podem ter uma reação subconsciente quando vêem adversários vestindo vermelho que os coloca em desvantagem.
O vermelho também pode ter um lado negativo, no entanto. Mesmo uma pitada de vermelho pode ter um péssimo impacto sobre o desempenho em testes, sugere um estudo. Quando os participantes da pesquisa estavam conscientes do “vermelho” antes de um teste ou exame importante, eles associaram a cor com erros e fracassos. Dessa forma, eles tiveram um desempenho pior no teste. [LiveScience]