Mágicos têm seus truques para fazer pessoas e coisas levitarem. No vídeo acima, não existe mágica e truques nenhum; apenas ciência.
Pesquisadores da Escola de Física e Astronomia da Universidade de Tel Aviv (Israel) desenvolveram esse impressionante experimento de levitação quântica, através de um método que utiliza duas coisas principais: supercondutividade e magnetismo.
O disco que levita no ar é formado por camadas extremamente finais de cristais de safira revestidas por um supercondutor e películas de ouro. Esses materiais são envoltos por um plástico resistente e mergulhados em nitrogênio líquido.
Até parece que o disco está preso por alguma coisa. E, de fato, ele está. O campo magnético penetra no supercondutor na forma de fluxo de tubos quânticos, que aderem no objeto seguindo sua estrutura. É como se fossem colocadas amarras invisíveis que prendem o disco.
O disco, que é supercondutor, se movimenta seguindo o fluxo estabelecido pelo magnetismo liberado pelo campo magnético. Essa atração magnética é tão forte que, no vídeo, o cientista mexe o disco e o coloca virado para baixo, mas ele continua ligado à trilha magnética.
No futuro essa técnica poderá ser usada para aprimorar os meios de transporte. E, quem sabe, até mesmo um carro voador. [Tecmundo/Youtube 1 e 2]