Ícone do site HypeScience

A internet pode acabar? Certamente os endereços IP podem

Não entre em pânico, mas estamos ficando sem endereços de internet. Não domínios – os nomes de sites que você vê no topo desta página e que sempre começam com algo tipo “http://” ou “www”; desses ainda temos bastante.

De acordo com especialistas, são as opções de protocolo de internet – ou IP (internet protocol) – que podem acabar em menos de um ano. Os endereços de IP são números atribuídos a todos os dispositivos como computadores, telefones, carros, sensores sem fio, que se conectam a internet.

De acordo com um blog, estamos ficando sem números para atribuir a todos estes eletrônicos com internet. O aumento dos dispositivos móveis conectados à internet e o crescimento anual do conteúdo gerado pelo usuário na web são grandes causadores do aumento de endereços.

Apenas 4 bilhões de endereços na internet ainda podem ser gerados no atual sistema, e os especialistas acreditam que todos serão esgotados em menos de um ano. Se nada mudar, um “mercado negro” para esses endereços de internet pode se desenvolver.

E o que podemos fazer? Mais números é um bom começo. O nosso atual sistema de atribuição de endereços IP, que se parece com uma série de quatro números com períodos entre eles, só pode lidar com 32 bits de dados.

Os pesquisadores então estão trabalhando em uma nova versão do sistema, chamada IPv6, que permitiria muito mais endereços IP, cada com 128 bits de informação.

Os investigadores têm trabalhado no IPv6 por mais de uma década, mas parece que o projeto tem sido lento. Os especialistas dizem que nós precisamos mudar para o novo sistema o quanto antes ou a internet pode parar de funcionar.

Mas não se preocupe: os pesquisadores estão otimistas de que há a internet não vai parar de funcionar por causa da falta de endereços IP. A urgência do problema pode trazer muitas soluções a ele e o novo sistema deve ficar pronto o quanto antes. [CNN]

Sair da versão mobile